Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 08/11/17


ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Médicos são presos em operação da PF que investiga desvio de dinheiro na saúde do TO
Médicos fizeram cirurgias desnecessárias em esquema de compra de próteses, diz PF
Hospital Alberto Rassi vai aumentar número de cirurgias bariátricas
Pacientes continuam a reclamar sobre demora no atendimento no Cais Nova Era
Médicos goianos são homenageados com a Comenda Nabyh Salum
Resultados do modelo de atenção primária ajudam a mudar cultura do paciente

TV ANHANGUERA/TOCANTINS

Médicos são presos em operação da PF que investiga desvio de dinheiro na saúde do TO
http://g1.globo.com/to/tocantins/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/medicos-sao-presos-em-operacao-da-pf-que-investiga-desvio-de-dinheiro-na-saude-do-to/6272401/

……………………………………..

Médicos fizeram cirurgias desnecessárias em esquema de compra de próteses, diz PF
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/medicos-fizeram-cirurgias-desnecessarias-em-esquema-de-compra-de-proteses-diz-pf.ghtml
……………………………

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS

Hospital Alberto Rassi vai aumentar número de cirurgias bariátricas
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/hospital-alberto-rassi-vai-aumentar-numero-de-cirurgias-bariatricas/6271684/

………………………………

Pacientes continuam a reclamar sobre demora no atendimento no Cais Nova Era
http://g1.globo.com/goias/videos/t/todos-os-videos/v/pacientes-enfrentar-superlotacao-no-cais-nova-era-em-aparecida-de-goiania/6271665/

……………………………..


A REDAÇÃO

Médicos goianos são homenageados com a Comenda Nabyh Salum
Solenidade foi realizada nesta segunda (6/11)

Goiânia – A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) entregou na segunda-feira (6/11) a comenda que leva o nome do fundador da Clínica São Matheus, Nabyh Salum, criada para homenagear profissionais de destaque na medicina em Goiás. Na oportunidade, foram homenageados os médicos Anis Rassi, Ary Monteiro do Espírito Santo, Etevaldo Marçal da Silva, Geraldo Santana e Waldemar Naves do Amaral.

Participaram da solenidade, representantes da classe médica, como o presidente da Associação dos Hospitais de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis; o conselheiro do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, também conselheiro do Conselho Federal de Medicina e presidente em exercício do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), e José Umberto Vaz de Siqueira, presidente da Associação Médica de Goiás (AMG).

O médico e deputado estadual Helio de Sousa, que presidiu a sessão, explicou que a honraria idealizada pela AMG representa o reconhecimento ao trabalho de profissionais que deixam a sua história na área médica em Goiás. O parlamentar disse que a escolha de Nabyh Salum para dar nome à comenda foi uma unanimidade entre todos os seus idealizadores.

“Nabyh Salum era um grande amigo de todos, um homem que veio à Terra para fazer o bem”, destacou. Helio de Sousa acrescentou ainda que Nabyh Salum foi um médico dedicado à profissão e que lutou pelo fortalecimento da categoria e pela valorização dos médicos, além de ter uma colaboração importante para a criação de entidades, como a Associação Médica de Goiás, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a Academia Goiana de Medicina, a Sociedade Goiana de Radiologia, o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás e a Unimed Goiânia.

A médica Rosana Salum Gouveia, filha de Nabyh Salum, falou em nome da família e agradeceu a iniciativa da Associação Médica de Goiás e da Assembleia Legislativa de criar a comenda, que eterniza a memória de seu pai, falecido em 30 de novembro passado, como um médico trabalhador que tinha uma verdadeira paixão pela medicina, era um visionário e muito lutou em defesa da classe médica. “Temos a certeza que Nabyh Salum está feliz por ter o nome dado a esta comenda que presta homenagem aos médicos que tanto contribuem com a medicina em Goiás”, assinalou.

O presidente da AMG, José Umberto Vaz de Siqueira, ressaltou a trajetória profissional do médico Nabyh Salum, que muito se esforçou para a criação e o fortalecimento da Associação. “O trabalho de Nabyh Salum foi fundamental para o fortalecimento do associativismo médico em nosso Estado”, comentou, ressaltando que conviveu com ele por alguns anos e pôde ver o ser humano impar ele era. José Umberto também agradeceu o empenho do deputado estadual Helio de Sousa em defender os interesses da categoria médica.

O médico Waldemar Naves do Amaral discursou em nome dos cinco médicos homenageados. “Estou feliz por estar entre os profissionais homenageados e também por receber uma comenda que leva o nome do meu amigo Nabyh Salum”, disse. Waldemar Naves narrou parte da trajetória familiar de Nabyh Salum, cujos pais eram libaneses e vieram para o Brasil depois de enfrentar várias dificuldades no Líbano, que passava por um período de guerra.

Ele também contou sobre as superações e conquistas do médico que dá nome à honraria e falou da trajetória de Nabyh Salum na luta pelo fortalecimento da classe médica em Goiás. “Ele tinha um comportamento conciliador e classista, deixou sua marca na medicina e na representação médica”, acrescentou.

A Comenda Nabyh Salum será entregue anualmente, sempre próximo ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. O objetivo é homenagear médicos que se destacam no exercício da profissão no Estado.

………………….
SAÚDE BUSINESS
Resultados do modelo de atenção primária ajudam a mudar cultura do paciente

Os bons resultados alcançados nos modelos de atenção primária em funcionamento no país têm ajudado a modificar a cultura do paciente que tradicionalmente prefere optar por um médico especialista mesmo sem saber direito se é esse o profissional adequado para o seu problema de saúde. Os relatos dos profissionais presentes no 1º Simpósio de Operações Hospitalares, no HIS 2017, no painel: “Agenda Macro; o desafio da atenção primária” foram unânimes no que se refere à importância desse modelo para o sistema de saúde no Brasil.
No início, os pacientes ainda acostumados à livre escolha do tipo de médico que julgam poder tratar melhor seus problemas se sentem como se tivessem “perdendo poder” ao serem encaminhados primeiramente à atenção primária, diz Guilherme Crespo, diretor de Provimento em Saúde da Unimed Vitória (ES). Contudo, continua Crespo, os clientes conseguem identificar muito rapidamente um ganho de qualidade, pois percebem que esse modelo os conduz com mais precisão para o atendimento. Nesse caso, o índice de satisfação dos pacientes na Unimed Vitória é de 95%, informa o diretor.
Eduardo Almas, assessor da presidência da Rio Saúde, destacou que nos modelos de gestão em que há investimento prioritário no profissional da saúde, em treinamento e em utilização mais intensa de tecnologia da informação o atendimento primário melhora e a percepção do paciente é imediata, o que consequentemente acaba mudando a cultura da livre escolha em favor da atenção primária.
No Hospital Mater Dei, em Minas Gerais, foi criado um programa especial com base nesse modelo com ótimos resultados, sendo possível baixar custos, como o de medicamentos, por exemplo. A diretora clínica, Marcia Salvador Géo, afirmou que embora esse modelo tenha sido  apresentando às operadoras de saúde com as quais o hospital têm vínculo, até o momento não houve interesse em adotá-lo, o que mostra ainda uma resistência das empresas. “Depois que o paciente é bem acolhido e vê que o tratamento surtiu o efeito esperado, ele se fideliza e dificilmente volta ao modelo anterior”, ressalta André Paranzini, diretor médico do Minutomed.
…………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação