Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 08/06/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Mais rápido e barato, teste de Covid-19 desenvolvido pela UFG começa a ser aplicado por laboratório em Goiânia

Número de usuários de planos de saúde subiu mais de 1 milhão em um ano

Brasil registra 1.119 mortes em 24h e se aproxima de 475 mil vítimas de covid-19

Ocupação dos leitos de UTI para covid-19 na rede estadual goiana é de 91,52%

Covid-19: Goiás registra 90 mortes e 1.111 novos casos em 24 horas

Goiás recebe mais 79,5 mil doses da Pfizer nesta terça-feira (8/6)

Médicos do CFM participaram de reunião de “gabinete paralelo” com Bolsonaro

TCU desmente Bolsonaro: “Não há informações que apontem número menor de mortes por covid”

Governo ignorou carta e vacina mais barata

Fiocruz confirma chegada de mais um lote de IFA e garante estoque de vacina até julho

Mesmo autorizada, Sputnik não chegará de imediato

CPI da Covid: os principais momentos dos 42 dias de inquérito até agora

Surto em abrigo de Goiânia foi causado por uma linhagem da variante de Manaus

PORTAL G1

Mais rápido e barato, teste de Covid-19 desenvolvido pela UFG começa a ser aplicado por laboratório em Goiânia

Segundo a coordenação do projeto, ele custa R$ 145, cerca de metade do preço do RT-PCR, que é o mais usado, e o resultado fica pronto em torno de 4 horas.

Um teste contra a Covid-19 desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) já está sendo usado por um laboratório de Goiânia, desde a semana passada. Segundo a coordenação do projeto, ele custa R$ 145, cerca de metade do preço cobrado pelo RT-PCR, que é o mais usado, e o resultado fica pronto em torno de 4 horas.

O G1 pediu posicionamento para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nesta terça-feira (7), por e-mail, sobre a autorização para uso e comércio do teste e aguarda retorno.

O teste é chamado de RT-LAMP e foi desenvolvido depois de quase um ano de pesquisa. A coleta é feita com amostra de secreção do nariz, da mesma forma que o RT-PCR, considerado o teste mais eficiente para se detectar a Covid-19.

Enquanto a maioria dos laboratórios demora entre 24 horas e 48 horas para entregar os resultados, o resultado do RT-LAMP fica pronto em torno de 4 horas, segundo a coordenadora do projeto na UFG, Gabriela Duarte.

…………..

AGÊNCIA BRASIL

Número de usuários de planos de saúde subiu mais de 1 milhão em um ano

Os planos de saúde médico-hospitalares registraram, entre abril de 2020 e abril de 2021, um incremento de 1,05 milhão no total de usuários no país. Trata-se de um avanço de 2,2% no período.

Com esse crescimento, o Brasil alcançou 48,1 milhões de usuários. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é o maior número registrado desde julho de 2016. Atualmente, 737 operadoras estão em atividade e cerca de 19 mil planos estão ativos.

Os dados constam em informe da ANS divulgado hoje (7), com os números do setor relativos à abril. As informações completas também estão disponíveis na sala de situação, LINK 1 ferramenta de consulta atrelada ao portal da instituição.

Em números absolutos, os maiores ganhos de beneficiários foram registrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Considerando apenas o mês de abril, houve um incremento de 150,6 mil usuários em todo o país na comparação com março.

Também foi registrado avanço na cobertura de planos exclusivamente odontológicos. Entre abril de 2020 e abril de 2021, houve um crescimento de 7,5%. O número atual de beneficiários desses planos é de 27,6 milhões.

…………….

AGÊNCIA ESTADO

Brasil registra 1.119 mortes em 24h e se aproxima de 475 mil vítimas de covid-19

O Brasil registrou 1.119 novos óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. Com isso, o total de vítimas em toda a pandemia chegou a 474.614 nesta segunda-feira (07/6). A média móvel de mortes, que considera dados dos últimos sete dias, ficou em 1.664, número é 9% menor na comparação com 14 dias atrás. Apesar da tendência de queda, trata-se do mesmo patamar de março, quando o País iniciava a fase mais aguda da pandemia e desde então passou a manter a média diária de vítimas acima de 1,5 mil.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 39.712 novos casos, o que fez o total chegar a 16.985.812. A média diária de testes positivos ficou em 62.591, ou 5% a menos na comparação com duas semanas atrás. Segundo o Ministério da Saúde, o País tem 15.408.401 pessoas recuperadas e 1.101.403 em recuperação.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

…………..

A REDAÇÃO

Ocupação dos leitos de UTI para covid-19 na rede estadual goiana é de 91,52%

Goiânia – A rede estadual de Saúde de Goiás registra, na tarde desta segunda-feira (7/6), a marca de 91,52% de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com a covid-19. Restam apenas 49 vagas disponíveis em todos os hospitais estaduais, segundo dados da plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO) atualizada em tempo real

Do total de leitos disponíveis na rede estadual, apenas oito são em Goiânia, sendo seis no Hospital de Campanha, um no Hospital Alberto Rassi (HGG) e um no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). 

……………….

Covid-19: Goiás registra 90 mortes e 1.111 novos casos em 24 horas


Goiânia – Goiás registrou nas últimas 24 horas o total de 1.111 novos casos de covid-19 e 90 mortes em decorrência da doença, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) na tarde desta segunda-feira (7/6). Com as atualizações, o Estado soma desde o início da pandemia 622.790 casos da doença e 17.519 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus.

Segundo a pasta, no Estado há registro de 594.246 pessoas recuperadas da covid-19. Goiás tem 470.165 casos suspeitos em investigação, enquanto já foram descartados 280.757 casos.

Além dos 17.519 óbitos confirmados de covid-19 em Goiás até o momento, o que representa a taxa de letalidade do vírus em 2,82%, há 339 óbitos suspeitos que estão em investigação.

……………………….

