Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 04 A 06/05/13

 

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

PORTAL G1

'Fiquei sem reação', diz jovem que acusa ginecologista de abuso sexual

Menina afirma que médico a beijou e colocou as mãos sob a roupa dela.
Proibido pela Justiça de Goiás de atender pacientes, ele nega acusações.
Sílvio TúlioDo G1 GO, em Inhumas

A adolescente de 15 anos que acusa o ginecologista Itamar Cristino de Figueiredo, de 65, de tentar abusar sexualmente dela e de uma prima da mesma idade, em Inhumas, Região Metropolitana de Goiânia, falou pela primeira vez sobre o assunto na quinta-feira (2). "Fiquei sem reação. Só queria ir embora dali", disse a jovem em entrevista ao G1.
O suposto abuso aconteceu no dia 15 de abril deste ano, no Hospital da Mulher. Segundo ela, o médico tocou nos seus seios e virilha, além de lhe dar um beijo na boca. Ele também teria tentado beijar sua prima, que passou uma noite no hospital com ela. O médico nega as acusações.
A garota, que estava internada por causa de uma infecção urinária, lembra que o médico era conhecido pelos pacientes por ser sempre muito "carinhoso" com todos. No entanto, conta que ficou sem saber o que fazer após a atitude do ginecologista.
"Eu estava de pijama na maca. Aí ele começou a me examinar e, de repente, me deu um beijo na boca. Fui ao banheiro para disfarçar e quando deitei novamente, mesmo estando coberta, ele colocou a mão embaixo da minha roupa", descreve.
Por causa do ocorrido, na terça-feira (30), o Ministério Público de Goiás (MP-GO) ofereceu denúncia, e o juiz Pedro Silva Corrêa determinou que o médico fosse afastado de suas funções por 90 dias.
A menina, que sonha cursar medicina e fazer especialização em clínica geral, está sendo submetida a um tratamento psicológico. Ela acredita que só recebeu alta hospitalar por causa do suposto abuso, pois, segundo afirma, ainda sente dores por conta da infecção.
"Ainda não estou bem. Às vezes, minha barriga dói. Tenho que procurar outro ginecologista, mas dessa vez será mulher", afirma.
'Interpretando mal'
A mãe da jovem contou que dois dias após a filha sair do hospital, o advogado de Itamar, José Pacheco Júnior, e um irmão do médico foram até a sua casa. Eles tentaram argumentar que a filha poderia ter se enganado e interpretado a situação de forma errada.
"Interpretado mal? Desde quando beijar na boca é carinho entre médico e paciente?", questiona a costureira.
Segundo ela, os dois pediram que a denúncia fosse retirada porque o ginecologista estaria sendo ameaçado de morte. A mulher não acreditou na história e disse que vai seguir em frente com o processo. "Isso já não é problema nosso. Quero que seja feita justiça. Vamos até o final com tudo isso", ressalta.
Investigações
Segundo o delegado Humberto Teófilo de Menezes Neto, responsável pelo caso, Itamar estava bastante tranquilo e alegou que foi "mal interpretado”. Ele afirmou ainda que não tocou nas partes íntimas da vítima, nem tentou beijar a outra garota.
Na próxima segunda-feira (6), dando prosseguimento às investigações, o delegado revelou que vai começar a ouvir cerca de 130 pacientes do médico. "Vamos intimar mulheres que foram atendidas por ele nos últimos três meses para saber se houve algum caso parecido", explica. Ele adianta que pretende remeter o processo ao Judiciário até o final da semana que vem.
G1 tentou conversar com o médico nesta quinta-feira, mas ele não quis dar nenhuma declaração sobre o assunto. O advogado dele, José Pacheco Júnior, que também é vereador do município, o acompanhou até a delegacia e informou apenas que seu cliente é inocente e nega todas as acusações.
Em entrevista ao G1 na última terça-feira, Itamar definiu as acusações feitas pelas adolescentes como falsas e caluniosas, alegando que elas teriam "confundido as coisas". "Isso não é verdade. Nunca abusei de ninguém. Não devo e vou provar que sou inocente. A porta da enfermaria fica aberta. Nunca estuprei ninguém e estou com a consciência tranquila", disse o médico, que ressaltou ter 35 anos de profissão.
O ginecologista afirmou que está sendo vítima de difamação. Ele lamentou a decisão da Justiça de afastá-lo temporariamente das suas funções. "Foi intempestiva e inadequada. Decidiram sem me ouvir, sem me perguntar, sem ouvir meu depoimento. Vou prestar as declarações necessárias e provar que sou inocente", argumentou. (04/05/13)
……………………………………

DIÁRIO DA MANHÃ

Goiano vence prêmio
Estudante de doutorado da UFG constrói proteína que pode estimular aprimoramento de vacina contra a tuberculose. Teste foi realizado em camudongos e humanos e resultados são considerados satisfatórios

WANDA OLIVEIRA
O biomédico Eduardo Martins de Sousa, 32, foi o primeiro goiano a conquistar o Prêmio Nacional Inovação Medical Services na categoria doutorandos. O concurso foi criado pelo Portal Medical Services e é voltado para inovação em saúde pública desde que foi lançado em 2009.
Eduardo, na sua tese de doutorado, construiu uma proteína de fusão recombinante, contendo epitopos das proteínas Ag85C, MPT51 e toda a proteína HspX (CMX) de Mycobacterium tuberculosis, que avaliou a imunogenicidade da proteína de fusão CMX como vacina de subunidade proteica em camundongos.
A imunogenicidade da vacina consiste na habilidade de estimular o sistema imunológico por meio da combinação de proteínas mais adjuvantes para preparação da formulação vacinal.
O trabalho foi realizado sob orientação dos professores e doutores do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Paula Junqueira Kipnis, André Kipnis e João Alves de Araújo Filho, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), da Capes pela bolsa do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior e do CNPq pela bolsa de doutorado e pela bolsa de taxa de bancada.
Durante o estudo, a proteína recombinante de fusão CMX foi testada como vacina de subunidade proteica em camundongos e como teste sorológico em indivíduos com tuberculose ativa e em indivíduos saudáveis, e os resultados foram satisfatórios.
Eduardo explica que em pacientes com tuberculose ativa foi avaliada a antigenicidade por meio de exames sorológicos, a fim de obter novos métodos de diagnósticos da tuberculose de maneira mais rápida, simples e barata.
De acordo com Eduardo, a tese de doutorado poderá servir de embasamento para o desenvolvimento de novos trabalhos científicos que buscam o desenvolvimento de uma nova vacina ou teste de diagnóstico para a tuberculose. "Esse trabalho continua com outros alunos de mestrado e doutorado do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG."
Ele ressalta que, mesmo sendo uma doença tão antiga, em 2011 foram estimados, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 8,7 milhões de novos casos de tuberculose e 1,4 milhão de mortes associadas com a doença.
O artigo científico do goiano foi o único da região Centro-Oeste escolhido para a final do prêmio entre todos os trabalhos nacionais inscritos na categoria doutorando. Eduardo foi o primeiro goiano a conquistar esse prêmio na categoria doutorandos.
Eduardo é natural de São Luiz de Montes Belos e se formou em Biomedicina em 2005 pela Faculdade Padrão de Goiânia. Um ano depois, iniciou o estágio no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
*PRÊMIO *
O Prêmio Inovação Medical Services foi criado há cinco anos  e tem como objetivo valorizar o olhar inovador de médicos, profissionais e estudantes de saúde quanto aos avanços nessa área de saúde pública. O portal Medical Services tem 13 anos de existência.
O anúncio dos vencedores aconteceu em 1º de abril, no Museu da Imagem e Som na capital paulista. Durante o evento, foram premiadas quatro categorias que priorizam a melhoria da saúde pública: ações, projetos, medicina tropical e doutorandos.
Relevância, reprodutibilidade, viabilidade, criatividade e inovação foram os critérios avaliados. O concurso recebeu quase 150 trabalhos de 57 cidades brasileiras.
Na primeira fase do concurso, 40 trabalhos foram selecionados pelo conselho editorial do portal, composto por sete médicos de várias especialidades. Na sequência, a votação foi aberta aos profissionais de saúde cadastrados no portal.
Na última etapa, personalidades brasileiras na área da saúde selecionaram os vencedores das quatro categorias, entre os mais votados na segunda fase.
Congresso condena mudança na Lei Antidrogas
A rejeição às internações compulsórias e a criminalização do uso de drogas são os destaques do Congresso Internacional sobre Drogas 2013, que é realizado até hoje no Museu da República, em Brasília. O evento ocorre no momento em que debates são levantados por causa da tramitação do Projeto de Lei (PL) 7.663/ 2010 na Câmara, que altera dispositivos da Lei Antidrogas no Brasil.
Caso seja aprovada, a proposta apresentada pelo deputado Osmar Terra (PMDB-RS) determinará a criação de um cadastro de usuários de drogas. O projeto prevê a internação involuntária de dependentes, que pode ser solicitada por um parente, e aumenta a pena mínima do traficante de cinco para oito anos de cadeia.
A facilitação das internações, o aumento da pena a traficantes e a falta de critérios para diferenciar usuários de traficantes são os pontos polêmicos da proposta, dizem os debatedores do evento. Na última semana, a votação do projeto de lei foi suspensa e transferida para a próxima quarta-feira (8).
Os cerca de 700 participantes, membros de movimentos da sociedade civil, de universidades e representantes do governo, em sua maioria contrários às internações e à criminalização do uso das drogas, discutem os impactos do uso das drogas na sociedade brasileira. A estimativa é que cerca de 5 milhões de pessoas sejam consumidoras habituais de drogas no Brasil.
No evento, os participantes defendem a elaboração de abaixo-assinado contra o projeto de lei do deputado Osmar Terra e com pedido para que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se posicione em relação à internação compulsória.
"A internação involuntária é o fracasso da clínica no campo da saúde mental. Qualquer psiquiatra que faz uma internação involuntária o faz através do fracasso da sua capacidade de cuidar. Ela ocorre quando nada mais deu certo. Não podemos ter uma política pública baseada no fracasso", disse o representante do Ministério da Saúde, coordenador adjunto de Saúde Mental, Léon Garcia.
Conforme a professora de Direito Penal da Universidade do Rio de Janeiro, Luciana Boiteux, a política de internação contra a vontade do usuário é autoritária e, do ponto de vista econômico, gera mais danos e gastos do que resultados. Para ela, o projeto de lei é equivocado porque retrocede no sentido de assemelhar as internações ao tratamento dado aos dependentes químicos antes da Lei Antimanicomial de 2001. "Essa é uma lógica que amplia o tratamento não no âmbito da saúde pública, por meio de comunidades terapêuticas, mas pela institucionalização de forma higienista", disse a professora.
Sobre a criminalização do uso de drogas, os especialistas criticam a ausência de parâmetros que norteiem uma diferenciação objetiva entre usuários e traficantes, o que acaba levando ao maior encarceramento de usuários e à superlotação de presídios. (ABr) 05/05/13
…………………………………………………..
João, de Deus e da vida
Médium de Abadiânia prossegue com atendimentos e obras de caridade e renova sua pregação de paz e amor

