Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 01 E 02/09/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Homem desaparece após sair de internação da Santa Casa de Goiânia

Segundo especialistas, testes para medir eficácia de vacina não funciona, mas se vacinar sim

Brasil registra 703 mortes pela covid em 24h; média móvel é a menor do ano

Goiás chega a 22,5 mil mortes por covid-19

Goiás chega a 51 casos da variante Delta e transmissão é comunitária

Atividade física fortalece sistema imune e provoca melhor resposta à vacinação contra a Covid, diz especialista

Goiânia inicia aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para idosos moradores de abrigos

Mauro Rubem e Santana Gomes questionam contratação de empresa para vacinação

TV ANHANGUERA

Homem desaparece após sair de internação da Santa Casa de Goiânia

https://globoplay.globo.com/v/9818880/

………………….

PUC TV

Segundo especialistas, testes para medir eficácia de vacina não funciona, mas se vacinar sim

………………………..

AGÊNCIA ESTADO

Brasil registra 703 mortes pela covid em 24h; média móvel é a menor do ano

O Brasil registrou 703 novas mortes pela covid-19 nesta quarta-feira (1º/9). A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, completou uma semana em estabilidade abaixo de 700 e ficou em 643, a menor deste ano. A última vez que o País atingiu esse patamar foi em 29 de dezembro do ano passado, quando o indicador estava em 633. Nesta quarta-feira, o número de novas infecções notificadas foi de 25.805.

No total, o Brasil tem 581.228 mortos e 20.803.672 casos confirmados da doença. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 19,77 milhões de pessoas se recuperaram da covid no País desde o início da pandemia. São Paulo registrou 179 novas mortes pela covid nas últimas 24 horas, enquanto o Rio de Janeiro, epicentro da variante Delta no País, teve 138 óbitos no período. Acre, Amazonas, Amapá e Rondônia não notificaram novas vítimas da pandemia nesta quarta-feira.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados. O Ministério da Saúde informou que foram registrados 27.345 novos casos e mais 737 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 20.804.215 pessoas infectadas e 581.150 óbitos. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

…………………….

A REDAÇÃO

Goiás chega a 22,5 mil mortes por covid-19

Goiânia – Goiás registrou 3.503 novos casos da covid-19 e 72 mortes provocadas pela doença nas últimas 24 horas, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgadas na tarde desta quarta-feira (1º/9). Com as atualizações, o Estado chega a 821.040 casos e 22.500 óbitos confirmados.

Ainda de acordo com a SES-GO, há o registro de 785.996 pessoas que tiveram a doença e estão recuperadas. No Estado, há  593.055 casos suspeitos de covid-19 em investigação. Já foram descartados 312.966 casos.

Além dos 22.500 óbitos confirmados de covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,75%, há 464 óbitos suspeitos que estão em investigação.

………….

Goiás chega a 51 casos da variante Delta e transmissão é comunitária

Théo Mariano

Goiânia – Goiás ultrapassou a marca de 50 contaminações pela variante Delta, uma das cepas do novo coronavírus. A informação foi confirmada ao jornal A Redação pelo secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino, que recebeu nesta quarta-feira (1º/9) os resultados do sequenciamento.

Aparecida de Goiânia é o município do Estado que mais tem casos da variante Delta, são 27 confirmações no município. Enquanto isso, Goiânia é a segunda, com 13 casos. O restante da lista é composta por Mimoso de Goiás (2), São João d’Aliança (2), Urutaí (2), Santo Antônio do Descoberto (1), Valparaíso de Goiás (1), Novo Brasil (1), Palestina de Goiás (1) e Pires do Rio (1).

Segundo o titular da pasta estadual, os casos confirmados saltaram de 14 para 51 após o último mapeamento genético feito. Ainda assim, a predominância dos casos em Goiás é da variante Gamma, também conhecida como P1. No entanto, a transmissão da variante Delta já é considerada comunitária.

Como o predomínio é das cepas ligadas à Gamma, o secretário Ismael Alexandrino avalia que a Delta “não tem maiores impactos epidemiológicos em Goiás”. Ainda assim, é necessário manter a atenção, visto que a cepa indiana é mais contagiosa e já matou pelo menos 67 brasileiros.

O Brasil confirmou até o momento, de acordo com dados divulgados ontem (31/8), mais de 2,6 mil casos da cepa indiana. O aumento foi de 86% em relação às notificações contabilizadas até a terça-feira da semana passada, segundo dados do Ministério da Saúde.

