Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 06/12/17

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Polícia Federal prende quatro na segunda fase da Operação Marcapasso
Pacientes continuam a reclamar de problemas para obter os chequinhos de exames
Bebê de seis meses com pneumonia espera há uma semana por internação, em Goiânia
Mulher que teve de arrancar os próprios dentes é convocada a depor na CEI da Saúde
Vereadora anuncia que vai entrar com pedido de impeachment contra Iris
Goiás está entre os estados com maior número de cirurgias eletivas pendentes no país
Especialistas sugerem notificação obrigatória de mortes em cirurgias de lipoaspiração
Câmara mantém opção por cesariana apenas após 39ª semana de gestação

TV ANHANGUERA/TOCANTINS

Polícia Federal prende quatro na segunda fase da Operação Marcapasso
http://g1.globo.com/to/tocantins/bom-dia-tocantins/videos/t/edicoes/v/policia-federal-prende-quatro-na-segunda-fase-da-operacao-marcapasso/6338157/
………………………………


TV ANHANGUERA/GOIÁS
Pacientes continuam a reclamar de problemas para obter os chequinhos de exames
http://g1.globo.com/goias/videos/t/ja-1-edicao/v/pacientes-continuam-a-reclamar-de-problemas-para-obter-os-chequinhos-de-exames/6338266/

…………………………………….

Bebê de seis meses com pneumonia espera há uma semana por internação, em Goiânia
http://g1.globo.com/goias/videos/t/bom-dia-go/v/bebe-de-seis-meses-com-pneumonia-espera-ha-uma-semana-por-internacao-em-goiania/6337815/

……………………………….

Mulher que teve de arrancar os próprios dentes é convocada a depor na CEI da Saúde
http://g1.globo.com/goias/videos/t/bom-dia-go/v/mulher-que-teve-de-arrancar-os-proprios-dentes-e-convocada-a-depor-na-cei-da-saude/6337822/

………………………..


JORNAL OPÇÃO

Vereadora anuncia que vai entrar com pedido de impeachment contra Iris
Por Mayara Carvalho
 
Dra. Cristina Lopes (PSDB) diz que até a próxima terça-feira, 12 de dezembro, vai protocolar o requerimento, a menos que o prefeito afaste a secretária de saúde do cargo
Na manhã desta quarta-feira (6/12), a vereadora Dra. Cristina Lopes (PSDB) anunciou que até a próxima terça-feira, 12 de dezembro, vai protocolar pedido de impeachment do prefeito Iris Rezende, a menos que o chefe do Executivo tome a decisão de afastar do cargo a secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.
“Eu espero do prefeito uma resposta com a substituição da atual secretária e que ele venha a público dizer quais serão as estratégias para que a saúde volte a funcionar plenamente”, afirmou.
Segundo a vereadora, o embasamento jurídico do pedido seria a omissão de Iris Rezende e a falta de atendimento adequado com recursos entrando em caixa regularmente como comprovaram os relatórios da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.
Dra. Cristina lembra que qualquer cidadão tem o direito de entrar com a representação e que o mais importante é o conteúdo do pedido de impedimento, já que o texto precisa ser aprovado em plenário.
“São várias pessoas que estão nessa situação de falta de tratamento odontológico e outras tantas que estão no corredor da morte. Pessoas com câncer, com problema renal, com diabetes. Essa população que está desesperada em busca de tratamento de saúde, pra mim é motivo mais que suficiente para pedir o impedimento do prefeito”, pontuou.
Caos
Diante da situação precária da saúde em Goiânia, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi instaurada para investigar os problemas da pasta. A denúncia mais recente, mostra que o  atendimento odontológico em Goiânia está suspenso há vários meses, mesmo diante da normalidade do repasse do Ministério da Saúde, que envia R$ 200 mil ao mês para a prefeitura realizar o serviço.
Na última segunda-feira (4/12) a comissão aprovou um requerimento pedindo o afastamento imediato da secretária.
Os problemas na saúde viraram até caso de polícia. A Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Dercap) abriu inquérito policial para investigar possíveis crimes na suspensão do atendimento odontológico nas unidades de Saúde da capital.
……………

RÁDIO CBN/GOIÂNIA

Goiás está entre os estados com maior número de cirurgias eletivas pendentes no país

http://linearclipping.com.br/cfm/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=44052615
……………..

