Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 04/05/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Mulher que morreu após procedimento para aumentar o bumbum estava com Covid-19

Goiás recebe 17,5 mil doses de vacinas da Pfizer nesta terça-feira

Sociedade de Cirurgia Plástica alerta população sobre clínicas clandestinas de estética

Protocolos encomendados por Queiroga contraindicarão remédios sem eficácia comprovada

Goiás recebe novas 211 mil doses da vacina contra a Covid-19

Covid-19: Vacinação em idosos e trabalhadores da Saúde segue em Goiânia

Nova MP simplifica aquisição de vacinas e serviços para imunização contra covid

Pessoas com comorbidades estão próximas da vacina em Goiás

TV ANHANGUERA

Mulher que morreu após procedimento para aumentar o bumbum estava com Covid-19

https://globoplay.globo.com/v/9486052/

……………….

Goiás recebe 17,5 mil doses de vacinas da Pfizer nesta terça-feira

https://globoplay.globo.com/v/9485843/?s=0s

………….

RÁDIO CBN

Sociedade de Cirurgia Plástica alerta população sobre clínicas clandestinas de estética

https://www.cbngoiania.com.br/programas/cbn-goiania/cbn-goi%C3%A2nia-1.213644/sociedade-de-cirurgia-pl%C3%A1stica-alerta-popula%C3%A7%C3%A3o-sobre-cl%C3%ADnicas-clandestinas-de-est%C3%A9tica-1.2244425

…………

JORNAL OPÇÃO

Protocolos encomendados por Queiroga contraindicarão remédios sem eficácia comprovada

Por Gabriela Macedo

Dois documentos produzidos pelo grupo técnico-científico já foram entregues na última sexta-feira, 30; um deve ser entregue até o final da semana e outros dois ainda devem ser produzidos

Grupo técnico criado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para fornecer diretrizes uniformes ao tratamento da Covid-19, irá contraindicar o uso de medicamentos sem eficácia comprovada dentro dos hospitais. O núcleo técnico-científico é liderado pelo médico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Roberto de Carvalho. Documento encomendado por Queiroga deve ficar pronto esta semana.

Os remédios indicados ao tratamento da doença causada pelo coronavírus serão os anticoagulantes e corticoides. O protocolo requerido pelo ministro da Saúde ao grupo, entretanto, não irá tratar sobre a utilização de remédios como a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e redemsivir fora de ambiente hospitalar.

Uma vez pronto o documento de diretrizes, Marcelo Queiroga ficará a cargo de decidir como e quando o protocolo será incorporado e distribuído pela rede nacional de Saúde. Outros dois protocolos, acerca do uso racional de oxigênio e da intubação, foram elaborados e entregues ao ministro da Saúde na última sexta-feira, 30. Protocolo sobre ventilação mecânica também deve ser entregue até o fim da semana.

Em sua estrutura, os protocolos elaborados pelo grupo são compostos por três partes: um fluxograma, um texto explicativo e mais detalhado e um pequeno filme ilustrativo. A primeira poderá ser tanto visualizada por aparelhos móveis, como celulares, ou ser impresso e pendurado nas paredes dos hospitais para nortear os profissionais da Saúde.

………………

Goiás recebe novas 211 mil doses da vacina contra a Covid-19

 Por Felipe Cardoso

Expectativa, segundo o governador, é zerar a faixa etária dos 60 anos. Feito isso, próximo passo será destinar novas doses às pessoas com comorbidades

Desembarcaram, na manhã desta segunda-feira, 3, novas 211 mil doses da vacina contra a Covid-19, em Goiás. Este é o maior carregamento que chega ao Estado até o momento. Trata-se de vacinas da AstraZeneca que serão aplicadas, em primeira dose, em toda a população goiana.

A expectativa, segundo o governador Ronaldo Caiado, é que a imunização a partir desse novo lote avance significativamente em todo o território goiano. “Acreditamos que vamos zerar o público de até 60 anos de idade”, disse o governador.

Em seguida, disparou: “Para isso, precisamos do empenho especial dos prefeitos e secretários de saúde de todos os municípios. Pedimos que cada município assuma a responsabilidade de fazer o relatório final ao concluir a vacinação até 60 anos para que possam receber as próximas doses que serão direcionadas às pessoas com comorbidades”.

………………….

A REDAÇÃO

Covid-19: Vacinação em idosos e trabalhadores da Saúde segue em Goiânia

A Saúde de Goiânia continua vacinando idosos e trabalhadores da Saúde contra a covid-19 nesta terça-feira (4/5), das 8h às 17h. Segue sendo aplicada a primeira dose em idosos a partir de 60 anos e em trabalhadores da Saúde  a partir de 18 anos, além do reforço da Astrazeneca em profissionais da Saúde.