HÉLMITON PRATEADO
O médium João Teixeira de Faria, conhecido mundialmente como João de Deus, se prepara para um novo ciclo de viagens ainda para este semestre para a Alemanha, Suíça e, provavelmente, Canadá. Seu centro de atendimento espiritual em Abadiânia, na Casa de Dom Inácio, é frequentada por milhares de pessoas que vêm de todas as partes do País e do mundo.
Na casa são feitos tratamentos espirituais, inclusive com cirurgias com João Deus operando com orientação de guias espirituais e sob “as bênçãos de Deus”, como ele frisa. Sobre os impressionantes resultados relatados por pessoas que se curaram de enfermidades diversas, João tem uma resposta simples: “eu não faço nada, quem cura é Deus”, e prossegue com seu trabalho.
Sua missão, como ele define, é levar “a fé e o amor a todas as pessoas” e difundir a palavra de Deus dando conforto a quem necessita, socorrendo desvalidos e dando testemunho vivo de que “com fé em Deus pode-se tudo”, inclusive ser curado dos males do corpo e da alma. Os números de atendimentos impressionam: já passaram pela imposição das mãos de João de Deus mais de 10 milhões de pessoas, contando inúmeros dignitários e famosos, como Lula, Xuxa e tantos outros.
Ônibus lotados de pessoas do Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Outros com lotação completa vindos de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Caravanas de carros de Brasília, Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, São Paulo e inúmeros outros lugares.
A fama da Casa Dom Inácio já circula com desenvoltura no Brasil e no mundo, difundindo o trabalho espiritual que se opera através de João de Deus. Na Casa Dom Inácio são atendidas mais de 10 mil pessoas por mês com tratamento espiritual e há os medicamentos prescritos pelos guias espíritas. Todos são preparados na farmácia do centro espírita a partir de compostos da flora conhecida da região e variam apenas na dosagem e aplicação. O princípio básico do medicamento é passiflora, nome genérico das várias espécies de maracujá.

Caridade por missão
O trabalho de João de Deus e seus voluntários vai além da assistência espiritual. Na Casa Dom Inácio são servidos aproximadamente 1.500 pratos de sopa para quem está à espera de atendimento. Tudo de graça e preparado com o maior esmero por cozinheiras experientes. Tudo faz parte da rede de doações que a Casa recebe.
Na cidade de Abadiânia, bem em frente à prefeitura, funciona a Casa da Sopa, que atende pessoas carentes da cidade, fornecendo um generoso prato de sopa e um pedaço de pão para quem passa por lá. São pessoas necessitadas, andarilhos, mães e filhos de famílias desvalidas e tantos outros que estejam com fome. Nada é cobrado e quem puder contribuir que o faça em doações de verduras e outros gêneros para a casa.
Nos mesmos moldes há a Casa do Banho. Qualquer pessoa necessitada pode ir até lá e encontrará um cabide com uma muda completa de roupa. Pode se trocar e deixar sua roupa para ser lavada e passada. Alguns vão embora com a roupa limpa que pegaram, mas isto depende da consciência de cada um.
Há um endereço eletrônico em que pessoas de todas as partes do mundo mandam mensagens pedindo inclusão de seus nomes em correntes de oração e orientações espirituais. O endereço casadedominacio@hotmail.com é visitado por cerca de 800 mensagens toda semana. Todas as mensagens são encaminhadas ao centro de orações de João de Deus e em alguns casos ele próprio pede para separar alguns que sensitivamente sabe ser de pessoas mais necessitadas.
A fé por princípio e o trabalho por caminho
João de Deus estudou pouco e usa expressões simples para definir seus pensamentos. O básico de sua doutrina é a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus contidos nos Evangelhos. Quando inquirido sobre figurões que se trataram com ele, sua resposta dá a dimensão da simplicidade com que atende a todos: “o mais importante para mim é aquele que crê em Deus e vive seu amor”.
Acreditar é um ato pessoal para o médium, e ele explica que, por mais incrédulo que uma pessoa possa ser, quando se dispõe a deixar sua casa e ir em busca de um conforto espiritual, ela já está acreditando. Ainda que uma pessoa esteja em tratamento espiritual visando a cura de alguma enfermidade, João de Deus recomenda que não se afaste de seu médico e em hipótese alguma abandone o tratamento convencional. “Podem estar certos de que Deus age de forma silenciosa e seu poder pode curar quem tem fé”.
Quando as pessoas retornam para suas casas, a recomendação é igualmente simples, como é tudo que parte de João de Deus. “Peço que as pessoas continuem perseverantes na busca da verdade, que amem a Deus sobre todas as coisas e a seus irmãos”.
Humildade – João de Deus é discípulo do santo católico Inácio de Loyola, fundador da ordem religiosa Companhia de Jesus, mesma ordem do cardeal Jorge Mario Bergoglio, o atual papa Francisco. João de Deus acredita que o pontificado de Francisco será revolucionário em todos os sentidos e a humanidade viverá um tempo de paz pela missão desse Papa. “Desde que recebeu sua missão, ele cultiva o bem, a simplicidade e o amor aos humildes. Uma pessoa digna e capaz de difundir o amor por onde passa. O Grande Arquiteto do Universo colocou um homem discípulo de Dom Inácio, um cavaleiro que vai disseminar o amor e a caridade em todo o mundo”.

