Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

SINDHOESG EM FOCO 143 (05/10/16)

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 5 Nº 143 05/10/16

 

Palestra “Acidente com material biológico: medidas pré e pós-exposição” será ministrada na sede do Sindhoesg

No dia 14 de outubro, sexta-feira, das 13h30 às 16h30, o Sindhoesg vai ministrar a palestra “Acidente com material biológico: medidas pré e pós-exposição”. Atenção: a palestra será realizada na sede do Sindicato – Alameda Botafogo, número 101, no Centro, Goiânia (GO).

O objetivo é orientar os trabalhadores da área da saúde sobre as medidas preventivas e sobre como agir em caso de acidente com material biológico. O risco biológico é uma realidade frequente no processo de trabalho dos profissionais que atuam nos serviços de saúde. Portanto, é fundamental que os trabalhadores sigam as medidas de prevenção necessárias para evitar os acidentes e também conheçam as condutas que devem ser tomadas após este tipo de exposição.

São oferecidas 70 vagas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, profissionais do setor de limpeza (serviços gerais) e empregados da saúde em geral de estabelecimentos filiados. As inscrições são gratuitas e cada estabelecimento filiado poderá inscrever até 3 trabalhadores. Leia mais.

 

Palestra aborda o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Adornos
 

Mais de 30 colaboradores de hospitais filiados participaram da palestra sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Adornos, promovida pelo Sindhoesg no dia 30 de setembro e ministrada pela professora Luciene Paiva da Silva Potenciano, enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de CCIH e coordenadora dos Grupos de Estudos da NR-32 do Sindhoesg e do Sindimagem.

A palestra, que faz parte do calendário de eventos educativos oferecidos gratuitamente pelo Sindhoesg aos estabelecimentos filiados, foi ministrada no auditório do Hospital Araújo Jorge. Entre os aspectos enfocados pela palestrante estão as normas previstas na NR-32 sobre o uso de EPIs e a proibição do uso de adornos por profissionais de saúde durante o trabalho.

Grupo de Estudos da NR-32 debate a Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde
 

Em sua reunião mensal, realizada em 16 de setembro,o Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg debateu a Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde. A discussão faz parte de um ciclo permanente de debates sobre a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.

Sob a coordenação da enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, 23 profissionais de enfermagem que integram as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de hospitais filiados ao Sindhoesg discutiram e aprofundaram seus conhecimentos sobre o tema e as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relacionadas ao assunto. A reunião  aconteceu na sede do Sindicato.

Anvisa alerta para risco de superbactérias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai divulgar um alerta sobre a confirmação da presença no Brasil de bactérias portadoras do gene mcr-1, capaz de torná-las imunes à Colistina, uma classe de antibióticos considerada como a última arma para combater bactérias multirresistentes. O comunicado de risco será encaminhado a todos os hospitais com leitos de unidade de terapia intensiva.

No documento, a Anvisa reforça a necessidade de equipes de saúde ficarem atentas para o risco, lista quais medidas são necessárias para diagnóstico e quais providências devem ser adotadas no caso de confirmação da presença de bactérias portadoras desse gene. Foram confirmados no Brasil até o momento três pacientes contaminados pela bactéria Escherichia coli, portadora da mutação – dois casos em São Paulo e um no Rio Grande do Norte. Há ainda outros três casos em análise, no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Leia mais.
 

Consulta pública sobre proibição de reuso, rotulagem e instruções de uso em produtos para saúde começa em 6 de outubro

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma consulta pública para a apresentação de comentários e sugestões do público em geral sobre os requisitos para o registro e o cadastro de produtos para saúde quanto à proibição de reuso, rotulagem e instruções de uso. Leia mais.
 

Governo adia mais uma vez entrada em vigor do eSocial
 

O Comitê Diretivo do eSocial divulgou, por meio da Resolução CD/e-Social nº 2/2016 (DOU de 31/08/2016), o novo cronograma de implantação do eSocial, o qual se dará nos seguintes prazos:

a) em 1º/01/2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00; e
b) em 1º/07/2018, para os demais empregadores e contribuintes.

