Carta Aberta – Piso da Enfermagem: essa conta precisa fechar

A valorização dos profissionais que atuam em nossos hospitais é um dos pilares do trabalho dos associados da Ahpaceg e dos filiados do Sindhoesg, pois entendemos que quem cuida da saúde precisa ser bem cuidado.

E esse cuidado incluiu uma remuneração justa pelos serviços prestados.

Porém, enfrentamos um grande dilema neste momento com a aprovação do piso salarial dos profissionais de enfermagem.

A importância destes colaboradores nas nossas instituições é inegável, contudo a aplicação do piso aprovado põe em risco a sobrevivência dos hospitais, que seguem com sua receita inalterada, mas terão um impacto expressivo em sua folha de pessoal, chegando a superar a casa de R$ 1 milhão mensal em algumas instituições.

Não temos condições de aumentar a nossa fonte de custeio para fazer frente a esse pagamento.

Basta citar que um dos nossos maiores compradores de serviços – Unimed Goiânia – alega prejuízos que o impedem de honrar reajustes contratuais.

Com a vigência do piso, teremos o fechamento de leitos, redução de atendimentos e, inevitavelmente, demissões de colaboradores da enfermagem e de outras áreas, que também serão impactados.

A garantia da sustentabilidade dos hospitais nos exigirá a dura tarefa de escolher quem demitir.

Não estamos sendo alarmistas nem insensíveis a um sonhado direito dos profissionais de enfermagem, mas essa conta precisa fechar.

Esperamos chegar a um acordo viável para todas as partes e necessário para a sobrevivência da rede privada e a manutenção da assistência que prestamos a grande parte da população goiana.

Goiânia, 11 de julho de 2023

Haikal Helou

Presidente da Associação dos Hospitais Privados de

Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg)