Anvisa atualiza orientações para a prevenção e controle da pandemia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou, no dia 25 de fevereiro de 2021, a Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº 04/2020, que traz orientações para serviços de saúde sobre medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Sars-COV-2).

A nota foi editada em 30 de janeiro de 2020 pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) e pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa e já passou seis atualizações, incluindo essa última.

A Anvisa ressalta que a nota técnica apresenta medidas de prevenção e controle de infecções causadas por um vírus novo e, portanto, as orientações são baseadas no que se sabe até o momento, podendo ser atualizada ao surgimento de novas evidências científicas.

De acordo com a Agência, os profissionais de saúde ou os serviços de saúde brasileiros podem determinar ações de prevenção e controle mais rigorosas que as definidas na nota técnica, a partir de uma avaliação caso a caso e de acordo com a sua realidade e recursos disponíveis.

A nota completa pode ser consultada no site do Sindhoesg.