Fé e vontade de viver
A paulistana Carla Gagliardi veio esta semana com a filha Rafaela Gagliardi Coelho, de 14 anos, para Abadiânia. A adolescente de sorriso fácil e cativante desenvolveu um tipo muito raro e agressivo de tumor cerebral diagnosticado em novembro do ano passado. O tumor identificado pelos médicos inicialmente era do tipo ependimoma cerebral, e a menina ficou logo bastante debilitada. As 30 sessões de quimioterapia lhe ceifaram os cabelos loiros e bem cuidados.
A amiga de Carla, Alessandra Martins, que acompanha mãe e filha na Casa Dom Inácio, disse a ela que havia ouvido falar muito de um médium de Abadiânia, que Deus operava milagres através dele e que tinha muita fé que ele poderia ser a solução para o problema de Rafalela.
“Eu e minha cunhada estávamos saindo do Hospital Sírio Libanês (em São Paulo) e no hall de entrada vimos o João de Deus. Eu não acreditei no que eu via. Chegamos até ele e, aos prantos, eu disse que Deus havia colocado ele ali naquele momento”, relata Carla. A mãe de Rafaela disse que explicou a João de Deus o problema da filha e rogou por ela, que era “seu bem mais precioso”.
Carla relata que João pediu uma foto de Rafaela e a colocou entre as mãos. “Nesse instante seus olhos sempre azuis ficaram como que translúcidos. Parecia que o interior dele não estava ali. Logo depois ele voltou ao normal, disse que naquele mesmo dia iria em espírito até nossa casa visitar minha filha e que estivéssemos vestidos de branco em comunhão espiritual com ela”.
Para aumentar a sensação de que algo estava se operando a favor de Rafaela, sua mãe recebeu a ligação de um médico da equipe dizendo que resultados histológicos revelavam que havia acontecido uma alteração no tumor da menina e que o diagnóstico passara a ser astrocitoma pilocítico, grau I, portanto um tumor menos agressivo que o anterior.
Conversar com Rafaela é um exercício de amor à vida. Ela, leitora voraz, fala de seus sonhos e de sua esperança de se curar. A mãe relata que ela mostra às amigas o vestido de noiva que faz parte de seus sonhos, que ela quer viajar pelo mundo e ser médica. Quando é perguntado a ela o que mais quer nesse instante, a resposta é simples e envolvente: “quero viver, simplesmente”. Impossível conter a emoção diante da resposta e confesso que chorei copiosamente, pedindo perdão a elas, é claro, por não segurar.

Cidade descuidada
A aparência da cidade de Abadiânia contrasta com a atmosfera de paz e cuidados da Casa Dom Inácio. Ruas esburacadas, abandono de prédios públicos, árvores mutiladas. Uma visão de terra arrasada difícil de conceber para um lugar mundialmente conhecido como referencial de paz e harmonia.
Os buracos nas principais vias parecem as crateras da lua e oferecem perigos a pedestres, além de comprometer a manutenção dos veículos. Na última semana, uma mulher canadense que vive em uma cadeira de rodas caiu em um buraco à noite e machucou o rosto. Como não conseguia se levantar sozinha, ficou no buraco por mais de meia hora até ser resgatada por pessoas que ouviram seus gritos.
O prefeito Wilmar Arantes (PR) parece ter satisfação em estar em rota de colisão com as pessoas da cidade. Não recebe ninguém e diz que sua eleição lhe dá legitimidade para administrar como bem quiser. Na última semana se deu ao luxo de tirar alguns dias de folga e ir descansar nas águas termais de Caldas Novas. A reportagem o procurou em seu celular 9937-xxxx por três dias sem conseguir encontrá-lo.
Centro de fé mudou a cidade
Desde 1976 João de Deus se mudou para Abadiânia. Primeiro ocupou um pequeno galpão que em poucos meses se mostrou ínfimo para abrigar o trabalho que era desenvolvido. Nessa época, o prefeito de então, Hamilton, se lembra que a economia se baseava apenas na agropecuária rudimentar e a cidade era quase uma currutela.
“Quando o João veio para Abadiânia não era nem o arremedo do que é hoje. A média é de um táxi para cada 3.000 habitantes. Como nossa população fixa é de aproximadamente 15.600 habitantes, segundo o último censo, o normal seriam três táxis darem conta do serviço. Pois com a Casa Dom Inácio aqui existem 37 táxis servindo principalmente a população flutuante que vem se avistar com João de Deus”, comenta.
A disposição de hotéis e pousadas também segue o mesmo padrão de dependência da Casa Dom Inácio. Hoje estão em funcionamento 27 pousadas e 1.500 leitos disponíveis para abrigar as pessoas que acorrem ao médium. “Fica tudo lotado sempre. É uma das maiores taxas de ocupação hoteleira do Centro-Oeste”, comenta Hamilton.
O artesão Marcos Cunha deixou seu trabalho em Cristalina e abriu um pequeno comércio em Abadiânia, bem na rua que dá acesso à Casa Dom Inácio. “Vendo cristais que lapido e outras obras que faço. Não posso me queixar e as perspectivas para o futuro são muito boas”.

Testemunho internacional
Andando pelos jardins da Casa Dom Inácio é possível se deparar com pessoas das mais variadas origens e motivos de estar ali. Alguns buscam conforto espiritual e equilíbrio para suas vidas, quase sempre vêm com alguma inconsistência espiritual que tem em João de Deus um espírito pacificador.
É o caso do locutor comercial paulistano Álvaro Magaldi, que a cada três meses deixa as atribulações da Pauliceia Desvairada para se refugiar no campo energético de Abadiânia. “Sempre que posso deixo a loucura de meu trabalho para recuperar a paz que meu espírito necessita. Não venho atrás de cura nem de indicações para meu destino. Venho apenas buscar paz para mim e para os meus familiares”. O operador da Bolsa de Valores conta que a atmosfera do lugar é única e a visão do vale que se descortina nos fundos onde há um mirante compensa a vinda. Ele atribui a energia do lugar também à grande concentração de cristais que existem no subsolo de onde está instalada a Casa Dom Inácio.
Os franceses Emannuel Philipe e Marc Boyé vieram com outros 16 amigos também franceses. A maioria está na cidade pela primeira vez e Emannuel conta que foi ele o responsável pela vinda do grupo e que esta é a terceira vez que vem ao Brasil especificamente para Abadiânia. Emannuel testemunha ter sido curado de dois tumores no fígado e em um dos rins em 2010.
“Estava desenganado pelos médicos de Toulouse e os prognósticos eram de poucos meses de vida. Já tinha ouvido falar em João de Deus e das curas que se operam através dele. Deixei tudo na França e vim em busca de uma resposta. Entrei na fila, pedi para ser atendido até chegar minha vez. O resultado é que após uma cirurgia fiquei curado e posso testemunhar que a ação de Deus em minha vida me restituiu a saúde. Hoje tenho forças para difundir esse milagre em minha terra e trazer outras pessoas que buscam conforto físico e espiritual”, explica.
O episódio da cirurgia, narra Emannuel, aconteceu logo que ele chegou à presença de João de Deus incorporado pelas entidades espirituais que agem por seu intermédio. “Lembro que perdi os sentidos e uma luz muito forte invadiu minha visão. Tinha a nítida impressão de estar sendo mexido em meu interior. Acordei 24 horas depois na cama e não sentia mais nada. Podia me movimentar normalmente, coisa que não conseguia há meses. Antes eu achava que o poder de Deus através de um homem iluminado podia se operar e curar pessoas. Hoje tenho certeza e difundo essa consciência”.
A paz é companheira da alegria
Outros casos emocionantes podem ser vistos pelos jardins da Casa Dom Inácio. Tairis Taís Corrêa e a filha Maria Corrêa vieram com a avó Estela Corrêa para Abadiânia em busca de paz espiritual. Nem precisavam, é o que demonstram. A garotinha encanta com seus trejeitos e brincadeiras e nem liga estar atrelada a uma cadeira de rodas. Nascida com uma enfermidade congênita denominada mielomeningocele, que afeta a espinha dorsal e paralisa os sentidos da cintura para baixo.
A pequena Maria brinca com um picolé sabor Napolitano (creme, chocolate e morango), dissipando o calor dessa época do ano. Lambe o picolé, dá bicotas e distribui sorrisos com toda inocência e alegre simplicidade. Quem inventa motivos para ficar deprimido e não sorver a vida em grandes goles deve se mirar nesses exemplos para ver que os simples sentidos são uma dádiva capaz de enternecer corações. Ver, ouvir, sentir, brincar, sorrir, viver. Coisas que somente quem está vivo pode dar testemunho e irradiar paz.
Essa é a busca da dinamarquesa Lini Jacobs que está há um mês em Abadiânia. Com a ajuda de um intérprete, ficamos sabendo que ela viu um documentário na Dinamarca sobre a Casa Dom Inácio e sobre João de Deus. Não teve dúvidas: deixou tudo e se mudou para uma temporada na Casa em busca de paz interior. Só isso.
Sempre que lhe é permitido, Lini passa pelo “banho de cristais”. Trata-se de uma exposição a um conjunto de cristais colocados na ponta de emissores de luz que criam um campo energético de indescritível sensação. Este repórter teve a oportunidade de experimentar e passou pela experiência. O ambiente é de completo silêncio, só quebrado por uma música instrumental bem suave. Deitado e com os olhos cobertos por uma faixa de tecido branco, a exposição dura aproximadamente 30 minutos. Quando se levanta a pessoa sente uma sensação de leveza mental que só quem experimenta pode testemunhar, impossível descrever.
Médico, médium e operário da fé
O clínico-médico Marcel Andreoni é diretor-clínico no Hospital Vitória Pavan, em Cornélio Procópio, no Paraná. Algumas semanas durante o ano, ele deixa seus afazeres na medicina tradicional e vai para Abadiânia dar sua cota de contribuição para as obras de assistência espiritual lideradas por João de Deus.
Quando indagado sobre como a medicina científica e tradicional avalia os tratamentos espirituais como os que são feitos na Casa Dom Inácio, a resposta é rápida, porém pensada. “A medicina é um dom de Deus. Todo conhecimento do ser humano é uma graça que Deus concede aos homens e podemos aplicar como médicos ou médiuns sob permissão de Deus para curar enfermidades e dar paz a quem necessita. O importante é que quem cura é Deus, somente”.
O cerne da questão é a crença de que a força de Deus age possibilitando dar saúde, paz e alegria às pessoas. Acreditar é o fundamental, segundo o doutor Marcel Andreoni. “Para quem acredita nem uma palavra é necessária e para quem não acredita, nem todas as palavras servem para fundamentar sua incredulidade”.
A tão almejada saúde que busca a maioria dos que acorrem à Casa Dom Inácio tem fundamentos claros, de acordo com o médico. “O básico é que saúde é o equilíbrio entre o corpo e a mente. Entre a parte fisiológica e o espírito. Esse é um conceito amplo que é aceito até pela Organização Mundial da Saúde. Se surge um desequilíbrio, surgem as mais variadas doenças”.
Esse equilíbrio, ensina o médico Marcel, está completamente fundado “nos ensinamentos deixados há mais de 2000 anos pelo Mestre dos Mestres” e que estão disponíveis para todos. “O que nós buscamos é essencialmente um mundo melhor e a chave para alcançarmos isto é a caridade. Eu tento com exemplos viver na simplicidade e recomendo às pessoas que também busquem a simplicidade e o serviço ao próximo como formas de satisfação do espírito”. Aos médicos, ele recomenda que acreditem ser possível a força de Deus agir em benefício das pessoas através deles.
Outro médico, Rômulo Mêne, também é frequentador da Casa Dom Inácio. Mêne é um dos mais conceituados cirurgiões plástico do Brasil e mundialmente reconhecido. Já fez retoques em princesas, atores globais, cantores, políticos, estrelas e astros de Hollywood, jogadores de futebol e pessoas abastadas das grandes cidades brasileiras. Sua clínica é em Ipanema, a princesinha do mar, imortalizada por Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Rômulo Mêne estava na quinta-feira na Casa Dom Inácio acompanhando a esposa e o filho e também a embaixadora das Filipinas no Brasil. O filho dele passou por uma cirurgia no olho e ficou completamente curado de um ceratonona ocular. “Após o tratamento feito com João de Deus, meu filho foi consultado por especialistas nos Estados Unidos que diagnosticaram a cura e não há mais indicação cirúrgica para seu caso”.
Ele lembra que até o cirurgião Ivo Pitangui, um dos papas da plástica no mundo, já se tratou com João de Deus. “Além da atmosfera reconfortante, temos um trabalho filantrópico de primeira grandeza aqui. Uma atividade dessas aproxima as pessoas de Deus e nos faz acreditar mais que a grandeza espiritual existe”. (05/05/13)
…………………………………………….

