Cinco médicos goianos são homenageados com a Comenda Nabyh Salum

Os médicos Anis Rassi, Ary Monteiro do Espírito Santo, Etevaldo Marçal da Silva, Geraldo Santana e Waldemar Naves do Amaral receberam ontem, 6 de novembro, a Comenda Nabyh Salum, criada pela  Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para homenagear profissionais de destaque na medicina goiana. A Comenda Nabyh Salum será entregue anualmente, sempre próximo ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

Participaram da primeira solenidade de entrega da comenda, representantes da classe médica e do setor hospitalar, como o presidente em exercício do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) e diretor da Associação Médica de Goiás (AMG), Salomão Rodrigues Filho.  Também prestigiaram o evento o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, e o presidente da AMG, José Umberto Vaz de Siqueira, dentre outros convidados.

O médico e deputado estadual Helio de Sousa, que presidiu a sessão, explicou que a honraria idealizada pela AMG representa o reconhecimento ao trabalho de profissionais que deixam a sua história na área médica em Goiás. O parlamentar disse que a escolha de Nabyh Salum para dar nome à comenda foi uma unanimidade entre todos os seus idealizadores.

“Nabyh Salum era um grande amigo de todos, um homem que veio à Terra para fazer o bem”, destacou. Helio de Sousa acrescentou ainda que Nabyh Salum foi um médico dedicado à profissão e que lutou pelo fortalecimento da categoria e pela valorização dos médicos, além de ter uma colaboração importante para a criação de entidades, como a Associação Médica de Goiás, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a Academia Goiana de Medicina, a Sociedade Goiana de Radiologia, o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás e a Unimed Goiânia.

A médica Rosana Gouveia Salum, filha de Nabyh Salum, falou em nome da família e agradeceu a iniciativa da Associação Médica de Goiás e da Assembleia Legislativa de criar a comenda, que eterniza a memória de seu pai, falecido em 30 de novembro passado, como um médico trabalhador que tinha uma verdadeira paixão pela medicina, era um visionário e muito lutou em defesa da classe médica. “Temos a certeza que Nabyh Salum está feliz por ter o nome dado a esta comenda que presta homenagem aos médicos que tanto contribuem com a medicina em Goiás”, assinalou.

O presidente da AMG, José Umberto Vaz de Siqueira, ressaltou a trajetória profissional do médico Nabyh Salum, que muito se esforçou para a criação e o fortalecimento da Associação. “O trabalho de Nabyh Salum foi fundamental para o fortalecimento do associativismo médico em nosso Estado”, comentou, ressaltando que conviveu com ele por alguns anos e pôde ver o ser humano impar ele era. José Umberto também agradeceu o empenho do deputado estadual Helio de Sousa em defender os interesses da categoria médica.

O médico Waldemar Naves do Amaral discursou em nome dos cinco médicos homenageados. “Estou feliz por estar entre os profissionais homenageados e também por receber uma comenda que leva o nome do meu amigo Nabyh Salum”, disse. Ele falou sobre as superações e conquistas do médico que dá nome à honraria e destacou a trajetória de Nabyh Salum na luta pelo fortalecimento da classe médica em Goiás. “Ele tinha um comportamento conciliador e classista, deixou sua marca na medicina e na representação médica”, acrescentou.