Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING AHPACEG 10 A 12/04/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Covid-19: pessoas já infectadas devem esperar um mês antes de se vacinarem

Caiado chama atenção para alta ocupação de jovens nas UTIs: “cuidem-se”

Goiás soma 549 casos e 19 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Governo de Goiás inicia vacinação contra gripe nesta segunda-feira (12/04)

MP denuncia secretário de Saúde e duas enfermeiras por desvio de vacina contra Covid-19 em Santa Rita do Novo Destino

Goiânia segue com vacinação contra covid-19 nesta segunda-feira (12/4)

1 a cada 3 pacientes recuperados da Covid-19 apresentam sequelas neurológicas ou psiquiátricas, diz estudo

AGÊNCIA BRASIL

Covid-19: pessoas já infectadas devem esperar um mês antes de se vacinarem

O Brasil registrou até este sábado (10/4) 13.445.006 pessoas infectadas com covid-19 desde o início da pandemia, cerca de 6% da população brasileira. No momento em que a vacinação contra a doença está sendo realizada no país, uma das dúvidas mais comuns é o que muda no caso de quem já teve a doença em relação à aplicação da vacina.

Segundo o infectologista Hemerson Luz, quem já teve a covid-19 deve esperar ao menos um mês antes de tomar a vacina contra a doença. Esse intervalo é contado a partir de 14 dias depois do diagnóstico positivo, quando foi convencionado que a pessoa se livra do vírus. Ele explica que ainda não há publicações e estudos demonstrando efeitos, mas que médicos têm adotado esse tempo mínimo para evitar potenciais efeitos adversos.

Se a pessoa estiver com a doença aguda, com febre e com sintomas da covid-19, ela não deve se vacinar. Antes disso, deve procurar um médico para receber orientações e ter um diagnóstico exato. “Se estiver com sintomas, vou esperar encerrar o meu quadro e tenho que procurar o médico para verificar o diagnóstico. Se estiver infectado, tem que aguardar até resolver o quadro e aí depois de 30 dias (se vacinar)”, explica o infectologista.

Luz lembra que a vacina pode causar efeitos adversos, em geral no local da aplicação, como inchaço, vermelhidão, febre ou indisposição. Mas essas reações não duram mais de 48 horas e podem ser tratadas com remédios como analgésicos e antitérmicos. O infectologista alerta que quem já foi infectado pode contrair a covid-19 novamente, mas o quadro deve ser brando. “A CoronaVac tem eficácia de 50% para pegar a doença, mas é 100% eficaz contra o caso grave. A Oxford/AstraZeneca é um pouco mais efetiva, a 70%, mas mesmo assim existe possibilidade de ficar doente”, disse.

Ele ressalta a importância da vacinação mesmo para quem já teve a covid-19. E acrescenta que não é preciso ter receio, pois não há chance da vacina causar doenças. Mesmo aquelas que utilizam vírus inativados não têm qualquer possibilidade de replicação do vírus no organismo. 

………………………

A REDAÇÃO

Caiado chama atenção para alta ocupação de jovens nas UTIs: “cuidem-se”

Pelo Twitter, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, demonstrou preocupação pelo grande número de jovens nas UTIs dedicadas a covid-19.
 
“Pela primeira vez desde o início da pandemia pessoas com menos de 40 anos são maioria em leitos de UTI. Pessoas saudáveis, minha gente, que precisam de ventilação mecânica mesmo sem ter comorbidade alguma”, escreveu, “precisamos do apoio de vocês. Cuidem-se!”.
 
Embora a taxa de ocupação geral na rede estadual tenha diminuído e agora esteja por volta dos 80%, isso não vale para as UTIs, que seguem com os índices de ocupação por volta de 95%.

……………….

Goiás soma 549 casos e 19 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) neste domingo (11/4) indica 549 novos casos de pessoas infectadas com o coronavírus no Estado e 19 mortes em decorrência da covid-19 registrados nas últimas 24 horas. No total, desde o início da pandemia, foram identificados 507.628 casos da doença no território goiano e 12.783 óbitos confirmados – taxa de letalidade é de 2,52%. No momento, estão em investigação 422.853 casos e 297 mortes sob suspeição. 

Principal medida de combate à covid-19, a vacinação contra a doença alcançou 611.695 pessoas em Goiás, em relação à aplicação da primeira dose. Destas, 172.388 já receberam a segunda dose de imunizante, seja Coronavac ou da AstraZeneca. De acordo com a SES-GO, o Estado recebeu 1.370.130 doses de vacinas contra a doença: 1.110.680 da Coronavac e 259.450 da AstraZeneca. 

………………..

Governo de Goiás inicia vacinação contra gripe nesta segunda-feira (12/04)

Começa nesta segunda-feira (12/4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizada simultaneamente em todo o território nacional, para proteger, em especial, os indivíduos dos grupos considerados mais suscetíveis à doença. Estima-se que no Estado há mais de 2,4 milhões de pessoas aptas a receberem o imunizante. A meta é vacinar, pelo menos, 90% desse público. 
 
Por recomendação do governo federal, a campanha será realizada em etapas, cada uma relativa a grupos prioritários diferentes. O primeiro público a ser vacinado é o de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), população indígena, e trabalhadores da saúde.
 
 Para este primeiro momento, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), já distribuiu 245,6 mil doses aos municípios goianos, quantidade suficiente para dar início à vacinação. A partir da chegada de mais vacinas do MS, que ocorre de forma gradativa, as cidades serão abastecidas.
 
Em todo o Estado serão instalados 958 postos fixos para a realização da campanha, que mobiliza cerca de 1,8 mil profissionais. A aplicação da dose é de responsabilidade das prefeituras, que devem organizar os locais e orientar a população quanto ao horário de funcionamento das salas. A vacina utilizada será a trivalente, que é segura e protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses.
 
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, reforça que “a vacinação contra a influenza permitirá prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.”
 
Para se vacinar é imprescindível a apresentação do documento pessoal e caderneta de vacinação para as pessoas que integram todos os grupos prioritários. No caso específico das mulheres que tiveram bebê recentemente, elas também deverão apresentar documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante.
 
Calendário
A segunda fase da vacinação, que tem início em 11 de maio, será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais e aos professores. Na terceira e última etapa da campanha, prevista para ocorrer a partir de 9 de junho, serão imunizados os grupos das pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes, e jovens em medidas socioeducativas.
 
Covid-19
A vacina contra a gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos. Entretanto, Flúvia Amorim explica que considerando a ausência de estudos de coadministração para a imunização contra gripe e covid-19, não se recomenda a administração simultânea dos imunizantes. “Ninguém deve tomar as duas vacinas no mesmo momento, devendo ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses da Influenza e Covid-19, independente do laboratório fabricante”, destaca a superintendente.
 
Caso a pessoa pertença aos grupos prioritários que contemplem as duas vacinas e ainda não tenha sido vacinada com nenhuma delas, o recomendado é que seja priorizada a administração da dose contra a covid-19 antes da Influenza, agendando a aplicação do imunizante contra a gripe para duas semanas depois.
 
Para quem estiver com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus, o recomendado é adiar a vacinação contra a Influenza. “As pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 em atividade não devem se vacinar contra a gripe até que se recuperem plenamente ou descartem o diagnóstico”, observa Flúvia Amorim. Nestes casos, a vacina deve ser adiada até a recuperação clínica total do paciente e por, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da data de coleta da primeira amostra de exame (RT-PCR) positivo em pessoas assintomáticas.
 
É importante ressaltar que para a vacinação segura e a redução do risco de disseminação da covid-19, os municípios foram orientados a adotarem medidas de prevenção e proteção diante do cenário epidemiológico dessa doença, com intuito de vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações nos pontos. O uso de máscaras de proteção individual é recomendado a todos que buscarem atendimento nas unidades de saúde ou forem atendidos por ocasião da vacinação.

…………………

Goiânia segue com vacinação contra covid-19 nesta segunda-feira (12/4)

Após aplicar mais de 12 mil doses da vacina Coronavac, no último sábado (10/4), Goiânia segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 em idosos e trabalhadores da saúde. Nesta segunda-feira (12/4), serão aplicados o reforço da Coronavac em pessoas a partir de 73 anos, com iniciais de A a J, além da primeira dose em profissionais da saúde com idade acima de 55 anos. O atendimento começa às 8 horas e segue até às 17 horas, em escolas municipais e dois postos de drive-thru.

Trabalhadores da saúde com idade acima de 55 anos recebem a primeira dose da vacina contra a covid-19. O grupo deve agendar seu atendimento, através do aplicativo Prefeitura 24 horas, em duas escolas municipais:Escola Municipal Santa Helena e Escola Rotary Goiânia Oeste. No ato da vacinação, o profissional deve portar documentação pessoal (CPF e RG), comprovante de endereço e de vínculo empregatício. 

Idosos a partir de 73 anos recebem o reforço da Coronavac. O atendimento para este grupo é dividido em ordem alfabética. Nesta segunda-feira (12/4), são imunizadas as pessoas com iniciais de A a J. Para eles, não é necessário agendamento e os pacientes podem dirigir-se a sete escolas municipais e dois postos de drive-thru. Para vacinar, além dos documentos pessoais e comprovante de endereço, o idoso precisa levar também o comprovante da primeira dose. Pessoas a partir de 73 anos com iniciais de K a Z serão atendidas nesta terça-feira (13/4), no mesmo esquema. 