AGÊNCIA CÂMARA

Especialistas sugerem notificação obrigatória de mortes em cirurgias de lipoaspiração

Especialistas defendem a obrigatoriedade de notificação em casos de morte em decorrência de complicações em cirurgias de lipoaspiração. O preenchimento inadequado de certidões de óbito pode estar mascarando a verdadeira quantidade de mortes causadas pelo procedimento, afirmam debatedores.
Em audiência pública realizada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Seguridade Social e Família, o dermatologista Érico Pampado di Santis, representando a Sociedade Brasileira de Dermatologia, destacou a dificuldade de se obter informações relacionadas ao assunto.
Uma pesquisa realizada por ele indicou que 102 pessoas morreram por causa do procedimento em menos de 30 anos. Até o primeiro trimestre deste ano foram 6 óbitos, segundo dados retirados de notícias divulgadas pela imprensa. Mas ao verificar as certidões com a causa da morte, não foi possível analisar a verdadeira causa de óbito, devido ao preenchimento impreciso de mais de 90% dos documentos.
Nós propomos que se faça um projeto de lei para notificação obrigatória, compulsória de casos de complicações e mortes na lipoaspiração. Só assim nós vamos conseguir ter um número real, ter um levantamento das causas que levaram aos óbitos e, com isso, a realização de protocolos de segurança. Aí nós vamos conseguir ter dados concretos para prevenir mortes futuras , argumentou.
Dentre as cirurgias estéticas, a lipoaspiração é a mais realizada em todo o mundo. No ano passado foram mais de 200 mil apenas no Brasil, ficando atrás somente das cirurgias de mamas.
As mulheres são as que mais se submetem à lipoaspiração. A cirurgia é usada para retirar o acúmulo de gordura em várias partes do corpo, como nas bochechas, braços, coxas, e na cintura. Mas o que tem preocupado são as constantes notícias de mortes por causa da cirurgia.
Especialistas
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves, concorda com a notificação obrigatória, mas defende que o principal problema é a realização do procedimento por médicos sem qualificação em cirurgia plástica.
Nós temos 6 mil médicos especialistas em cirurgia plástica e 12 mil médicos realizando procedimentos de lipoaspiração sem serem especialistas em cirurgia plástica. E o que está acontecendo? Um grande número de óbitos sequenciais, famílias destruídas. Nós precisamos ter uma resolução no Conselho Federal de Medicina que estabeleça o exercício das especialidades médicas e precisamos ter uma interpretação da Lei de 1957 com a leitura do ano de 2017. A lei diz que para realizar procedimentos, o médicotem que ter qualificação , alertou.
Rosylane Rocha, do Conselho Federal de Medicina, explicou que pelo entendimento jurídico da atual legislação não é possível limitar a atuação da medicina somente para médicos com título de especialização. Ela destacou que o Conselho faz a punição dos profissionais que causam danos aos pacientes, e que essa punição é mais grave quando o médico não tem especialização para o procedimento.
A deputada que pediu a audiência, Pollyana Gama (PPS-SP), entende que é necessário intensificar a fiscalização para que a lipoaspiração seja realizada por profissionais competentes e que a notificação compulsória, apoiada por todos os expositores na audiência, é uma alternativa para que o legislativo contribua para a redução das mortes ocasionadas pela lipoaspiração.
A população pode acessar um serviço de busca pelos médicos e suas especialidades pelo site www.portalmedico.org.br. Basta consultar pelo nome do médico ou seu registro no Conselho Federal.
………………

Câmara mantém opção por cesariana apenas após 39ª semana de gestação

Projeto rejeitado antecipava em duas semanas essa escolha
A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou o Projeto de Lei 5687/16, que assegura à gestante o direito de optar pela realização de parto cesariana após completar 37 semanas de gestação.
A proposta também já foi rejeitada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e será arquivada, a não ser que haja recurso contrário ao arquivamento.
O autor da proposta, deputado Professor Victório Galli (PSC-MT), pretendia refutar resolucao de 2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estabelece que a cesariana por opção da mãe somente pode ser realizada após a 39ª semana de gestação.
No entanto, o parecer da relatora, deputada Shéridan (PSDB-RR), foi contrário à proposta. Para ela, a resolução do CFM visa proteger a criança e a mãe. "Estudos que apontam que ainda ocorre desenvolvimento intrauterino considerável do feto entre a 37ª e a 39ª semana de gestação", disse.
Campeão de cesarianas
Shéridan ressaltou ainda que o Brasil continua a ser considerado campeão mundial de cesarianas, o que contraria todas as recomendações, tanto nacionais quanto internacionais.
"No Brasil, mais de metade das crianças vem ao mundo por meio de intervenção cirúrgica, o que não é natural", afirmou. "A cesariana é recurso salvador e tem indicações precisas, que são, resumidamente, risco de morte para a mãe ou a criança. Fora isso, apresenta mais perigos do que benefícios."
………………

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação