Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 12 A 14/03/22

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Média móvel de mortes por covid-19 no Brasil é a menor em 2 meses

Contratação para empregos na área da saúde cresce nos últimos anos

Doenças renais: saiba como identificar os sintomas que chegam de forma silenciosa

Descentralização da saúde: policlínicas ampliam cobertura médica em Goiás

Goiás registra 389 novos casos de covid-19 e nenhuma morte nas últimas 24h

Chás emagrecedores podem causar danos à saúde e até morte, alerta Cremego

Cremego alerta para aumento de atestados médicos falsos em Goiás

AGÊNCIA ESTADO

Média móvel de mortes por covid-19 no Brasil é a menor em 2 meses

Brasília – Com 146 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o total de vítimas da doença chegou neste domingo (13/3) a 655.139 no Brasil. A média móvel de óbitos, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, está em 419. Esse é o menor número ao qual a média chegou desde 27 de janeiro, quando foi de 417. Este é o terceiro dia consecutivo que o número fica abaixo de 500. No entanto, a média ainda é alta em comparação ao que se viu nas primeiras semanas de janeiro.

Foram notificados ainda 14.859 novos casos de infecções pelo coronavírus neste domingo. A média móvel de casos ficou em 45.613. Em comparação a duas semanas atrás, houve queda de 42.7%. O número está abaixo de 50 mil há quatro dias. O número total de diagnósticos positivos está em 29,36 milhões. Os dados diários da pandemia no Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, g1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h.

De acordo com os números do governo, 27,74 milhões de pessoas estão recuperadas da covid-19. O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

……………………..

O HOJE

Contratação para empregos na área da saúde cresce nos últimos anos

Por: Cecília Sampaio

A pandemia da Covid-19 evidenciou as transformações no mercado de trabalho. Áreas como a de tecnologia, recursos humanos, marketing, comunicação e principalmente saúde se mantêm destacadas em 2022.Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin desde 2020, a saúde vem tendo crescimento em nível de empregabilidade. Isso é resultado da pressão que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofria enquanto ele realizava o trabalho na linha de frente contra o coronavírus.A contratação de enfermeiros intensivos aumentou em 820% e 72% das admissões médicas foram de mulheres. As principais profissões procuradas foram de: enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia.Devido à alta procura por enfermeiros até aqueles que não atuavam mais na área voltarem a ativa. De acordo com o “Perfil de Enfermagem no Brasil”, levantado pela Fundação Oswaldo Cruz, 90% dos enfermeiros estão em atividade.Esse momento abriu um leque de oportunidades de emprego, chamando atenção para graduações em diversas áreas. Faculdades, com a Estácio, ainda oferecem oportunidades para ingressar em cursos de graduação no primeiro semestre de 2021.

……………………..

Doenças renais: saiba como identificar os sintomas que chegam de forma silenciosa

Por: Alexandre Paes

A cantora Paulinha Abelha foi a óbito no final de fevereiro deste ano devido a alguns problemas renais e complicações que agravaram seu estado de saúde. Segundo os boletins médicos, o quadro da cantora se iniciou com vômitos e tonturas, sintomas que podem ser relacionados às disfunções renais e, após a internação, evoluiu para um quadro neurológico irreversível, que causou a morte da artista com apenas 43 anos. O caso acendeu um alerta sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente no que se refere à saúde renal.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que o número de doentes renais no Brasil dobrou na última década. Estima-se que 10 milhões de brasileiros sofram de alguma disfunção renal. Atualmente, entre 90 mil e 100 mil pessoas passam por diálise no país.

Segundo o doutor em ciências da saúde, Ricardo Viana, os rins são órgãos vitais, e servem como local de formação da urina no nosso corpo. “Cada rim situa-se em um lado da coluna vertebral ao nível da décima primeira e décima segunda costelas, logo acima da cintura. Eles recebem diariamente uma enorme quantidade de plasma sanguíneo a ser filtrado, aproximadamente 180 litros”, explica.