O atendimento é distribuído entre 19 postos, entre drive thru e pedestres, conforme o grupo. Trabalhadores da Saúde devem agendar seu atendimento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Idosos a partir de 60 anos têm atendimento por demanda espontânea, isto é, sem necessidade de agendamento, em dois drives thru e oito postos para pedestres. Para vacinar, o paciente deve levar CPF, identidade e comprovante de endereço, a fim de registrar a dose aplicada junto ao Ministério da Saúde. 

Trabalhadores da Saúde com 18 anos ou mais que estejam vinculados a instituições de saúde também recebem a primeira dose amanhã no Shopping Cerrado, somente para pedestres. A vacinação é aplicada conforme critérios do Ofício 57/2021/SVS/MS.  O atendimento ao grupo obedece agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. A documentação exigida inclui, além de CPF, RG e comprovante de endereço, o comprovante de vínculo empregatício. 

Por fim, profissionais da Saúde que já tenham tomado a primeira dose da vacina AstraZeneca recebem o reforço no Espaço Sinta-se Bem da Unimed, também exclusivo para pedestres. Também é obrigatório o agendamento no app Prefeitura 24 horas e, para ser vacinado, estar munido de documentação pessoal (RG e CPF) e comprovante da primeira dose.

Nesta terça-feira, não haverá aplicação da segunda dose em idosos por não haver aprazamento, isto é, intervalo entre primeira dose e reforço para a data.

Confira os postos de vacinação para cada grupo nesta terça-feira (04/5)

Postos modalidade drive-thru para idosos:

 • Shopping Passeio das Águas

Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.

• Estádio Serra Dourada

Endereço: Av. Fued José Sebba, 1170, Jardim Goiás

Postos modalidade pedestre para idosos:

•Área I da PUC Goiás

Endereço: Rua 235, n. 722- St. Leste Universitário

•Sesc Faiçalville

Endereço: Avenida Ipanema, Qd. 234/236, n. 1600 – St. Faicalville

• Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

• Escola Municipal Lions Clube Bandeirante

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

• Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

• Escola Municipal Santa Helena

Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia

• Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

Endereço: Rua Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

• Escola Rotary Goiânia Oeste

Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO

Postos de atendimento primeira dose para profissionais da saúde:

• Centro de Saúde da Família (CSF) Guanabara I

Endereço: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara, Goiânia – GO

 • Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita

Endereço: Rua SR 1, 290 – Parque Santa Rita, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Recanto das Minas Gerais

Endereço: Rua Siena, s/n – St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Cidade Jardim

Endereço: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco

Endereço: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Ville de France

Endereço: R. Píres Figueiredo, s/n – Res. Ville de France, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Novo Planalto

Endereço: R. Amadeus – Res. Mansões Paraíso, Goiânia – GO

Postos de atendimento para primeira dose da Astrazeneca para profissionais da Saúde (pedestre)

 • Shopping Cerrado

Endereço: Av. Anhanguera, 10.790 – St. Aeroviário, Goiânia – GO

Postos de atendimento para segunda dose da Astrazeneca para profissionais da Saúde (pedestre)

 • Espaço Sinta-se Bem Unimed

Endereço: Rua 15-A, 212 – Lt. 7, 8 e 9/19, 20 e 21 Q. Z – St. Aeroporto, Goiânia – GO

………………

AGÊNCIA ESTADO

Nova MP simplifica aquisição de vacinas e serviços para imunização contra covid

Por Luci Ribeiro

O presidente Jair Bolsonaro editou uma nova medida provisória para simplificar a compra de vacinas contra covid-19, além de insumos e de bens e serviços necessários à implementação da vacinação contra o novo coronavírus no País. Em janeiro, o governo baixou uma MP de teor semelhante e que já foi convertida na Lei 14.124/2021.

Dentre outros pontos, a MP publicada nesta terça-feira autoriza a administração pública dos entes federativos, de todos os Poderes e dos órgãos constitucionalmente autônomos a dispensar licitação para a aquisição desses bens e serviços; a realizar pregão, eletrônico ou presencial, com prazos reduzidos; e a prever em contrato ou em instrumento congênere cláusula que estabeleça o pagamento antecipado dos itens.

O texto esclarece que as medidas têm caráter excepcional, direcionadas a atos praticados durante a pandemia. “O disposto nesta Medida Provisória aplica-se aos atos praticados e aos contratos ou instrumentos congêneres firmados durante o período de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública de importância nacional decorrente da pandemia de covid-19, independentemente do seu prazo de execução ou de suas prorrogações”, cita a MP.

……………..

O POPULAR

Pessoas com comorbidades estão próximas da vacina em Goiás

SMS e SES alertam para importância da imunização contra Covid-19 e relatam segurança do imunizante da AstraZeneca, que tem sido preterida pelo público

Mariana Carneiro mariana.carneiro@opopular.com.br

A vacinação contra a Covid-19 das 616,5 mil pessoas com comorbidades que moram em Goiás deve começar ainda nesta semana. Isso porque, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, há municípios que concluíram a imunização de idosos e profissionais da saúde e das forças de segurança e salvamento. A finalização do registro de doses aplicadas no sistema do Ministério da Saúde não será exigido.

