CLIPPING SINDHOESG 10/08/18

10 de agosto de 2018

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES
Funcionária pública aposentada morre após passar por cirurgia plástica em Araguaína
MP denuncia que pacientes morrem esperando vagas de UTI, em Goiás
Família luta para conseguir atendimento médico para paciente com necessidades especiais
Saúde estadual descarta confirmação de casos de sarampo em Goiás
Aprovada proibição de cobrança por TV, geladeira e ar-condicionado em hospitais em Goiânia

TV ANHANGUERA/TOCANTINS
Funcionária pública aposentada morre após passar por cirurgia plástica em Araguaína
http://g1.globo.com/to/tocantins/bom-dia-tocantins/videos/t/edicoes/v/funcionaria-publica-aposentada-morre-apos-passar-por-cirurgia-plastica-em-araguaina/6935612/
………………….

TV ANHANGUERA/GOIÁS
MP denuncia que pacientes morrem esperando vagas de UTI, em Goiás
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/mp-denuncia-que-pacientes-morrem-esperando-vagas-de-uti-em-goias/6936477/
…………………
Família luta para conseguir atendimento médico para paciente com necessidades especiais
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/familia-luta-para-conseguir-atendimento-medico-para-paciente-com-necessidades-especiais/6936463/
…………………..
O HOJE
 

Saúde estadual descarta confirmação de casos de sarampo em Goiás
 

De 40 casos suspeitos, oito permanecem sob investigação pela Secretaria de Estado da Saúde, que alerta para importância da vacinação. Campanha segue até 31 de agosto.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que não foi confirmado nenhum caso de sarampo em Goiás. Até o momento, foram notificados 40 casos suspeitos. Desses, 32 foram descartados e oito permanecem sob investigação. Ao mesmo tempo, a SES-GO segue com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em todos os municípios goianos até o próximo dia 31, o “dia D” será no sábado, dia 18 de agosto. O objetivo é proteger crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias contra essas duas graves enfermidades.
Embora não haja nenhum caso confirmado em Goiás, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, alerta os pais ou responsáveis das crianças para vaciná-las em postos de saúde espalhados pelo Estado. Atualmente ocorrem dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas, com registros de casos isolados em outros Estados.
Até o momento, foram confirmados cinco mortes por sarampo no Brasil. Dessas, quatro ocorreram em Roraima (três de estrangeiros e uma de brasileiro) e uma no Amazonas (de brasileiro).
Tais surtos, de acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), estão relacionados ao que os técnicos chamam de “importação”, que é entrada acentuada de venezuelanos no Brasil. Dados repassados pelo MS indicam que até o dia 8 de agosto foram confirmados 778 casos de sarampo no Amazonas e outros 5.058 permanecem sob investigação. Em Roraima foram confirmados 281 casos da doença e 111 continuam sendo analisados. Alguns casos isolados e também relacionados à “importação” foram identificados em São Paulo (um), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (um) e Pará (2).
O MS permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. As medidas de bloqueio por meio da vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os Estados brasileiros.
………………………………..
DIÁRIO DA MANHÃ
Aprovada proibição de cobrança por TV, geladeira e ar-condicionado em hospitais em Goiânia
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (06/08)
No início desta semana foi publicado no Diário Oficial do Município uma lei que proíbe a cobrança adicional pelo uso frigobar, aparelho de TV, chuveiro elétrico e ar-condicionado em hospitais particulares durante internação em Goiânia. De acordo com o vereador autor da proposta, Anderson Sales (DC), esta era uma reclamação de vários usuários de planos de saúde, especialmente na modalidade "apartamento".
"Quando é feito o cálculo dos custos para determinação do preço do oferecimento de tais serviços, os gestores das unidades de saúde privadas já consideram tais custos e os embutem no preço cobrado do consumidor final, e por isso, tal cobrança é desleal ao paciente e a sua família, que pagam duas vezes pelo mesmo serviço", disse.
O autor da proposta ainda informa que, em casos parecidos, o consumidor pode informar a unidade de saúde sobre a lei nº 10.179/2018, e que, em caso de insistência, o usuário pode recorrer aos órgãos de proteção ao consumidor. A multa prevista para quem infringir a nova lei, segundo vereador, é de dez salários mínimos.
……………
Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação