Notícias

Palestra no Sindhoesg aborda a segurança do paciente

A“Segurança do Paciente” foi o tema  central da palestra promovida pelo Sindhoesg e ministrada pela enfermeira Nayane Falcão no dia 27 de setembro. O auditório do Sindicato ficou lotado de profissionais dos estabelecimentos filiados, todos em busca de mais informações e do aperfeiçoamento de seus conhecimentos para melhorar a qualidade da assistência e a segurança em suas unidades de saúde.


Nayane Falcão iniciou a palestra abordando um pouco da história da segurança do paciente no Brasil. Ela citou a RDC 36/2013 (clique aqui e confira), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que institui ações para a garantia da qualidade dos serviços de saúde, para a segurança do paciente e dá outras providências.

“Além das exigências da Anvisa, o cenário da saúde no Brasil vem mudando e o Estado de Goiás tem avançado nas ações voltadas para segurança do paciente nos últimos anos”, observou a palestrante, que abordou as seis metas de segurança do paciente e debateu ações que poderão compor o Plano de Segurança do Paciente das unidades de saúde.

Em um exercício prático, os profissionais tiveram a oportunidade de compartilhar ideias e experiências para estratégias de segurança do paciente. “Achei a palestra bem produtiva, me abriu a mente em relação a novas abordagens que podem ser utilizadas na melhoria da cultura de segurança pensando além das seis metas internacionais. Com certeza, usarei as dicas na condução dos trabalhos na minha unidade”, disse Islayne Oliveira Pedrosa, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Encore.

Marlos Leandro Ferreira Zomioti, gerente de Enfermagem do Hospital Otorrino de Goiânia, considerou a palestra muito esclarecedora e observou que a palestrante soube muito bem explanar os seis tópicos principais da segurança do paciente e isso agregou muito conhecimento ao grupo. Para Marlos, ela foi muito feliz ao propor que todos os alunos criassem uma situação hipotética e colocassem seus conhecimentos sobre segurança do paciente, mostrando qual seria a conduta de cada um. “Os ensinamentos aprendidos nesta palestra vão contribuir para melhorar ainda mais a cultura de segurança do paciente no Hospital Otorrino de Goiânia, orientando a equipe do corpo clínico, hospitalar e os pacientes”, disse.

Saiba mais: Confira as Seis Metas de Segurança do Paciente

•  Identificar corretamente o paciente
•  Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde
•  Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
•  Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
•  Higienizar as mãos para evitar infecções
•  Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão

 


Assessoria de Comunicação - Sindhoesg - 30/09/2019

 

Newsletter

Casdastre-se para receber nossos informativos:

 

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

 

Telefone:(62)3093-4309

 

sindhoesg@sindhoesg.org.br

GOsites