Ficou estabelecida, ainda, a dispensa da prestação das informações dos eventos relativos à saúde e segurança do trabalhador (SST) nos seis primeiros meses depois das datas de início da obrigatoriedade acima mencionadas.

Até 1º/07/2017, será disponibilizado aos empregadores e contribuintes ambiente de produção restrito com vistas ao aperfeiçoamento do sistema. Leia mais.
 

Alerta Sanitário – Anvisa determina o recolhimento de medicamentos e produtos

Bromogex Injetável – A Anvisa determinou a proibição da distribuição, comercialização e uso do lote WFE 15331 do medicamento Bromogex (Bromoprida) – ampola com 50 unidades com validade até outubro de 2019, fabricado pela empresa Wasser Farma Ltda. A medida foi motivada pela presença de particulados nas ampolas do lote em questão. A Wasser Farma Ltda inforou o recolhimento do lote WFE15331 do produto Bromogex Injetável 10mg.

Sibutramina Trim Extreme – A Anvisa determinou a apreensão de todas as unidades da sibutramina Trim Extreme 90 cápsulas. O medicamento é produzido pela empresa Newton-Everett Biotech, que não possui autorização de funcionamento pela Agência, tratando-se de um caso de fabricação e comércio clandestinos.

Cateteres Ventura Biomédica – A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de 4 séries de cateteres, diferentes, fabricados pela empresa Ventura Biomédica. Além do não cumprimento das boas práticas de fabricação preestabelecidas pela Anvisa, a empresa, Ventura Biomédica, teve 4 séries de produtos reprovados em inspeções sanitárias, duas séries de produtos em desacordo com registro e outras duas sem registro.

Amoxicilina + Clavulanato de Potássio – A Anvisa determinou a interdição cautelar de todos os lotes do medicamento Amoxicilina + Clavulanato de Potássio, comprimidos 875 mg + 125 mg, fabricados pelas empresas Germed Farmacêutica LTDA, Legrand Pharma Industria Farmacêutica e pela empresa E.M.S. S/A, e o medicamento Policlavumoxil, fabricado pela Germed Farmacêutica Ltda. A medida foi motivada pelo fato dos medicamentos serem produzidos com formulações que não possuem estudos de bioequivalência, conforme é exigido pela legislação sanitária.

Destilbenol 1MG – A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso de 15 lotes do medicamento Destilbenol 1MG (dietilestilbestrol), medicamento indicado para o tratamento de câncer de próstata e câncer de mama. O medicamento foi fabricado com formulação não aprovada pela Anvisa. A empresa fabricante do medicamento, Apsen Farmacêutica, deve recolher o estoque existente no mercado.  (Fonte: Cremego)

LEGISLAÇÃO

Anvisa atualiza listas de substâncias sob controle especial

Por meio da resolução RDC ANVISA Nº 103, de 31 de agosto de 2016, que foi publicada no Diário Oficial da União de 1º de setembro de 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial (Anexo I)  da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998. Clique aqui e confira o texto da nova resolução.

 

Agência publica RDC 114

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no dia 30 de setembro, no DOU Nº 189, Seção 1, página 98, a RDC ANVISA Nº 114, de 29 de setembro de 2016,  que dispõe sobre a alteração da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 54, de 10 de dezembro de 2013, para suspensão da eficácia dos prazos de implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. Clique aqui e confira o texto completo da RDC 114.
 

Despachos do Presidente da República Nº 514, de 29 de setembro de 2016, publicado no DOU Nº 189 de 30 de setembro de 2016, Seção 1, página 10 – Encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do Senhor Willian Dib, para exercer o cargo de Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, na vaga decorrente do término do mandato do Senhor Ivo Bucaresky.

 




SINDHOESG EM FOCO
Ano 5 –  Nº 143 05/10/2016
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)
Fone (62) 3093 4309
E-mail imprensa@sindhoesg.org.br
Presidente: Dr. José Silvério Peixoto Guimarães
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP-GO

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©