Notícias

Grupo da NR-32 debate a higienização das mãos e prevenção de PAV

Medidas de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e práticas seguras de higiene das mãos para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde foram os temas centrais do segundo encontro de 2019 do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg. Coordenada pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, a reunião foi realizada no dia 15 de março, na sede do Sindhoesg, e contou com as presenças de profissionais de enfermagem dos estabelecimentos filiados.

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é definida com uma infecção pulmonar que surge após 48 horas de intubação em pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva. A PAV é a principal causa de óbito entre as infecções hospitalares, excedendo a taxa de mortalidade por infecções em cateter central, sepse grave e infecções respiratórias em pacientes não intubados.

O objetivo do debate deste tema foi esclarecer dúvidas e orientar os profissionais sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e tratamento correto. Luciene Paiva falou sobre o bundle de boas práticas, que, quando implementadas em conjuntos, resultam em redução da incidência de eventos adversos, diminuindo a densidade de incidência de PAV. As medidas incluem ações, como o correto posicionamento do paciente no leito, a avaliação diária e redução sempre que possível da sedação, profilaxia de úlcera e trombose venosa profunda e a higienização oral do paciente com antissépticos.

Higienização das mãos

Tema recorrente nas reuniões do Grupo de Estudos da NR-32, a higienização das mãos foi mais uma vez abordada e a enfermeira Luciene Paiva enfatizou a importância da correta higienização antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpo/asséptico, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções e depois de tocar o paciente e tocar superfícies próximas a ele.

O grupo reúne-se periodicamente para o debate de assuntos relacionados à segurança e à saúde do paciente e dos profissionais de saúde e a participação está aberta a representantes de todos os estabelecimentos filiados.


Assessoria de Comunicação - Sindhoesg - 28/03/2019

 

Newsletter

Casdastre-se para receber nossos informativos:

 

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

 

Telefone:(62)3093-4309

 

sindhoesg@sindhoesg.org.br

GOsites