Acordo garante a retomada da coleta do lixo nos hospitais de Goiânia

Hospitais comprometem-se a adquirir, em caráter emergencial, equipamentos de proteção individual para os coletores da Comurg

Um acordo firmado, no dia 15 de março, entre as entidades representativas dos hospitais privados, filantrópicos e públicos de Goiânia, a Superintendência Regional  do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) garantiu a retomada da coleta de lixo nos hospitais da capital. A coleta tinha sido suspensa dois dias antes por determinação da SRTE/GO, que alegou que os coletores não estavam usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para o recolhimento dos resíduos hospitalares, ficando expostos a riscos de contaminação.

Pelo acordo, que tem duração de seis meses e foi firmado em uma reunião no Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho em Goiás, os hospitais privados e filantrópicos comprometeram-se a adquirir, em caráter emergencial, os EPIs a serem entregues aos coletores. Os equipamentos serão repassados à Comurg até o dia 15 de abril.

A compra será dividida entre as entidades: Sindhoesg; Fehoesg; Aheg; Ahpaceg; ACCG, mantenedora do Hospital Araújo Jorge,e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Os hospitais públicos, além de colaborarem com a aquisição dos EPIs, também vão contribuir com a instalação de pontos de apoio para os coletores – a  instalação destes pontos estava sendo exigida dos hospitais privados, que alegaram não ter condições de atender essa reivindicação.

Ficou definido que um dos pontos para a rota diurna será instalado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás. O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) vai sediar um dos pontos da rota noturna, com área de vivência, refeitório, chuveiro e vestiário.

Na próxima quinta-feira, 21, representantes da SRTE/GO vão se reunir com diretores da Comurg, Organizações Sociais gestoras do HDT e do Hospital de Urgências de Goiânia, HC e Secretaria Municipal de Saúde para a definição das rotas de coleta com as áreas de vivência e os protocolos pertinentes.