A Auditoria Fiscal do Trabalho promove nova capacitação para equipes de saúde

A capacitação dessa semana vem de demanda importante que chega para a Auditoria Fiscal do Trabalho dos profissionais da saúde de instituições que recebem pacientes com Covid-19 com o quadro clínico agravado em razão das condições do transporte.

Entre os motivos declarados pelos profissionais de saúde de agravamento do quadro estão as condições precárias dos veículos, o transporte em veículos adaptados, a condução realizada por trabalhadores despreparados para o transporte e a remoção segura.

O agravamento do quadro clínico do paciente em razão do transporte inseguro compromete a segurança dos trabalhadores dos veículos, das instituições de saúde acolhedoras (situações reveladas: aumento da carga de estresse, riscos de contaminação aumentados em razão da falta de habilidades técnicas e condições inseguras dos veículos, necessidades de procedimentos de emergência, risco de ocupação de leitos de UTI e por mais tempo, etc).

Outros problemas: procedimentos inseguros de higienização, esterilização dos veículos, das suas superfícies, dos equipamentos de trabalho e de proteção não descartáveis utilizados, das vestimentas de trabalho dos trabalhadores. Além dos riscos ambientais provocados por procedimentos inseguros.

Data da capacitação: 20/05/21 – às 19h

Id: 87801725473

Senha: 205717

PROGRAMAÇÃO

Trabalho dos profissionais de saúde e motoristas profissionais das unidades de saúde móveis (AMBULÂNCIAS): Norma Regulamentadora (NR) 32, 17, 24, demais normas aplicáveis com ênfase no meio ambiente de trabalho, processos e organização do trabalho dos profissionais de saúde e motoristas profissionais das unidades de saúde móveis (ambulâncias); as responsabilidades dos gestores públicos e privados dos ambientes hospitalares

Tema 01: autonomia profissional dos Engenheiros Ambientais; impactos ambientais das condições de trabalho dos profissionais de saúde e trabalhadores das unidades de saúde móveis (ambulâncias)

Expositor: Daniel Régis de Oliveira Ribeiro, Engenheiro Ambiental do Hospital Estadual Geral de Goiânia – Dr. Alberto Rassi – HGG e do HEMOCENTRO Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz – HEMOGO; membro da Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT/CEE-129

Tema 02: autonomia profissional; alcance; documentação/contratos; programas de saúde e segurança; equipamentos de proteção individual; monitoramento; atuação conjunta CIPA, SESMT, NSP, SCIH, PGRSS; identificação, gerenciamento, monitoramento, redução dos riscos existentes; acidentes do trabalho; comunicação de acidentes do trabalho (CAT); investigação do acidente para mudança de processos e organização do trabalho

Expositor: Wilmar Felipe Manzi Neto, Gestor Sanitário e Ambiental, Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, MBA em Perícia/Auditoria/Gestão Ambiental, com mais de 10 anos de experiência em grandes projetos de infraestrutura/engenharia (Ferrovia, Aeroporto, Canal Adutor etc), em ambientes do trabalho hospitalar e concessão de rodovias. Atualmente, é Gerente de Sustentabilidade da Concessionária Rota do Oeste, que administra 850 km da rodovia BR163 / MT.

[Fonte: Auditoria Fiscal do Trabalho]