“Essa quantidade de sangue seria equivalente a uma ingestão de 180 litros de refrigerante ao longo de um dia”, complementa Ricardo. “Algo surreal! Portanto, como o volume médio de urina que deixa o rim é de apenas 1,5 litro por dia, mais de 99% do líquido que entra nos rins precisam voltar para o sangue, caso contrário o corpo desidrata rapidamente” salienta o professor.

Entre os vários papéis que são importantes para o correto funcionamento do nosso corpo, o professor cita que os principais são: eliminação de toxinas; controle da quantidade de água e sal do corpo; ajudar no controle da hipertensão arterial; produção de hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea; eliminação de alguns medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Alguns dos sintomas alertam sobre o mau funcionamento dos rins.

Hipertensão arterial;

Diabetes mellitus;

Inchaço nas pernas ou no rosto;

Cólica renal;

Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia);

Sangue na urina;

Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas

Ricardo destaca que as doenças renais podem existir sem sintomas por um longo período. “Se uma pessoa com doença renal procurar auxílio médico tarde, pode já ter uma doença em fase irreversível. Portanto, se a pessoa apresentar algum dos sintomas acima, ou está em um grupo de risco, consulte um médico especialista”, indica o professor.

Como manter um bom funcionamento dos rins?

Mesmo com tantas complicações, o professor reforça que existem algumas estratégias que são importantes para manter a saúde dos nossos rins e prevenir possíveis doenças renais.

“Podemos reduzir o consumo de sal nos alimentos (máximo de 5-6 gramas/dia); beber bastante água diariamente (pelo menos 2 litros/dia); manter uma alimentação saudável (com o consumo de frutas); praticar exercícios físicos com regularidade (por exemplo, exercício aeróbio de leve-moderada intensidade); não fumar; manter um peso adequado; aferir regularmente a sua pressão arterial; e não se automedicar! Utilizar apenas os remédios indicados pelo seu médico”, finaliza Ricardo.

……………………..

A REDAÇÃO

Descentralização da saúde: policlínicas ampliam cobertura médica em Goiás

Goiânia – Com uma cobertura que alcançará até o final deste mês pelo menos 191 dos 246 municípios de Goiás, as policlínicas inauguradas pela atual gestão estadual descentralizam o atendimento médico e oferecem um serviço que estava, até então, em falta em várias regiões do Estado: a atenção secundária na Saúde, formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. 

Ao jornal A Redação, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) esclareceu que, em grande parte das cidades do Estado, eram oferecidos apenas serviços de atenção primária, consultas iniciais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e afins, e atenção terciária, quando o paciente necessita de internação ou alguma cirurgia específica. A atenção secundária, oferecida pelas policlínicas sem custo, garante o atendimento especializado, com consultas específicas e alguns tratamentos, como hemodiálise.

No total, são quatro policlínicas em atividade no Estado, localizadas em Formosa, Goianésia, Quirinópolis e Posse. A mais recente foi a entregue em Formosa, no último dia 3 de março. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado destacou os serviços disponíveis, entre eles de cardiologia, endocrinologia, ortopedia e pediatria. “Eu duvido que tenha uma clínica particular nessa região que tenha um padrão de qualidade que nós vamos oferecer à população na policlínica”, ressaltou o governador.

A previsão é que outras duas unidades, uma em São Luís de Montes Belos e outra na cidade de Goiás, sejam inauguradas ainda neste mês. “Para quem não tem plano de saúde, como é o meu caso, vai ser uma ajuda e tanto. Eu não vou precisar mais buscar certos atendimentos em Goiânia, por exemplo. Vou conseguir resolver tudo perto de casa mesmo”, destacou Aurélia Batista, moradora de Aurilândia, cidade que fica na região de São Luís de Montes Belos.

São mais de 20 especialidades médicas disponíveis sem custo algum para a população. Uma das novidades entre as policlínicas, inclusive, é a ampliação do serviço de hemodiálise na Policlínica de Posse, que, a partir desta terça-feira (15/3), passará de oito cadeiras de atendimento para 20, um aumento de 150% da capacidade.

