CFM orienta médicos sobre a identificação de crianças desaparecidas

Alguns sinais dados por crianças durante uma consulta podem ajudar o médico a identificar casos de meninos e meninas vítimas de sequestro ou de outra forma de afastamento involuntário das famílias. Para orientar os médicos a ficarem atentos a esses casos e a contribuírem para a identificação de crianças desaparecidas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, em junho, a Recomendação CFM nº 4/2014 (clique aqui e confira).
A recomendação do CFM chama atenção para que os médicos estejam atentos às atitudes das crianças. Observar como ela se comporta com o acompanhante, se demonstra medo, choro ou aparência assustada, ou se existem marcas físicas de violência, como cortes, hematomas ou até abusos, pode ajudar na identificação de vítimas. Ao se deparar com casos suspeitos, de acordo com a recomendação, o médico deve comunicar às autoridades competentes.