ANS vai monitorar a qualidade assistencial dos prestadores de serviços de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS publicou no último dia 3, a Resolução Normativa número 275, que dispõe sobre a Instituição do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar – Qualiss. O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, explica que, segundo a agência, o Qualiss vai avaliar o desempenho assistencial dos prestadores de serviços no âmbito da saúde suplementar, através de indicadores de qualidade assistencial.

O objetivo, de acordo com a ANS, é propiciar aos usuários embasamento para a escolha do serviço, às operadoras, qualificação de suas redes assistenciais credenciadas e aos estabelecimentos assistenciais de saúde, parâmetros claros para a gestão da qualidade (benchmarking).

Diante da difícil situação em que muitos prestadores se encontram, principalmente pelos baixos valores de remuneração pagos pelas operadoras, não se está considerando a viabilidade de amplos investimentos que são necessários para a melhoria da qualidade.

As questões que ficam: os prestadores terão tempo hábil para planejar e implementar ações complexas de certificação de qualidade? As operadoras remunerarão de forma compatível com os investimentos?

Conheça na íntegra a Resolução Normativa N° 275, de 01 de novembro de 2011.