Cada uma das unidades em atividade tem à disposição uma carreta da prevenção. Nos automóveis, são oferecidos dois atendimentos: mamografia, para prevenção do câncer de mama, e papanicolau, para prevenir câncer no colo do útero. Uma nova carreta também disponibiliza a realização de tomografias e atenderá, sob demanda regional, o Estado inteiro.

……………….

Goiás registra 389 novos casos de covid-19 e nenhuma morte nas últimas 24h

Goiânia – Goiás registrou 389 novos casos da covid-19 e nenhuma morte pela doença nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na tarde deste domingo (13/3). Com as atualizações, o Estado chega a 1.217.250 casos e 26.014 óbitos ligados ao novo coronavírus.

Ainda de acordo com a SES-GO, Goiás investiga 777.358 casos para saber se há ligação com a covid-19, enquanto outros 313.914 casos já foram descartados.

A taxa de letalidade do novo coronavírus é de 2,14% e há 402 óbitos suspeitos que estão em investigação, de acordo com as informações da pasta.

……………………..

Chás emagrecedores podem causar danos à saúde e até morte, alerta Cremego

Mônica Parreira

Goiânia – O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) emitiu, nesta sexta-feira (11/3), um alerta sobre os riscos que chás emagrecedores representam para a saúde. Segundo a entidade, é preciso que as pessoas tenham a consciência dos efeitos colaterais, que podem levar à morte.

Leia o posicionamento do Cremego sobre o tema:

O consumo de chás emagrecedores representa um grande risco para a saúde, podendo, inclusive, levar à falência de órgãos e à morte. O alerta é do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), que afirma ser um mito a ideia de que os chás são naturais e, portanto, sem efeitos colaterais ou riscos.

A literatura médica, de acordo com o Cremego, aponta que combinações de ervas tanto para o emagrecimento quanto para outros fins ditos medicinais podem ser prejudiciais ao corpo, pois algumas apresentam um alto grau de hepatotoxicidade, causando sérios danos ao fígado.

Portanto, alerta o Conselho, para emagrecimento, consulte um médico.

…………………..

MAIS GOIÁS

Cremego alerta para aumento de atestados médicos falsos em Goiás

Conselho Regional de Medicina do Estado emitiu alerta sobre o assunto

O Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremego) divulgou, nessa sexta-feira (11), alerta para o aumento da circulação de atestados médicos falsos em Goiás.

Segundo o comunicado, médicos inscritos na instituição procuraram a ouvidoria do Cremego para informar que os nomes deles estão sendo usados por pessoas que vendem atestados pela internet. Eles disseram ainda que só ficam sabendo do crime quando as empresas que receberam os documentos falsos os procuraram.

Vale citar que o Código penal tipifica a apresentação de atestado médico falso como crime nos artigos 299 e 304. “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”, diz o 299, que prevê “reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular”.

Já o alerta orienta: “Os médicos vítimas deste golpe devem entrar em contato com o Cremego e registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O registro pode ser feito pelo site https://raivirtual.ssp.go.gov.br/delegacia-virtual/#/.”

Confira o alerta na íntegra:

“O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) tem constatado um aumento na oferta de atestados médicos falsos, que são comercializados por sites ou por pessoas que lucram com essa venda, utilizando de forma fraudulenta e ilegal dados de médicos regularmente inscritos no Conselho.

Denúncias sobre essa falsificação têm sido relatadas à Ouvidoria do Cremego por médicos vítimas do golpe, que geralmente tomam conhecimento do problema ao serem abordados por empresas que receberam os atestados falsos de trabalhadores.

O Cremego alerta a população que a venda e a apresentação de atestados médicos falsos constituem crimes previstos no Código Penal Brasileiro (Artigos 299 e 304). A apresentação de atestado falso pode levar também à demissão do trabalhador por justa causa.

Os médicos vítimas deste golpe devem entrar em contato com o Cremego e registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O registro pode ser feito pelo site https://raivirtual.ssp.go.gov.br/delegacia-virtual/#/.”

………………..

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©