Ações protocoladas pelo Sindhoesg já devolveram a filiados mais de R$ 25 milhões em impostos pagos indevidamente

O Sindhoesg, no exercício de suas atribuições, busca sempre beneficiar seus filiados e sindicalizados. Neste sentido, além das negociações com os sindicatos laborais e da representatividade institucional do setor, o Sindicato ainda realiza uma série de ações e oferece serviços voltados para os estabelecimentos de saúde.

Um dos benefícios oferecidos aos filiados é fruto de uma parceria iniciada em 2006 com o escritório Castro e Dantas Advogados, o mais antigo de Goiás especializado em demandas coletivas.

Atuando em prol dos interesses dos filiados, o escritório já protocolou uma série de ações que, de forma coletiva, visam beneficiar todos aqueles estabelecimentos interessados e que fazem parte de rol de sindicalizados/filiados.

Uma dessas ações, que alcançou trânsito em julgado em 2013, possibilitou devolver aos cofres de hospitais e clínicas mais de 25 milhões de reais em impostos pagos indevidamente a título de ICMS sobre a demanda de energia elétrica.

Atualmente, há mais de 11 ações tributárias em andamento que poderão beneficiar hospitais e clínicas em todo o Estado. Veja abaixo o relatório do andamento de cada uma destas ações:

1. ICMS Demanda (Energia Elétrica)

– Trânsito em julgado: Sim – 15/04/2013

Êxito: Provável / Possível / Remoto

→ Status: Ação concluída, já é possível recuperar os valores.

2. ICMS Seletividade

Trânsito em julgado: não

Êxito: Provável / Possível / Remoto

→ Status: Sobrestado em razão do Tema 745 (a ser apreciado pelo STF)

3. ICMS TUSD e TUST

Trânsito em julgado: não

Êxito: Provável / Possível / Remoto

→ Status: Sobrestado em razão do Tema 986 (a ser apreciado pelo STJ)

4. INSS sobre Verbas Indenizatórias

4.1 – 1/3 de férias + 15 primeiros dias por doença

→ Trânsito em julgado: Aguardando

→ Status: Embargos de Declaração da União pendentes de julgamento

4.2 Aviso prévio indenizado

→ Trânsito em julgado: Sim – 19/02/2018

Êxito: Provável / Possível / Remoto

→ Status: Ação concluída, já é possível recuperar os valores.

4.3 Outras verbas indenizatórias

Trânsito em julgado:

Êxito: Provável / Possível / Remoto

Status: Embargos de Declaração da União e do sindicato pendentes de julgamento.

4.4 INSS sobre Salário-maternidade * Ação protocolada em nome de SINDHOESG e SHOCLESAN

Trânsito em julgado: aguardando

Status: Embargos de Declaração do sindicato pendentes de julgamento

5. 10% FGTS

Êxito: Provável / Possível / Remoto

Status: Apelação do sindicato pendente de julgamento

6. ISS na BC do PIS e da COFINS

Trânsito em julgado: aguardando

Êxito: Provável / Possível / Remoto

→ Status: Recurso Extraordinário da União sobrestado, tendo em vista que o Plenário do STF reconheceu a existência de repercussão geral no RE 592.616/RS.

7. ISS na base de cálculo do IRPJ e CSLL

Trânsito em julgado: Não

Êxito: Provável / Possível / Remoto

Status: Suspenso em razão de decisões proferidas pelo STJ no REsp 1767631/SC, REsp 1772634/RS e no REsp 1772470/RS.

8. Taxa de Funcionamento

Êxito: Provável / Possível / Remoto

Status: Autos conclusos para decisão.

9. Taxa de Potencial de Incêndio (para os contribuintes da taxa anual sindical 2021)

→ Êxito: Provável / Possível / Remoto

→ Status: Protocolo da inicial pendente

Caso queira participar de todas as ações do Sindicato sem se preocupar com custas processuais, recursais e mesmo sem risco de arcar com honorários sucumbenciais, entre em contato com o Sindhoesg pelo telefone (62) 3093 4309 ou pelo e-mail sindhoesg@sindhoesg.org.br e esteja sempre com suas contribuições do Sindicato em dia.

O Sindhoesg é o maior aliado dos estabelecimentos de serviços de saúde e precisa do  apoio de cada um para continuar fornecendo benefícios a todos.