Postos de atendimento:

Drive-thru (apenas para idosos) 

Shopping Passeio das Águas

Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.

Área I – PUC GOIÁS 

Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Pedestres (idosos e profissionais da saúde)
– com agendamento para profissionais da saúde

Escola Municipal Francisco Matias (idosos)

Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

Escola Municipal Lions Clube Bandeirante (idosos) 

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Escola Municipal Coronel José Viana (idosos)

Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

Escola Municipal Santa Helena (idosos e profissionais da saúde)

Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia

Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais (idosos)

Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros (idosos)

Endereço: Rua Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

Escola Rotary Goiânia Oeste (idosos e profissionais da saúde)

Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

………………..

PORTAL G1

MP denuncia secretário de Saúde e duas enfermeiras por desvio de vacina contra Covid-19 em Santa Rita do Novo Destino

Promotor aponta que foram imunizadas pessoas ligadas à administração municipal. Alguns deles foram identificados irregularmente como profissionais da saúde no sistema de controle da vacinação.

Por Vitor Santana

O Ministério Público denunciou o secretário de Saúde, Marcelo Gomes de Moraes, e outras duas enfermeiras por desvio em vacinas contra a Covid-19, em Santa Rita do Novo Destino, no norte de Goiás. Segundo as investigações, foram vacinadas pessoas ligadas a administração municipal, como irmão da primeira-dama e servidores da ativa e aposentado.

O G1 não conseguiu contato com as pessoas citadas. A reportagem entrou em contato por email às 9h15 com a Prefeitura de Santa Rita do Novo Destino, mas não conseguiu um retorno devido ao final de semana.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, deveriam ser imunizados na época, profissionais de saúde, idosos acamados e idosos acima de 90 anos. De acordo com o promotor Tommaso Leonardi, as enfermeiras, Isaura Vieira da Cunha e Ladyanne Araújo dos Santos Tosta, afirmavam que sobraram doses de vacina e que, com o argumento de não desperdiçar o imunizante, aplicaram em pessoas fora do grupo prioritário.

Foram aplicadas vacinas em quatro pessoas, entre 39 e 71 anos. Todas possuíam alguma ligação com a administração municipal. A denúncia, assinada pelo promotor Tommaso Leonardi, aponta que, para tentar esconder a irregularidade, foram incluídas informações falsas nos sistemas. Em duas situações, pessoas foram irregularmente classificadas como funcionários da saúde.

As pessoas que foram imunizadas de maneira irregular não foram indiciadas. O promotor considerou que eles se vacinaram a convite dos denunciados.

O secretário de Saúde e as duas enfermeiras foram denunciados por peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação. Além disso, a Justiça já tinha determinado o bloqueio de R$ 50 mil em bens dos denunciados.

…………………….

JORNAL OPÇÃO

1 a cada 3 pacientes recuperados da Covid-19 apresentam sequelas neurológicas ou psiquiátricas, diz estudo

Por Felipe Cardoso

Se o resultado do estudo for aplicado no Brasil, cerca de 10 milhões de brasileiros estão sujeitos a serem diagnosticados com alguma doença

Um estudo publicado ao longo da última semana mostrou que 33% dos sobreviventes da Covid-19 são diagnosticados com doenças neurológicas e psiquiátricas no decorrer dos seis meses posteriores à recuperação.

Conforme mostrado pelo jornal Estadão, se o resultado do estudo for aplicado no Brasil, cerca de 10 milhões de brasileiros estão sujeitos a serem diagnosticados com doenças neurológicas e psiquiátricas.

Para traçar essa estimativa, os estudiosos observaram prontuários eletrônicos de 81 milhões de pacientes nos EUA. Foram selecionados os prontuários daqueles que testaram positivo para a Covid-19 após janeiro de 2020 e que em dezembro continuavam vivos.

O grupo com Covid-19 foi comparado a um grupo de mais de 105 mil pessoas diagnosticadas com a influenza e outros mais de 230 mil diagnosticados com qualquer tipo de infecção respiratória, mas que nunca tiveram a Covid-19.

Os resultados, segundo o Estadão, mostraram que 33,62% dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 também foram diagnosticados com algum tipo de doença neurológica ou psiquiátrica no decorrer dos meses seguintes. Deste universo, 38,73% estiveram internados e 46,42% precisam de internação em UTIs.

A lista dos possíveis diagnósticos pós-covid incluem 22 doenças. Dentre elas: doença neuromuscular, doença psicótica, crises de ansiedade e derrame isquêmico. Os resultados, ainda de acordo com o jornal paulista, demonstra que para cada pessoa que a Covid-19 mata, 33 pessoas entre as que se curam terão diagnósticos de algum tipo de doença neurológica.

…………….

Rosane Rodrigues da Cunha 
Assessoria de Comunicação  

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©