………………………………..

JORNAL OPÇÃO

Atividade física fortalece sistema imune e provoca melhor resposta à vacinação contra a Covid, diz especialista

Por Isabel Oliveira

O médico infectologista, Marcelo Daher destaca que as pessoas fisicamente ativas tem uma resposta melhor para a vacina e até a própria doença

A prática de atividades físicas deixa o sistema imune mais robusto, inclusive pode melhorar a resposta do organismo à vacina contra a Covid-19. O que era uma hipótese, hoje vem sendo comprovada por meio de estudos científicos, o que foi verificado pelo grupo da Faculdade de Medicina da USP.

De acordo com à recomendação mínima de atividade física da Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários 150 minutos por semana. No estudo, os pesquisadores acompanharam 898 pacientes com doenças reumatológicas autoimunes e 197 pessoas sem aparente deficiência no sistema imune, todos vacinados com a CoronaVac.

Comparados aos pacientes fisicamente inativos, os ativos tiveram uma concentração de anticorpos contra a Covid cerca de 32% maior em resposta à vacinação. Com efeito, os mais elevados níveis de anticorpos foram observados entre os pacientes “superativos”, que realizavam 350 minutos ou mais por semana.

O médico infectologista, Marcelo Daher explica, que alguns trabalhos já mostravam que as pessoas com atividade física mais intensa respondem melhor a vacina. “Isso é bem observado quando temos os pacientes com o comprometimento do sistema imune e observa-se claramente, sempre uma melhor resposta da vacina, porque naturalmente eles teriam uma pior resposta e quando compara-se com pessoas sedentárias, pessoas com atividade moderada ou intensa e resposta a produção de anticorpos, as pessoas com atividade física respondem melhor as vacinas”, afirma.

Ativação do sistema imune

O especialista destaca que entre os motivos está a ativação inflamatória que a atividade proporciona ao organismo. “A atividade física provoca a ativação do sistema imune pelas microlesões que causam no sistema muscular e no organismo como um todo. Há essa ativação inflamatória, ou seja, o organismo está pronto para uma resposta e essa prontidão faz que quando se faça a vacina, a resposta seja mais acentuada”, esclarece.

“Um outro fator talvez, seja que essas pessoas são mais preocupadas em ter um hábito de vida saudável, com uma alimentação melhor. Mas, claramente a atividade física estimula a resposta inflamatória e consequentemente a reposta a vacina. As pessoas fisicamente ativas tem uma resposta melhor para a vacina, e até a própria Covid. Ela pode ter uma doença grave, mas quando se compara grupos, vemos que o ativo em relação as atividade físicas tem uma resposta melhor a vacina e a doença”, avalia o médico.  

…………………………

PORTAL G1

Goiânia inicia aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para idosos moradores de abrigos

Imunização será feita em três instituições nesta quinta-feira. Prefeitura diz que vagas de agendamento para primeira dose foram preenchidas, mas drive-thru não exige marcação.

Por Michel Gomes, G1 GO

A Prefeitura de Goiânia inicia a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para idosos moradores de abrigos nesta quinta-feira (2). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacinação para moradores a partir de 18 anos continua e vai aplicar o reforço em três abrigos da capital.

Para a primeira dose, serão disponibilizados 20 locais para a imunização com agendamento e drive-thru do Passeio das Águas Shopping por demanda espontânea (veja locais abaixo). A SMS explica que no drive-thru serão distribuídas 2 mil senhas a partir das 8 horas e que todas as vagas de agendamento para esta quinta-feira estão preenchidas.

A secretaria anunciou que percorrerá 28 abrigos para que sejam vacinados mais de 800 idosos nos próximos dias. O grupo que for tomar a 1ª dose deve comparecer no local, dia e horário agendado no aplicativo Prefeitura 24Horas – disponível para Android e iOS – ou pelo site da Prefeitura de Goiânia.

A aplicação da 2ª dose foi antecipada para aqueles que tem data prevista para até o dia 2 de setembro. Serão nove pontos para receber as doses da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. Para tomar o reforço do imunizante, não é necessário o agendamento prévio. É preciso apresentar um documento original com foto e o comprovante da primeira dose.

A SMS ressalta continua sem a aplicação da segunda dose na Igreja Paróquia Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Santo Expedito, localizada na região Sul no Jardim América. O local foi substituído pelo Clube da Caixa Econômica/APCEF-GO, no Setor Bueno.

A vacinação da segunda dose acontece por ordem alfabética. De acordo com a secretaria, pela manhã podem vacinar moradores com nomes de iniciais que vão de A a L e, à tarde, de M a Z.

Gestantes, puérperas e idosos continuam vacinando, mas a imunização para este grupo agora tem ponto fixo no Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico.

Quem pode se vacinar

Idosos moradores das instituições de longa permanência;

Moradores a partir de 18 anos;

Segunda dose das vacinas AstraZeneca,Coronavac e Pfizer em pessoas com datas marcadas até o dia 2 de setembro;

Trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e deficiências e profissionais da educação;

Gestantes, puérperas e idosos.

Documentos necessários

Para receber a vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar CPF, documento de identificação com foto e data de nascimento e comprovante de endereço.

Trabalhadores da saúde que se enquadram no Ofício Circular nº 666/2021 SES/GO devem providenciar a declaração que consta no site da prefeitura.

Profissionais dos ensinos infantil, fundamental, médio, superior e pós-graduação, Técnico profissionalizantes e Educação de Jovens Adultos (EJA) devem levar autodeclaração e comprovante de atuação na capital (carteira de trabalho, contracheque, crachá ou contrato). Documento pode ser acessado aqui.

Locais de vacinação 1ª dose

Aplicação da dose de reforço para idosos

Vacinação será exclusiva para moradores de cinco instituições de longa permanência do município

Pessoas a partir de 18 anos

Sem agendamento, drive-thru

Horário de atendimento: 08h até a finalização do atendimento das 2 mil senhas

Drive-thru do Shopping Passeio das Águas: Av. Perimetral Norte, 8303, Fazenda Caveiras.

Pessoas a partir de 18 anos

Por agendamento, pedestre, das 8h às 17h

CS Parque Amazônia: Praça José Rodrigues de Morais Neto, S/nº, Parque Amazônia

CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, S/nº, Setor Cidade Jardim

CS João Braz: Rua Rodrigues Alves Esquina, Qd 52 Lt 14/15, Parque Industrial João Braz

CSF Vila Mutirão: Avenida do Povo, Qd D, Vila Mutirão

CSF Leste Universitário: Rua 218, Qd A2 Lote 10, Setor Leste Universitário

CSF Crimeia Oeste: Av. Domingos Lemes do Prado – Setor Crimeia Oeste

CSF São Francisco: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco

CSF Cerrado IV: Rua JC 202 com 204, APM 3, Jardins do Cerrado VI

CSF Recanto das Minas Gerais: Rua Sienna, APM 1, Jardim Maria Helena

CSF Residencial Itaipu: Rua RI 8 com RI 31, Qd 107 Lt 19/20, Residencial Itaipu

CSF Condomínio das Esmeraldas: Rua 17 s/nº Qd. 39 Lt.04 – Condomínios das Esmeraldas I

CSF Curitiba: Rua J-C esquina com Avenida do Povo Área Verde, Jardim Curitiba I

Ciams Novo Horizonte: Rua Eng. Jose Martins Filho, S/n°, Novo Horizonte

UPA Jardim Novo Mundo: Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo

UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia: Rua DF-02 c/ Rua DF-18, Lt 14, Chácara do Governador

Sest/ Senat: Avenida Castelo Branco, s/n, setor São Francisco

Igreja de Cristo em Células: Rua FN-2, Lote 2, Jardim Fonte Nova

Centro Social Imaculada Conceição: Praça Washington, s/n, Qd. 176 Lt. 15, Jardim Novo Mundo

Segunda dose da Astrazeneca para pessoas com data marcada até o dia 2 de setembro e em atraso.

Sem agendamento, pedestre, das 8h às 17h

Iniciais de A a L: atendimento das 08h às 12h

Iniciais de M a Z: atendimento das 12h às 17h

CSF São Francisco: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco

Núcleo Socioambiental do Puama: Rua D1, 49, Novo Horizonte

Igreja de Cristo em Células: Rua FN-2, Lote 2, Jardim Fonte Nova

Área I da PUC: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário (Até 16h)

Salão Comunitário Jesus Bom Pastor: Rua Porto Alegre (ao lado do CSF Guanabara I)

Centro Social Imaculada Conceição: Praça Washington, s/n, Qd. 176 Lt. 15, Jardim Novo Mundo

Clube da Caixa Econômica/APCEF-GO: Av. T-1, 1155 – Quadra 53 – St. Bueno

Segunda dose da Pfizer para pessoas com data marcada até dia 2 de setembro e em atraso

Sem agendamento, pedestre das 8h às 17h

Horário de atendimento: 08h às 17h, exceto na Área I da PUC que funciona até às 16h

Iniciais de A a L: atendimento das 08h às 12h

Iniciais de M a Z: atendimento das 12h às 16h

Área I da PUC: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário (Até 16h)

CSF Parque Santa Rita: Rua SR 1, 290 – Parque Santa Rita

Igreja de Cristo em Células: Rua FN-2, Lote 2, Jardim Fonte Nova

Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães

CSF São Francisco: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco

Centro Social Imaculada Conceição: Praça Washington, s/n, Qd. 176 Lt. 15, Jardim Novo Mundo.

Segunda dose da vacina Coronavac para pessoas com data marcada para o dia 2 de agosto e em atraso

Sem agendamento, pedestre das 8h às 17h

Clube da Caixa Econômica/APCEF-GO: Av. T-1, 1155 – Quadra 53 – St. Bueno

Núcleo Socioambiental do Puama: Residencial Celina Park

Igreja de Cristo em Células: Rua FN-02, Área 02, Setor Fonte Nova

Salão Comunitário Jesus Bom Pastor (ao lado do CSF Guanabara I)

Primeira dose e reforço para grávidas, puérperas e idosos

Sem agendamento, pedestre das 8h às 17h

Centro Municipal de Vacinação (CMV): Av. Edmundo Pinheiro de Abreu, Setor Pedro Ludovico

…………………………….

O HOJE

Mauro Rubem e Santana Gomes questionam contratação de empresa para vacinação

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, apresentou, na tarde desta quarta-feira (01/09), na Câmara, um balanço de seu primeiro quadrimestre no comando da pasta em Goiânia.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Mauro Rubem (PT), manifestou-se contra a licitação para contratar uma empresa que ficará responsável pela vacinação em Goiânia. Para ele, essa não é a solução adequada para resolver o problema da sobrecarga dos servidores.

Mauro Rubem questionou, então, o secretário a respeito da realização de concurso público. Durval Pedroso disse que o processo já está em andamento, mas não descartou a contratação de empresa para vacinação de Covid-19, que deve custar R$ 46 milhões aos cofres municipais.

A medida foi criticada também pelo vereador Santana Gomes (PRTB) e pela representante do Conselho Municipal de Saúde na reunião, Néia Vieira. Além de ser contra a licitação, Santana Gomes destacou que o valor de R$ 46 milhões é inaceitável. De acordo com ele, haveria outra empresa que faria o serviço por R$ 10 milhões. Mauro Rubem declarou que pretende questionar a licitação e o valor na Justiça.

Ações da Secretaria

Na reunião, promovida pela Comissão de Saúde da Casa, Durval destacou a eficiência do município em ações no combate à pandemia de Covid-19.

De acordo com ele, após implantação do Projeto Respirar, não houve mais dificuldade para conseguir internação na capital, um prazo que não ultrapassaria mais de 24 horas.

O secretário afirmou que foram disponibilizados 70 ventiladores para unidades pré-hospitalares, para evitar a piora no quadro de saúde dos pacientes até que obtivessem vaga em hospitais. O município ainda construiu, segundo Durval, 12 novas unidades de atendimento e aplicou 407 mil doses de vacina contra Covid-19 (1a e 2a doses).

O excesso de esforços revertidos para o combate ao coronavírus, no entanto, teria prejudicado outras áreas da Saúde no período, como o diagnóstico de doenças preveníveis e a realização de cirurgias.

Para o secretário, a população, temendo o contágio pelo coronavírus, teria deixado de comparecer às unidades de saúde para realização de exames de rotina. Também ficaram comprometidos os tratamentos de saúde bucal e as ações da secretaria no combate à dengue. “Começaremos amanhã (2 de setembro) a terceira fase de vacinação, com a dose de reforço para idosos que já tomaram duas doses do imunizante e que vivem em abrigos. Mas a secretaria se prepara para atender a demanda reprimida por atendimento e cirurgias”, reforça Durval.

………………………

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©