Goiás recebe mais 79,5 mil doses da Pfizer nesta terça-feira (8/6)

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nas redes sociais, que Goiás receberá mais uma remessa de vacinas contra a covid-19 na madrugada desta terça-feira (8/6). “Chegam mais 79.560 imunizantes da Pfizer, todas serão utilizadas como 1ª dose”, escreveu. 

“Muitas cidades estão próximas da casa dos 50 anos. E baixando! E vamos diminuir ainda mais a idade. Vá preparando o seu braço”, completou o governador, no Twitter. A fala refere-se à atual etapa de vacinação em Goiás, que está imunizando a população por critério de idade. 

………………

UOL

Médicos do CFM participaram de reunião de “gabinete paralelo” com Bolsonaro

Dois médicos conselheiros do CFM (Conselho Federal de Medicina) participaram de uma reunião do “gabinete paralelo”, investigado pela CPI da Covid, no Palácio do Planalto, em setembro do ano passado, junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

A endocrinologista Annelise Mota de Alencar Meneguesso, conselheira federal pelo estado da Paraíba, e o urologista Luís Guilherme Teixeira dos Santos, conselheiro federal pelo estado do Rio de Janeiro, foram gravados falando ao microfone em um vídeo publicado na própria página de Bolsonaro no Facebook, no dia 8 de setembro de 2020.

Intitulado pelo presidente como “Audiência com movimento ‘Médicos pela Vida'”, o encontro reuniu diversos profissionais da saúde que, sem máscara e dentro de uma sala fechada, defenderam o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e o tratamento precoce -que também não existe. Houve quem levantasse, também, suspeitas sobre as vacinas.

Esse evento foi batizado de “gabinete paralelo” por senadores que investigam as ações do governo federal no combate à pandemia após testemunhas terem relatado que Jair Bolsonaro era assessorado por médicos de fora do Ministério da Saúde. Ao começar sua fala, Annelisse apresenta a si e a Luís Guilherme como conselheiros federais do principal órgão médico do país.

“A gente falou aqui o nome de muitas drogas, mas a gente tem que sempre frisar que o atendimento é sempre mais importante do que droga A ou droga B. A gente não quer fazer apologia a nenhuma droga, mas a gente quer que o paciente tenha o direito de ser diagnosticado precocemente e ter seu tratamento instituído precocemente”, disse a médica.

Já Luís Guilherme disse que há milhares de médicos ao lado do presidente lutando contra “um sistema”. “Hoje eu vejo para cada uma dessa pessoas que estão aqui e tantas outras que já passaram, presidente, estão lutando ao lado do senhor. Nós temos hoje dezenas, milhares de médicos que estão lutando contra um sistema que foi dado, e esse sistema é contra a vida, contra as pessoas, contra a sociedade. Nós médicos aqui hoje somos médicos de verdade”, afirmou.

A imunologista Nise Yamaguchi, que prestou depoimento à CPI, o deputado federal Osmar Terra e o virologista Paolo Zanoto, que defendeu a criação de um “shadow board” (“gabinete das sombras”, em tradução livre) para direcionar Bolsonaro, também estavam presentes na ocasião.

O CFM, em nota, disse desconhecer a existência da reunião e que a participação dos dois médicos conselheiros é de “inteira responsabilidade dos envolvidos” (leia a nota abaixo).

CFM, Médicos pela Vida e Bolsonaro

Esta não é a primeira vez que o nome do CFM aparece relacionado ao governo de Jair Bolsonaro. O conselho é alinhado às pautas defendidas pelo capitão reformado, principalmente no aval para médicos prescreverem tratamentos precoces para o combate à covid.

Apesar de diversas entidades médicas terem se posicionado contra o uso desses medicamentos, o CFM tem ressaltado que defende a decisão individual do médico e do paciente.

O CFM delega ao médico, junto com seu paciente, para que juntos decidam qual o melhor tratamento para covid-19. #VacinaBrasil

— CFM (@Medicina_CFM) March 27, 2021

Ao longo de 2020, o presidente do conselho, Mauro Ribeiro, encontrou-se com Bolsonaro para debater o uso da hidroxicloroquina contra a covid. Bolsonaro também já publicou um vídeo de Ribeiro atacando governadores do Nordeste que defendiam trazer médicos estrangeiros para ajudar na linha de frente dos hospitais na pandemia.

O conselho também se omitiu em relação à compra de vacinas contra a covid-19 e só publicou apoio aos imunizantes após pressão da opinião pública e de uma carta assinada por cerca de 20 médicos, ex-presidentes e ex-conselheiros do CFM. A carta pedia que o conselho se manifestasse a favor das vacinas e contra os tratamentos alternativos para covid-19.

Já a associação Médicos pela Vida, cujos representantes também participaram do encontro com Bolsonaro, tornou-se conhecida por capitanear a defesa de remédios comprovadamente ineficazes contra a covid, como a ivermectina, usada para piolhos e vermes, e a hidroxicloroquina.

A entidade foi uma das responsáveis pela divulgação de informes publicitários favoráveis ao tratamento precoce em oito jornais do país em fevereiro deste ano. A história foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

CFM e médicos falam em participação independente

Procurados pelo UOL, os médicos Annelise Meneguesso e Luís Guilherme Teixeira disseram que foram ao Palácio a convite do movimento Médicos pela Vida e não representavam o CFM, apesar de terem sido identificados como conselheiros federais.

“Não fomos pelo Conselho Federal de Medicina. Mas, na hora, em virtude do que estava sendo falado, uma vez que a transmissão foi pública, sentimos a obrigação de defender o parecer 04/2020, que defende a autonomia do médico de prescrever (ou não) o que achar necessário ao seu paciente”, disse Annelise Meneguesso à reportagem.

“Meu cargo como conselheira federal suplente é indissociável à minha pessoa, mas eu não estava pelo CFM. Estava como convidada do Movimento Médicos pela Vida”, concluiu a endocrinologista.

Luís Guilherme também disse ter sido convidado pela mesma associação. “Minha presença foi pessoal e por acreditar que o presidente pudesse ouvir quem trabalha na ponta atendendo as pessoas, respeitasse a autonomia do médico e pudesse melhorar os cerceamentos que muitos médicos estavam e estão ainda sofrendo nos municípios”, disse.

Ele também chamou a investigação do “gabinete paralelo” de “obra de ficção”. “Essa história de gabinete paralelo é uma obra de ficção, e as pessoas que ali estavam naquele dia foram para lá numa tentativa de mostrar o lado do médico, sem nenhuma gerência sobre o Executivo. Eu desconheço que tenha tido algum tipo de intenção em assessorar direto ou indiretamente o presidente. A reunião foi feita por médicos, em sua maioria, altruístas e com desejo de ajudar o país”, concluiu.

Leia a nota do CFM na íntegra:

“O Conselho Federal de Medicina (CFM) desconhece a existência dessa reunião. Caso tenha ocorrido, nunca houve convite formal ou indicação de representação pelo CFM para participação em encontros desse tipo.

A eventual participação, portanto, é de inteira responsabilidade dos envolvidos. O CFM não autoriza qualquer médico, seja conselheiro ou não, a falar em nome da autarquia, salvo quando houver indicação oficial.

Todos os convites institucionais recebidos pelo CFM são analisados pela presidência, que é responsável pela indicação oficial de representantes, quando é o caso.

O CFM reitera ainda que, desde o início da pandemia, tem incentivado e apoiado ações que visam a proteção da sociedade contra a covid-19.

Entre elas, estão, o distanciamento seguro entre as pessoas, o uso de máscaras e o reforço à higienização (lavagem das mãos e emprego do álcool gel), assim como a vacinação em massa dos brasileiros, no menor espaço de tempo possível”.

…………………

CORREIO BRAZILIENSE

TCU desmente Bolsonaro: “Não há informações que apontem número menor de mortes por covid”

Mais cedo, nesta segunda-feira (7/6), o presidente afirmou que um relatório do Tribunal de Contas da União revelaria que 50% das mortes registradas como sendo pelo novo coronavírus no Brasil não teriam sido causadas pela doença

Ingrid Soares

O Tribunal de Contas da União (TCU) desmentiu informação divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (7/6). Em nota, o tribunal ressaltou que não há informações de que o número de pessoas mortas no país seja menor do que o divulgado pelo Ministério da Saúde em relação à covid-19.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, escreveu o órgão.

Mais cedo, o mandatário afirmou que um relatório do TCU revelava que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o vírus. A declaração foi dada a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

‘Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União’, apontou.

“Devo divulgar hoje à tarde”

Bolsonaro disse ainda que divulgaria o documento na tarde desta segunda-feira. ‘Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. E como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de Whatsapp, etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender’, acrescentou.

Em abril, o mandatário voltou a colocar em dúvida o número de brasileiros mortos pela doença no país; total passa de 473 mil fatalidades. Ele disse ainda que é necessário averiguar a razão das unidades de terapia intensiva (UTIs) estarem cheias e se realmente se deve a casos da covid-19. “Parece que só se morre de covid. Você pode ver: os hospitais estão com 90% das UTIs ocupadas. Agora, o que a gente precisa fazer: quantos são de covid e quantos são de outras enfermidades”.

Em outra ocasião, teceu comentários semelhantes questionando os casos da doença. “Eu mandei o Ministério da Saúde, determinei para levantar o número de óbitos dos últimos cinco anos de certas doenças. Tem doenças que simplesmente o vírus acabou. Várias. Problema de coração parece que acabou no Brasil. Morre pouca gente. Morre de doença respiratória, pouca gente também. Tudo é covid-19”, destacou na data.

………….

Governo ignorou carta e vacina mais barata

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), acusou, ontem, o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro de serem os responsáveis pela morte de “pelo menos 80 mil brasileiros por omissão direta”, em razão da demora de dois meses para dar prosseguimento às tratativas com a de Pfizer para a aquisição de vacina contra covid-19.

Isso porque ficou comprovado — por meio de documento obtido pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e divulgado pelo site O Antagonista — que a carta enviada pela Pfizer, em 12 de setembro, chegou a Bolsonaro, sendo recebida e respondida pelo gabinete do presidente da República. A resposta foi protocolar, alegando que, em razão da natureza do assunto, o documento estava sendo direcionado ao Ministério da Saúde e à Casa Civil.

“Além dos 53 e-mails sem respostas, que foram encaminhados pela Pfizer ao governo brasileiro, o próprio presidente da República acusou o recebimento da carta” da Pfizer, disse Randolfe, emendando que o próprio mandatário “não deu importância a uma carta de uma farmacêutica responsável pela vacina com maior eficácia contra a covid-19 no planeta, neste instante”.

Em depoimento na CPI da Covid, o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, disse ter enviado carta a Bolsonaro e a ministros do governo reforçando a oferta de vacinas contra o novo coronavírus ao Brasil e pedindo urgência nas tratativas, mas só obteve sinalização para avançar nas negociações dois meses mais tarde.

O governo federal também recusou a compra, em agosto de 2020, de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer, a US$ 10, cada uma, metade do preço oferecido a países desenvolvidos como Estados Unidos e membros da União Europeia.

As últimas revelações dos documentos, na avaliação de Randolfe, trazem “todos os elementos para reafirmar o que já sabíamos” e concluir pela responsabilização do presidente da República e de figuras aliadas ao mandatário por erros cometidos no enfrentamento à pandemia. (BL)

……………….

O GLOBO

Fiocruz confirma chegada de mais um lote de IFA e garante estoque de vacina até julho

Segundo a instituição, lotes do insumo chegarão neste sábado

RIO – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta segunda-feira, que receberá nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), no sábado (12), para a produção da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. De acordo com a instituição, os insumos permitirão entregas semanais do imunizante ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde até o dia 10 de julho.

A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordo firmado com o governo federal. Contudo, a Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior do que a disponibilização do insumo.

Após mudança na coordenação de logística pelo Ministério da Saúde, a partir desta semana, as entregas de doses da vacina aos estados brasileiros ocorrerão em duas remessas. Às sextas-feiras elas chegarão ao estado do Rio de Janeiro e, aos sábados, serão destinadas ao almoxarifado central do Ministério da Saúde em São Paulo, de onde os imunizantes serão distribuídos aos demais estados.

Na última quarta-feira (2), a Fiocruz recebeu dois bancos, um de células e um de vírus, para a produção do IFA nacional da vacina contra a Covid-19. Os dois componentes formam a base para a produção do insumo, sendo considerados o “coração” da tecnologia para a produção da vacina, segundo a fundação.

Com isso, o Brasil poderá produzir o imunizante de Oxford/AstraZeneca sem depender da importação do IFA da China. Mas a produção do insumo nacional passa por uma série de etapas que podem durar “alguns meses”, informa a Fiocruz. A previsão é que as primeiras doses da vacina 100% nacional sejam entregues apenas em outubro, caso não haja contratempos.

Além do tempo estimado de produção, o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, e Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, informaram, em coletiva, que a fundação reduziu a previsão de entrega de vacinas no segundo semestre de 110 milhões para 100 milhões de doses. Anteriormente, a estimativa era que o total fosse produzido com IFA nacional. Agora, a projeção é que sejam entregues 50 milhões de imunizantes com produção 100% nacional e mais 50 milhões com insumo importado, que está sendo negociado.

………………….

Mesmo autorizada, Sputnik não chegará de imediato

Representantes do Consórcio Nordeste se reúnem hoje com fabricantes da vacina para definir entrega; processo até a imunização pode demorar 30 dias

MELISSA DUARTE E PAULA FERREIRA

Com a importação excepcional autorizada, com restrições, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina Sputnik V não chegará de imediato aos brasileiros. Não há, ainda, definição do cronograma de entrega de doses, e governadores terão que repactuar a compra com o Fundo Russo. Está prevista para hoje uma nova reunião de representantes do Consórcio Nordeste com os fabricantes da Sputnik V para definir a entrega. Ontem, secretários estaduais de saúde participaram de uma reunião com diretores da Anvisa para sanar dúvidas sobre o processo de importação da Sputnik V, que exige, entre outros pontos, a assinatura de um termo de compromisso. O trâmite completo até a vacinação de fato, segundo técnicos da agência, pode chegar a 30 dias.

A expectativa é que até a semana que vem os estados assinem o termo exigido pela Anvisa, mas o processo completo deve demorar mais, já que os detalhes de acompanhamento da imunização devem ser definidos em acordo com a Anvisa. Após a importação excepcional, deverá haver, ainda, a análise lote a lote das doses. “Uma das principais necessidades é o delineamento do estudo de efetividade e do monitoramento”, diz nota da agência.

Por enquanto, só adultos de 18 a 60 anos sem doenças prévias poderão receber a vacina. Entre as condicionantes da importação estão a não utilização em grávidas, puérperas e lactantes.

………………

BBC BRASIL

CPI da Covid: os principais momentos dos 42 dias de inquérito até agora

Desde que a CPI da Covid começou, no dia 27 de abril, a comissão já ouviu mais de dez testemunhas e teve centenas de requerimentos de informações.

Também teve diversas revelações sobre ações e omissões do governo federal durante a pandemia, testemunhas caindo em contradição, bate-boca entre parlamentares, senadores governistas fazendo perguntas com base em notícias falsas, oposição acusando depoentes de mentir e até um requerimento de convocação do Presidente da República.

Para quem não conseguiu acompanhar a intensa movimentação, a BBC News Brasil fez uma seleção dos principais momentos da CPI e das reportagens e análises sobre ela publicadas no nosso site.

Mandetta criticou Bolsonaro e disse que ‘410 mil vidas’ o ‘separam do presidente’

Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich foram os primeiros a prestar depoimento. Ambos deixaram o governo em meio à pandemia por discordâncias com Bolsonaro em relação à condução do combate à covid-19.

Mandetta afirmou à CPI, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve uma postura negacionista e tomou decisões ignorando a ciência e as informações prestadas pelo ministério, mesmo com o alerta de que isso poderia levar a milhares de mortes. Disse também que o presidente tinha um grupo de conselheiros paralelos que o assessoravam em questões relacionadas à pandemia.

O ex-ministro criticou o fato do presidente ter se posicionado contra lockdown e medidas de restrição de circulação. E acrescentou que Bolsonaro preferiu estimular o uso de remédios sem eficácia contra a doença a fazer uma campanha de conscientização da população.

“Hoje, 410 mil vidas me separam do presidente”, disse Mandetta, em referência às mais de 400 mil mortes por covid no país.

Mandetta afirmou que não foi diretamente pressionado pelo presidente a tomar medidas contrárias ao que era recomendado pela ciência, mas que foi publicamente confrontado, o “que dava uma informação dúbia à sociedade”.

“Sim, a postura (do presidente) trouxe um impacto (negativo). Você tem que ter, na pandemia, uma fala única”, afirmou.

Segundo o ex-ministro, o governo queria mudar a bula da cloroquina para incluir seu uso no tratamento da covid-19, mesmo sem que o remédio tenha eficácia no combate à doença. Essa informação foi depois confirmada pelo presidente da Anvisa, o militar Antonio Barra Torres.

As revelações de Mandetta acabaram sendo base para as principais linhas de investigação dos senadores nos dias seguintes.

O ex-ministro Nelson Teich foi mais contido nas críticas a Bolsonaro, mas confirmou que saiu do cargo após apenas 29 dias porque não tinha autonomia e porque o presidente insistia no uso da cloroquina e nas críticas às medidas de restrição de circulação.

Veja como foi depoimento do ex-ministro Nelson Teich

Atual ministro fugiu de perguntas e foi reconvocado

O atual ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também foi um dos primeiros a prestar depoimento, mas não deu todos os esclarecimentos que os senadores estavam esperando, deixando a maior parte dos questionamentos sem resposta.

Entre outras coisas, ele se recusou diversas vezes a responder se concorda com o presidente Jair Bolsonaro sobre o uso de cloroquina no combate à covid.

As constantes evasivas fizeram com que os senadores aprovassem, em 19 de maio, a sua reconvocação para a CPI. Seu novo depoimento deve ser nesta terça (8/6).

Presidente da Anvisa confirmou tentativa do governo de mudar bula da cloroquina

Em seu depoimento, o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, disse que não houve pressão direta de Bolsonaro sobre a agência para a aprovação da cloroquina para o combate ao coronavírus, mas confirmou que o governo queria mudar a bula da cloroquina e que isso foi levantado em uma reunião de ministros com o presidente, como havia dito Mandetta.

“Esse documento (uma minuta sobre uma possível mudança) foi comentado pela dra. Nise Yamaguchi, o que provocou uma reação até um pouco deseducada minha”, afirmou Barra Torres. “Só quem pode modificar a bula de um medicamento registrado é a agência reguladora do país (a Anvisa), mas desde que solicitado pelo detentor do registro.”

Ou seja, a mudança poderia acontecer se pedida pelos laboratórios que produzem a cloroquina, a partir da descoberta de que o medicamento tem também aquela – o que não aconteceu.

“Se a indústria descobre que o remédio tem essa função, isso representa um ganho para a sociedade e obviamente ganho de dinheiro para aquele laboratório. Então, uma pessoa física propor isso não tem cabimento”, afirmou Barra Torres.

Barra Torres também disse que o governo não interferiu na análise ou nas decisões da Anvisa sobre vacinas. Mas afirmou que a agência “recebeu muito mal” falas de Bolsonaro que criticavam vacinas e colocavam dúvidas sobre sua segurança.

“Misturar política e vacina não é adequado”, disse. “A população não deve se orientar por orientações dessa maneira (do presidente da República), mas pela orientação de órgãos técnicos que estão na linha de frente.”

Militar e indicado por Bolsonaro, Barra Torres chegou a ter a independência questionada após ser fotografado sem máscaras ao lado do presidente durante um ato em favor do governo na frente do Palácio do Planalto, em 15 de março de 2020.

À CPI, disse que se arrependeu do ocorrido e que na época a OMS (Organização Mundial de Saúde) indicava máscaras apenas para profissionais de saúde.

“É óbvio, em termos da imagem que passa, hoje vejo que se pensasse mais cinco minutos não teria feito”, afirmou. “Depois disso, nunca mais houve esse comportamento meu.”

Pfizer confirmou que governo rejeitou 70 milhões de doses

O ex-presidente da Pfizer no Brasil e atual CEO para América Latina, Carlos Murillo, deu detalhes da negociação da empresa com o governo Bolsonaro.

Segundo ele, o governo não respondeu a três ofertas de 70 milhões de doses de vacinas da Pfizer em 2020. Murillo disse que as ofertas, feitas em 14, 18 e 26 de agosto de 2020 foram simplesmente ignoradas.

O executivo afirmou que, caso essas ofertas tivessem sido aceitas, os primeiros lotes poderiam ter sido entregues ainda em dezembro daquele ano. Segundo Murillo, não houve atrasos até agora no cronograma de entrega da empresa. Ou seja, se o governo tivesse aceitado alguma das propostas, as primeiras vacinas da Pfizer teriam chegado ao Brasil ainda em dezembro de 2020 e a vacinação poderia ter sido iniciada com um pedido de aprovação da Anvisa para uso emergencial do imunizante.

Foi isso que aconteceu com a Coronavac, do Instituto Butantan, contratada pelo governo de São Paulo antes da aprovação da agência. A vacinação começou em 17 de janeiro, dia em que a Anvisa concedeu autorização de uso emergencial.

Em fevereiro, a Anvisa deu aprovação definitiva para a vacina da Pfizer. Mas o contrato com a empresa só foi fechado em março e a primeira remessa de cerca de um milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil no final do último mês de abril.

Outros países, como os EUA, fecharam o contrato de compra com a Pfizer antes da aprovação das agências regulatórias e começaram a vacinação após aprovação provisória.

Questionado sobre as dificuldades na negociação com o ministério da Saúde, Murillo afirmou que inicialmente “os temas complexos” eram relacionados à questão logística, mas quando a empresa ofereceu um novo método de armazenamento, o ministério apresentou novos entraves, dizendo que era preciso aprovação prévia da Anvisa.

O ex-ministro Eduardo Pazuello afirmou publicamente que o contrato tinha “cláusulas leoninas”.

“As condições que oferecemos para o Brasil são exatamente as mesmas que a Pfizer negociou com 110 países no mundo”, afirmou Murillo.

Por que Brasil poderia ter reservado doses de vacinas contra a covid-19 antes mesmo da aprovação da Anvisa

Depoimentos de Ernesto Araújo e Fábio Wajngarten geraram tumulto na CPI

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e o ex-secretário de Comunicações Fábio Wajngarten tiveram os depoimentos mais conturbados até agora, com acusações de mentiras e bate-bocas entre senadores.

Ambos eram parte do chamado “núcleo olavista” (de seguidores do escritor Olavo de Carvalho) do governo, que inclui também o vereador e filho do presidente Carlos Bolsonaro.

Wajngarten entrou em contradição em seu depoimento e foi acusado de mentir por senadores independentes e da oposição. Parte da sessão foi ocupada por debates sobre a possibilidade de uma prisão do ex-secretário caso ele se recusasse a colaborar.

Inicialmente, por exemplo, afirmou que a Secretaria de Comunicações (Secom) não tinha contratado influenciadores bolsonaristas para fazer campanha sobre “tratamento precoce” com uso de cloroquina. Mas ao ser apresentado com dados de que uma agência contratada pelo governo pagou R$ 23 mil a esses influenciadores, Wajngarten confirmou o valor e disse que eles foram contratados por “terem muitos seguidores”.

Também negou diversas declarações que havia feito à revista Veja, incluindo acusações de que Pazuello seria “incompetente”. Confrontando com áudio da entrevista, disse que se referia ao ministério como um todo, e não ao ministro.

Ele também foi questionado sobre seu envolvimento nas negociações do governo com a Pfizer, apesar de não ser da área de saúde. Disse que se envolveu ao saber, em novembro de 2020, que havia uma carta da empresa a seis destinatários do governo – incluindo o presidente – que não tinha sido respondida quase dois meses depois.

Wajngarten disse que procurou o presidente, pessoas públicas e empresários para tentar viabilizar a compra da vacina. “Tenho muito orgulho disso”, afirmou.

Seu depoimento foi interrompido por um tumulto após o senador Flávio Bolsonaro (Republicano-RJ) entrar na seção e acusar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de usar a CPI para se promover.

“Imagina, um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros”, disse o filho do presidente.

“Vagabundo é você que roubou dinheiro do pessoal do seu gabinete”, retrucou Calheiros, em meio a protestos de outros senadores contra a fala de Flávio.

“Quer aparecer… Vai se f…”, respondeu o filho do presidente.

Ernesto Araújo também gerou reação dos senadores ao negar que o Brasil tenha tido uma relação conflituosa com a China durante sua gestão no Itamaraty.

O presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu que Araújo não faltasse com a verdade e lembrou do texto em que o ex-ministro sugeriu que a pandemia tinha “como objetivo” trazer de volta o comunismo e usou o termo “comunavírus”.

“Eu me referia a um ‘vírus ideológico’, não ao coronavírus”, afirmou.

O ex-chanceler deixou o governo em março deste ano após pressão do Congresso – parlamentares acreditavam que a atuação de Araújo prejudicava a relação com a China.

Aziz lembrou também do episódio em que Araújo entrou em conflito com o embaixador chinês no Twitter.

No ano passado, críticas do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao país asiático e seu hábito de chamar o coronavírus de “vírus chinês” levaram o embaixador chinês, Yang Wanming, a se posicionar exigindo um pedido de desculpas.

Na época, Araújo disse que as críticas de Eduardo “não refletem a posição do governo brasileiro”, mas que era “inaceitável que o Embaixador da China endossasse ou compartilhe postagem ofensiva ao Chefe de Estado do Brasil e aos seus eleitores”.

Araújo confirmou na CPI a autenticidade das mensagens reveladas por uma investigação da Folha de S. Paulo, que mostraram que o Itamaraty foi mobilizado para garantir o fornecimento de cloroquina ao Brasil, mesmo quando as evidências científicas já apontavam que o remédio não era capaz de combater a covid.

O ex-chanceler afirmou que os esforços foram feitos a partir de um pedido do ministério da Saúde.

Araújo foi também cobrado sobre a falta de atuação do Itamaraty para trazer mais oxigênio oferecido pela Venezuela ao Amazonas em janeiro, quando a falta do gás provocou a morte de centenas de pessoas que estavam internadas com covid-19 no Estado.

Araújo reconheceu que não fez contato com o governo da Venezuela, nem agradeceu a doação de oxigênio, mas afirmou que “o Itamaraty não age de maneira autônoma em temas de saúde”.

Pazuello decidiu proteger Bolsonaro e fez depoimento cheio de contradições

Um dos convocados mais aguardados da CPI, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, frustrou a oposição ao fazer de tudo para proteger o presidente e evitar relacionar Bolsonaro a qualquer decisão sobre a pandemia tomada no ministério da Saúde.

Em dois dias de depoimento, Pazuello afirmou que Bolsonaro nunca lhe deu ordens diretas sobre o que fazer, disse que a responsabilidade pelo colapso da saúde em Manaus foi da secretaria de Saúde local, afirmou que o aplicativo do ministério que recomendava cloroquina foi “hackeado” e que a pasta nunca recomendou o remédio, contradisse a Pfizer e negou que o ministério tenha deixado de responder às ofertas da empresa, reafirmando que havia “problemas jurídicos” que atrapalharam o fechamento do contrato.

Na avaliação do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), Pazuello “mentiu muito” ao longo do depoimento. O general, por sua vez, negou que tenha faltado com a verdade.

“Em momento algum o presidente me desautorizou ou me orientou a fazer nada diferente do que eu estava fazendo”, afirmou Pazuello na CPI.

Em outubro do ano passado, no entanto, o general havia gravado um vídeo ao lado de Bolsonaro dizendo que sua relação com o presidente “era simples”. “Um manda e o outro obedece”, disse.

O encontro ocorreu um dia depois de Bolsonaro ter publicamente desautorizado o general sobre a compra da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O ministério havia assinado um protocolo de compra após pressão de governadores pedindo por vacinas.

Após o anúncio, porém, Bolsonaro disse: “Já mandei cancelar, o presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade”.

Sobre isso, Pazuello afirmou à CPI que a fala de Bolsonaro foi “uma posição como agente político na internet” e que isso não interferiu em nada na discussão que havia com o Instituto Butantan.

“Uma fala na internet não é uma ordem”, disse Pazuello. “Bolsonaro nunca falou para que eu não comprasse. Ele falou publicamente, mas para o ministério ou para mim, nunca falou”, insistiu.

Sobre Manaus, Pazuello disse que só ficou sabendo da iminência da falta de oxigênio no dia 10 de janeiro.

Pazuello disse que no dia 7 de janeiro o secretário de Saúde do Amazonas lhe pediu apoio no transporte de oxigênio de Belém (Pará) para o interior amazonense, mas que nada foi dito nesse sobre risco de falta de oxigênio em Manaus.

No entanto, uma comitiva do Ministério da Saúde já havia ido a Manaus em 3 de janeiro para avaliar o estado crítico do sistema de atendimento na cidade.

Além disso, um documento de 4 de janeiro produzido pelo Ministério da Saúde e com o nome de Pazuello afirma que “há possibilidade iminente de colapso do sistema de saúde, em 10 dias”, segundo uma reportagem da Agência Pública.

Pazuello também negou que tenha recomendado o uso de cloroquina.

Porém, no mesmo vídeo gravado ao lado do presidente em outubro de 2020, Pazuello relata que estava se sentindo melhor da infecção por coronavírus após ter usado o “kit completo” de medicamentos, citando hidroxicloroquina, annita e azitromicina. Bolsonaro questiona Pazuello: “Se algum médico não quiser receitar cloroquina, o que ele (o paciente) faz?”. O general então responde: “Chama outro médico, e se o paciente quiser tomar assina lá o compromisso (reconhecendo os riscos do medicamento) e o médico receita”.

Além das declarações públicas, um dos primeiros atos da gestão Pazuello foi editar, em maio de 2020, uma nota informativa que orientava sobre doses da cloroquina a serem ministradas para pacientes com quadros leves e graves de covid.

O ex-ministro também argumentou que o aplicativo do ministério da saúde que recomendava a cloroquina, o TrateCov, “foi hackeado”. No entanto o TrateCov foi efetivamente colocado pelo ministério no ar para auxiliar médicos em Manaus, com direito a um programa sobre seu uso na TV Brasil.

Os senadores consideraram que o depoimento de Pazuello, apesar de longo, não esclareceu todas as dúvidas sobre a atuação do governo na pandemia e o ministro foi convocado para depor novamente. A data do segundo depoimento ainda não está marcada.

“Capitã cloroquina” admitiu ser autora de áudio com notícias falsas

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do ministério da Saúde e conhecida como “Capitã Cloroquina”, Mayra Pinheiro, negou que a pasta tenha indicado cloroquina para tratar covid-19.

Ela disse que o ministério apenas “orientou” o uso de cloroquina, mas nunca “recomendou” o medicamento. Questionada pelos senadores sobre a diferença entre as duas coisas, não explicou.

A médica foi quem sugeriu o desenvolvimento do TrateCov, um aplicativo com o propósito de auxiliar médicos no diagnóstico e tratamento da covid-19, segundo o ex-ministro Pazuello. Na prática, o aplicativo recomendava o coquetel de medicamentos sem eficácia indiscriminadamente, até mesmo para bebês.

À CPI, no entanto, Mayra Pinheiro afirmou que “quem criou o aplicativo foram os técnicos de sua secretaria” – como secretária, no entanto, a ordem precisaria ter partido dela para ser realizada pela secretaria.

Seu depoimento foi especialmente marcado pelo momento em que Pinheiro admitiu que foi realmente ela quem fez um áudio que circulou pelas redes sociais espalhando notícias falsas sobre a Fiocruz.

No áudio, Pinheiro dizia que “tudo deles envolve LGBT” e que “eles têm um pênis na porta da Fiocruz”, que “todos os tapetes das portas são a figura do Che Guevara” e as “salas são figurinhas do Lula Livre, Marielle Vive”.

A Fiocruz não tem uma figura de um pênis na entrada nem tapetes nas portas com a imagem de Che Guevara. Também não há envolvimento da fundação em campanhas de apoio a Lula ou sobre o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

Pinheiro afirmou que o áudio era antigo e que “nessa época isso era constatação de fatos”.”Existia um objeto inflável em comemoração a uma campanha na porta da entidade”, disse ela.

Uma checagem da Agência Lupa mostrou que pelo menos outras cinco das declarações feitas pela secretária continham informações falsas. .

Seu depoimento não foi o único momento em que notícias falsas apareceram na comissão. Alguns senadores também basearam falas e perguntas em notícias falsas.

Ao questionar o executivo da Pfizer Carlos Murillo, o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que a informação que tinha “é que a vacinação nos EUA não começou em dezembro”.

Rogério questionava Murillo sobre o cronograma de entregas da Pfizer apresentado com as propostas de compra, em 2020 – que o governo rejeitou.

No entanto, a informação de que a vacinação nos EUA começou no dia 14 de dezembro de 2020 foi amplamente divulgada na época. Ela começou com vacinas da Pfizer/BioNTech, alguns dias depois de a FDA (agência regulatória americana) aprovar, em 11 de dezembro, uma autorização emergencial para o seu uso.

Instituto Butantan disse que governo também rejeitou suas vacinas

A CPI revelou que, além da rejeição à oferta de vacinas da Pfizer, o governo- Bolsonaro também negou ofertas de vacinas do Instituto Butantan, em São Paulo.

O diretor do Butantan, o médico e pesquisador Dimas Covas, disse que a instituição fez três ofertas de vacina ao governo em 2020, todas rejeitadas.

A primeira foi em julho de 2020, quando foram ofertadas 60 milhões de doses, que poderiam ser entregues ainda no último trimestre de 2020. O ministério da Saúde, no entanto, não aceitou as ofertas e o contrato foi fechado apenas em janeiro de 2021, com um número de doses menor do que a instituição tinha oferecido.

Em janeiro a oferta do instituto foi de 100 milhões de doses, mas já não era possível manter o cronograma de entrega. “Os parceiros internacionais (de fornecimento de insumos) já tinham outros compromissos, e o ambiente internacional era de falta de vacinas”, disse Covas à CPI.

Segundo o diretor do Butantan, as dificuldades impostas pelo governo federal nas negociações atrasaram a vacinação de milhões de brasileiros.

“O Brasil poderia ter sido o primeiro país a começar a vacinação”, disse o médico.

O diretor afirmou também que a instituição pediu ajuda financeira do governo para montagem de uma fábrica de vacinas que poderia ampliar a capacidade de produção, mas o apoio não veio.

Nise Yamaguchi negou fazer parte de gabinete paralelo, mas reconheceu “conselho independente”

A CPI ouviu a médica Nise Yamaguchi para investigar a afirmação do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta de que o presidente recebia conselhos sobre saúde pública e pandemia de um grupo paralelo de conselheiros que não faziam parte do ministério da Saúde.

Cotada para ministra da Saúde, Yamaguchi sempre se posicionou publicamente em acordo com o presidente Jair Bolsonaro e disse que aceitaria o cargo se fosse convidada, mas a possibilidade nunca se concretou.

Defensora da cloroquina para “tratamento precoce” contra covid, Yamaguchi faz parte de um grupo minoritário de médicos que defende que existem evidências da sua eficácia contra o coronavírus.

No entanto, as entidades mais respeitadas da área médica no mundo inteiro concordam que não há estudos confiáveis, feitos com a metodologia correta, que comprovem essa versão. Nem os próprios fabricantes dos remédios afirmam ter encontrado essas evidências.

Yamaguchi estava presente na reunião em que o governo levantou a possibilidade de mudança de bula da cloroquina, segundo Mandetta.

A médica, no entanto, negou à CPI que houvesse essa intenção do governo e afirmou que tanto o ex-ministro quanto do presidente da Anvisa “podem ter se equivocado”. No entanto, voltou a defender, na comissão, o uso da cloroquina para tratamento precoce.

Yamaguchi negou fazer parte de um conselho paralelo de aconselhamento a Bolsonaro, mas admitiu que participava do que chamou de um “conselho independente” de discussão sobre a pandemia organizado pelo empresário do ramo de escolas de inglês Carlos Wizard.

“Não participo de nenhum gabinete paralelo”, disse Yamaguchi, apesar de admitir que participou de uma reunião com o comitê de crise interministerial e que fazia parte de um grupo organizado por Wizard.

A médica afirmou que esse “conselho científico independente” trabalhou “fazendo levantamento de dados científicos de forma voluntária” e apresentou essas informações ao governo.

“A princípio, ele seria do ministério, mas não foi. Foi independente”, disse.

A médica afirmou que esteve com o presidente “umas quatro vezes” e que nunca teve encontros privados com Bolsonaro, embora a agenda oficial do presidente informe uma reunião entre ele e Yamaguchi em 15 de maio de 2020.

Consta na mesma agenda pelo menos duas outras reuniões de Bolsonaro com Nise, com a participação de outros integrantes do governo federal, nos dias 6 e 7 de abril de 2020.

Além da Yamaguchi, na semana passada a CPI ouviu também a infectologista Luana Araújo, que foi indicada para uma secretaria no ministério da Saúde, mas ficou apenas alguns dias antes de ter a nomeação cancelada.

Araújo, que se posiciona publicamente contra o uso da hidroxicloroquina e ao chamado “tratamento precoce”, foi questionada pelos senadores da CPI a respeito dos motivos do cancelamento de sua nomeação.

Ela respondeu que essa pergunta deveria ser encaminhada ao ministro Marcelo Queiroga, que a contratou. “O ministro disse que lamentava, mas que meu nome não ia passar pela Casa Civil”, disse.

Queiroga deve voltar a prestar depoimento nesta terça (7).

Próximos depoimentos

A CPI aprovou a convocação de diversas outras testemunhas, mas nem todas têm data marcada.

Na terça (8), a comissão vai ouvir novamente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Para esta semana estão marcados também os depoimentos do ex-secretário executivo do ministério da Saúde Antonio Elcio Franco e do marqueteiro Marcos Arnoud, o Markinhos Show, ex-assessor especial do ministério. Na sexta, em caráter excepcional, haverá um debate com médicos e cientistas.

Na semana seguinte estão marcados os depoimentos do secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo; do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel; do empresário Carlos Wizard e de Paulo Baraúna, representante da empresa White Martins (responsável por fornecer oxigênio para hospitais em Manaus).

Convocação de governadores e do presidente da República

A CPI também fez a convocação de nove governadores (veja quais) para falar sobre o uso de recursos enviados para o governo federal para o combate a pandemia nos Estados.

No entanto, é possível que essa convocação ainda seja questionada, já que há previsão legal para que a CPI possa convocar governadores.

A professora de Direito Constitucional Estefânia Barbosa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explicou à BBC News na semana passada que o artigo 50 da Constituição Federal prevê apenas a convocação de titulares de órgãos subordinados ao presidente da República. Governadores e prefeitos não estariam incluídos.

Eles ainda poderiam ser convidados a comparecer à comissão, mas nesse caso seu comparecimento não seria obrigatório.

Diante da falta de previsão para convocação de governadores, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um requerimento pedindo a convocação do Presidente da República.

Rodrigues disse considerar inconstitucional a convocação de governadores pela CPI. No entanto, como a comissão aprovou os nove depoimentos, o senador argumentou que, “por coerência”, Bolsonaro também deve ser convocado.

Rodrigues diz que “a cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”.

…………………

JORNAL OPÇÃO

Surto em abrigo de Goiânia foi causado por uma linhagem da variante de Manaus

Por Luiza Lopes

Repique de segunda onda na capital a pode estar relacionado a essa linhagem

Resultado do sequenciamento genético realizado a partir de material coletado nos idosos e colaboradores do abrigo que registrou surto de Covid-19 em Goiânia, no final de maio, é a P.1.2, uma linhagem da variante de P.1 de Manaus. O laboratório que realizou o sequenciamento já tinha identificado a nova linhagem na 19ª Semana Epidemiológica, entre os dias 09 a 15 de maio.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, a nova linhagem pode estar relacionada ao repique da segunda onda da Covid-19 na capital. “Acreditamos nisso porque essa linhagem tem alto potencial de transmissão e de virulência, ou seja, além de transmitir com muita facilidade, ela também tem uma grande capacidade de causar a doença”, explica.

Das 30 pessoas do abrigo (18 idosos e 12 trabalhadores), 14 testaram positivo para Covid-19 (47%), sendo nove idosos de cinco trabalhadores, mas ninguém desenvolveu a forma grave da doença, a maioria foi assintomática. “Acreditamos que isso se deve ao fato de todos terem sido vacinados com a Coronavac entre janeiro e fevereiro, ou seja, nossa conclusão é que realmente a vacina funciona evitando que as pessoas infectadas fiquem doentes”, afirma Yves.

O sequenciamento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Laboratório HLAGYN.

…………….

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©