Justiça suspende médico
Justiça impede que médico sexagenário acusado de abuso sexual em Inhumas exerça profissão por 90 dias: sob suspeita

ANTÉRO SÓTER
O Juiz Pedro Silva Corrêa, atendendo pedido feito pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) dia 30,  determinou que o médico ginecologista Itamar Cristino de Figueiredo, de 65 anos, seja afastado de suas funções pelos próximos 90 dias. A medida foi tomada em função de o médico sexagenário ter sido denunciado por duas primas, ambas de 15 anos, de abuso sexual contra ambas, no Hospital da Mulher de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia.
De acordo com a denuncia, uma das garotas estava internada por causa de uma infecção urinária e o ginecologista, conforme relato da mesma. teria lhe dado um beijo na boca e a tocado nos seios e na virilha. A outra adolescente é prima da paciente e pernoitou com ela no hospital. Ela diz que o médico teria acariciado sua barriga e também tentado beijá-la na boca.
O suposto abuso aconteceu no dia 15 de abril deste ano, no Hospital da Mulher. Segundo ela, o médico tocou nos seus seios e virilha, além de lhe dar um beijo na boca. Mas somente no dia 2 o caso foi parar na Delegacia de Polícia de Inhumas.
A mãe da menina que estava internada  revela que no mesmo dia a filha ligou nervosa para ela, pedindo que a buscasse. "Estranhei porque ela ainda não tinha recebido alta. Cheguei a ligar para a enfermeira, mas ela me disse que estava tudo bem", diz. Mais tarde, a mulher esteve no hospital e a filha, de fato, acabou liberada. Ao chegar à unidade de saúde, a irmã dela lhe contou do ocorrido. "Fiz um escândalo danado e saímos direto do hospital direto para a delegacia", afirma.
O médico Itamar Cristino de Figueiredo, por sua vez, garante que todas as acusações feitas a ele são falsas e caluniosas. Ele alegou que a paciente deve ter se confundido. "Isso não é verdade. Nunca abusei de ninguém. Não devo e vou provar que sou inocente. A porta da enfermaria fica aberta. Nunca estuprei ninguém e estou com a consciência tranquila", disse o médico, que ressaltou ter 35 anos de profissão.
O ginecologista diz que lamenta a decisão da Justiça de afastá-lo temporariamente das suas funções e afirma que está sendo vítima de difamação. Para ele, seu afastamento "foi intempestiva e inadequada. Decidiram sem me ouvir, sem me perguntar, sem ouvir meu depoimento. Vou prestar as declarações necessárias e provar que sou inocente", argumenta.
ATÉ O FIM
A mãe da jovem contou que dois dias após a filha sair do hospital, o advogado de Itamar, José Pacheco Júnior, que também é vereador na cidade, e um irmão do médico foram até a sua casa. Eles tentaram argumentar que a filha poderia ter se enganado e interpretado a situação de forma errada. "Interpretado mal? Desde quando beijar na boca é carinho entre médico e paciente?", questiona a costureira.
Segundo ela, os dois pediram que a denúncia fosse retirada porque o ginecologista estaria sendo ameaçado de morte. A mulher não acreditou na história e disse que vai seguir em frente com o processo. "Isso já não é problema nosso. Quero que seja feita justiça. Vamos até o final com tudo isso", ressalta.
MÉDICO NEGA
Itamar Cristino de Figueiredo prestou depoimento na quinta-feira (2) na Delegacia de Polícia Civil de Inhumas e negou que tenha abusado das duas adolescentes. Ele estava acompanhado do advogado José Pacheco Júnior
Segundo o delegado Humberto Teófilo de Menezes Neto, responsável pelo caso, Itamar estava bastante tranquilo e alegou que foi "mal interpretado”. Ele afirmou ainda que não tocou nas partes íntimas da vítima, nem tentou beijar a outra garota.
Na próxima segunda-feira (6), dando prosseguimento às investigações, o delegado  começar a ouvir cerca de 130 pacientes do médico. "Vamos intimar mulheres que foram atendidas por ele nos últimos três meses para saber se houve algum caso parecido", explica. Ele adianta que pretende remeter o processo ao Judiciário até o final da semana que vem.
A menina, que sonha cursar medicina e fazer especialização em clínica geral, está sendo submetida a um tratamento psicológico. Ela acredita que só recebeu alta hospitalar por causa do suposto abuso, pois, segundo afirma, ainda sente dores por conta da infecção. "Ainda não estou bem. Às vezes, minha barriga dói. Tenho que procurar outro ginecologista, mas dessa vez será mulher", afirma. (04/05/13)

…………………………………………
Opinião -Criação de uma especialidade médica não é a solução para situação da emergência no Brasil

ANTONIO CARLOS LOPES
Em contraste às excelentes resoluções que vem implementando nos últimos tempos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se equivoca ao aprovar uma proposta de criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência. É fato que esse campo da medicina poderia receber mais atenção das autoridades brasileiras e ser contemplado, por exemplo, com maior carga horária na graduação. Com o devido respeito, ao tomar essa decisão, o CFM acabou não adotando a postura que lhe é peculiar.
No sistema de saúde brasileiro o atendimento das Urgências e Emergências não oferece aos profissionais da saúde a infraestrutura necessária, além de faltarem políticas públicas sólidas para garantir qualidade na assistência aos cidadãos. E a criação de uma nova especialidade seria mais um paliativo ineficaz para reverter o quadro.
Primeiramente é preciso entender que no Brasil a Urgência e Emergência é, por excelência, uma área multi e interdisciplinar que envolve diversas disciplinas acadêmicas e diferentes especialidades representadas pelo Conselho de Especialidades da Associação Médica Brasileira (AMB). Nesse sentido, não precisamos de um indivíduo com especialização em emergências, mas sim de uma equipe qualificada e preparada para suprir as demandas desse atendimento. Criar uma nova especialidade seria exagerar na fragmentação e compartimentalização do saber médico.
Um cirurgião, por exemplo, não tem formação para tratar arritmia cardíaca ou infarto do miocárdio com a mesma competência que um especialista em Cirurgia Cardíaca. E a academia, templo do saber, também não tem como qualificar o indivíduo para o exercício de uma Medicina de Urgência e Emergência que envolve todas as especialidades médicas.
É preciso lembrar que, há algum tempo, a Associação Médica Brasileira com muita competência elaborou os princípios e conceitos que devem caracterizar uma especialidade médica. E estou certo de que as entidades hoje vinculadas à AMB não podem estar ombreadas a uma outra que não atenderia a essas exigências, como é o caso de uma possível especialidade de Medicina de Urgência e Emergência. Apenas para citar um exemplo, a Cardiologia é uma das especialidades que possui sua área de emergência muito bem estruturada, servindo inclusive de modelo para outros países.
Por fim, atesto com firmeza que essa decisão apenas traria aos profissionais a exigência de obtenção de um título de especialista para trabalhar em prontos-socorros e serviços de emergência, o que, na prática, significaria mais investimento de tempo e dinheiro, sem nenhuma garantia de qualidade. Um problema também de natureza ética, uma vez que indivíduos não portadores do título de especialista teriam problemas para exercer a profissão, podendo ser inclusive envolvidos em questões éticas junto aos seus conselhos regionais e até mesmo na justiça comum.
É preciso pensar de maneira ampla e menos míope, sem que interesses outros possam permear a proposta da criação de uma especialidade de Medicina de Urgência e Emergência. Felizmente ainda não há nada definido. O parecer do CFM é apenas uma etapa para um eventual – e equivocado – reconhecimento da Especialidade de Urgência e Emergência. A proposta ainda requer aprovação da Comissão Mista de Especialidade (formada por representantes do CFM, Comissão Científica da Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica). Espero que, tanto a AMB, quanto a CNRM não retifiquem essa distorção.
(Antonio Carlos Lopes,presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica) (04/05/13)