Flúvia diz que várias cidades apresentaram a documentação comprovando o fim da vacinação dos grupos em questão nesta segunda-feira (3) e outras devem apresentar nesta terça-feira (4). ‘Aí vamos ter uma estimativa de quantos já mostraram’, diz. Esses municípios devem usar a parte das 211 mil doses de vacina da AstraZeneca/Fiocruz/Oxford que o Estado recebeu nesta segunda-feira para dar início a vacinação do grupo.

Entretanto, apesar de existirem municípios que finalizaram a vacinação dos grupos em questão, nem todos conseguiram cadastrar todas as doses aplicadas no sistema do Ministério da Saúde. Até então, a orientação do governador Ronaldo Caiado (DEM) era de que as cidades que os municípios que não atualizassem totalmente o sistema do governo federal, ficassem impedidas de iniciar a vacinação de quem tem comorbidades.

Porém, Flúvia diz que a SES-GO entendeu que a população não pode ficar prejudicada por conta disso. ‘Vamos permitir que eles deem início e enviar as doses, contando com o compromisso deles de que as doses restantes serão todas cadastradas o mais rápido possível’, explica.

Fases

A vacinação de quem tem comorbidades ocorrerá em duas fases, sendo que a primeira vai ser para pessoas com síndrome de down, gestantes e puérperas, doentes renais que fazem hemodiálise, pessoas com deficiência permanente cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos.

Depois, as pessoas com as outras comorbidades contempladas nas definições do Ministério da Saúde poderão tomar a vacina organizados por faixa etária de maneira decrescente.

O fundador da Associação de Anemia Falciforme Karoliny Victória, João Ferreira, conta que os membros da associação estão todos ansiosos pela vacina. ‘Vai dar mais qualidade de vida para eles. Em 2016 fizemos um levantamento e existiam cerca de 3,7 mil pessoas com a doença no Estado’, relata João, que fundou a associação em 2015 depois de a filha morrer pela doença.

Um dos membros deste segundo grupo é Antônio Davi de Jesus, de 48 anos, que tem anemia falciforme. Ele descobriu a doença depois de sentir diversas dores, principalmente nas articulações, e precisou ser hospitalizado.

Atualmente, ele faz tratamento no Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), mas não trabalha há cerca de dois anos por conta da doença, que fez ele desenvolver também arritmia cardíaca. ‘Estou ansioso para tomar a vacina. A gente acaba ficando muito fraco por causa da doença e com muito medo de pegar a doença’, finaliza.

SES-GO desenvolve formulário padrão

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou nesta segunda-feira (3) o documento padrão que deve ser apresentado pelas pessoas com comorbidades para que elas possam ser imunizadas contra a Covid-19 (confira quadro).

‘Ele foi feita para tentar facilitar a vida da pessoa que vai se vacinar e vale em todo o Estado’, diz Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO.

O documento foi construído depois de a pasta ter uma reunião na última semana com representantes de sociedades médicas relevantes como, por exemplo, a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT) e com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

Em nota, o Cremego informou que ‘em breve, divulgará uma orientação mais detalhada aos médicos sobre o preenchimento do atestado de comorbidades a ser apresentado pelos pacientes para a vacinação contra a Covid-19’ e que ‘desde janeiro, o Cremego vem dando essa orientação aos médicos, mas, ainda nesta semana, deve oferecer um formulário padrão a ser elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.’

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO aponta que além do formulário para vacinação oferecido pela secretaria, quem tem comorbidades também pode apresentar outros documentos que comprovem a existência das doenças, inclusive receitas médicas. ‘Desde que conste qual é a comorbidade de forma clara e legível, ela pode apresentar junto com o documento de identificação’, explica.

Flúvia esclarece ainda que a SES-GO tem orientado as secretarias municipais de Saúde para que elas façam um levantamento da quantidade de pessoas com comorbidades nos respectivos municípios que são tratadas e estão cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), pois essa é mais uma forma de as pastas terem noção real do tamanho do grupo e controle de quem deve ser imunizado.

Goiânia

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital afirmou que irá usar o mesmo documento montado pelo Estado. Na capital, a vacinação desse grupo vai ocorrer preferencialmente por meio de agendamento por meio do aplicativo Prefeitura 24Horas.

De acordo com a SMS, o aplicativo, que já apresentou instabilidade durante a vacinação de idosos, está funcionando bem e é usado inclusive para fazer o agendamento da vacinação de profissionais da saúde. Para aqueles que possuem comorbidades e não têm smartphone, o atendimento de demanda espontânea ocorrerá apenas pelos drive-thrus montados pela Prefeitura.

……………….

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©