………………………………………………
JORNAL OPÇÃO

Credeqs pode ser fundamental para Marconi Perillo recuperar a popularidade

O grande trunfo do governo de Marconi Perillo (PSDB) são as obras de infraestrutura, notadamente a recuperação da malha rodoviária do Estado. Ao mesmo tempo, a construção de novas rodovias. A senadora Lúcia Vânia (PSDB) diz que tem viajado pelo Vale do Araguaia e pelo Vale do São Patrício e que há frentes de obras em vários lugares. “A recuperação das rodovias é visível”, afirma. “E mais: o trabalho é de qualidade.”

Com a informação de que há um esforço especial para recuperar a malha rodoviária mais rapidamente, depois de um período lento, devido às chuvas, o jornal consultou marqueteiros e pesquisadores e perguntou: a infraestrutura funciona como carro-chefe de uma campanha eleitoral? Os entrevistados disseram que em relação à infraestrutura, sobretudo asfalto e saneamento básico, há um fenômeno curioso: quando está ruim, sobretudo muito ruim, tira voto. Mas, uma vez recuperada, rende votos, mas não muitos.

Os marqueteiros asseguram que a construção de vários Centros de Recuperação para Dependentes Químicos, Credeqs, em pontos cruciais do Estado e desde que funcionem bem, pode render mais votos, portanto popularidade, do que a recuperação das estradas.
Os Credeqs são praticamente um clamor da população de todo o Estado. O número de dependentes de drogas, como crack e cocaína, é crescente e as famílias não têm condições de cuidar deles e não têm amparo de qualidade atualmente no sistema de saúde pública. Então, Credeqs funcionando bem, com atendimento semelhante ao Crer (Centro de Recuperação Antônio Santillo, para fins ortopédicos), em Goiânia, será o cartão de visita de que o governo de Goiás efetivamente se preocupa com os indivíduos, com aqueles que sofrem diretamente (os dependentes) e indiretamente (as famílias). 05/05/13
…………………………………………………………
SAÚDE BUSINESS WEB

7 eixos compõe a agenda regulatória da ANS

Segundo a Agência, a agenda implantada no biênio 2011-2012 teve avanços somando 28 projetos, 24 deles totalmente concluídos até dezembro de 2012. Outros quatro tiveram o escopo ampliado e continuam sendo desenvolvidos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança a nova Agenda Regulatória para o biênio 2013-2014. A nova Agenda estabelece sete eixos temáticos, que definem as ações e os projetos prioritários que a ANS irá implementar neste período.
Os sete eixos temáticos da Agenda Regulatória 2013-2014 são:
-Garantia de acesso e qualidade assistencial
-Sustentabilidade do setor
-Relacionamento entre operadoras e prestadores
-Governança regulatória, Incentivo à concorrência
-Garantia de acesso à informação
-Integração da Saúde Suplementar com o SUS
De acordo com comunicado da Agência, a primeira Agenda Regulatória da ANS, implantada no biênio 2011-2012, teve avanços significativos somando 28 projetos, 24 deles totalmente concluídos até dezembro de 2012. “Os outros quatro tiveram o escopo ampliado e continuam sendo desenvolvidos pela ANS”, afirmou.
A Agenda Regulatória 2013-2014 foi submetida a consulta pública, discussão na Câmara de Saúde Suplementar e consulta interna na ANS. Desta forma, contou com a participação de  diversos setores da sociedade (consumidores, órgãos de defesa do consumidor, médicos, prestadores de serviços, operadoras e suas entidades representativas).
Para mais detalhes, clique aqui. (http://www.ans.gov.br/index.php/aans/transparencia-institucional/2025-agenda-regulatoria2) 04/05/13

……………………………………………….

O POPULAR

Dengue não recua
As informações da Secretaria de Estado de Saúde a respeito da disseminação da dengue em Goiás não permitem despreocupação, pois na verdade a epidemia persiste e tanto é assim que mais cinco novos óbitos vieram a se acrescentar aos 12 que já estavam registrados neste ano, passando a 17. Há ainda outras 50 mortes em investigação.
A situação piorou no interior do Estado. A Secretaria de Saúde percebe que estão se verificando falhas na atuação das secretaria municipais, pois se constatou que em 66% dos casos houve manejo clínico inadequado e desleixo de muitos pacientes.
Em Goiânia caiu o número de óbitos, mas é preciso que se atente para este dado: já foram diagnosticados neste ano, ou seja, em pouco mais de quatro meses, 50 mil casos da doença, 5 mil a mais do que em todo o ano de 2010, que tinha sido o pior desde que a dengue vem atacando com tamanha força.
Descuido de pacientes que demoram a procurar socorro médico e falhas de organismos de saúde são injustificáveis, considerada a gravidade dessa situação. Há que se adotar um rigor extraordinário para impedir que o cerco da dengue aperte ainda mais, criando uma situação dolorosa para todos os goianos.
A prioridade da saúde pública exige vigilância em dimensão que ainda não foi adotada em Goiás, apesar do início do período de seca, no qual a proliferação do mosquito transmissor tende a diminuir. (05/05/13)
…………………………………………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©