Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 14/11/12

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
 

O POPULAR
Coluna Giro – Sob investigação

A Secretaria de Saúde investiga supostas compras irregulares de materiais hospitalares para o Huapa, em Aparecida.

………………………………..
Saúde
Diabetes matou 1.353 goianos em 2010

Segundo dados do Ministério da Saúde, doença mata mais do que acidentes de trânsito no Brasil. Ganho de peso é principal fator de risco
Camila Blumenschein 14 de novembro de 2012 (quarta-feira)
A diabetes causou a morte de 1.353 pessoas em Goiás em 2010. O número, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, em referência ao Dia Mundial do Diabetes (MS), ressalta o quanto a doença, que é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, é grave. Em todo o País, no mesmo ano, 54 mil brasileiros morreram em decorrência da doença, que conforme o MS, mata quatro vezes mais que a aids e supera o número de vítimas de trânsito. Nesse período no Brasil, foram registrados 12 mil óbitos pelo vírus HIV e 42 mil mortes por acidentes de trânsito. Em Goiás, 291 pessoas morreram por causa da Aids e 1.807 no trânsito.
O endocrinologista do laboratório Atalaia, Sérgio Vencio, destaca que a diabetes se tornou uma pandemia. “As doenças que mais matam no mundo são o câncer e as cardiovasculares. Como a diabetes é fator de risco para doenças do coração acaba sendo responsável por um grande número de mortes em todo o mundo”, ressalta. Segundo o médico, dois terços das pessoas que tinham diabetes e morreram em decorrência da doença sofreram infarto ou derrame.
O principal fator que leva as pessoas a desenvolverem a diabetes tipo 2 hoje, de acordo com o endocrinologista, é o ganho de peso. “Os brasileiros estão cada vez mais gordos e isso se deve ao fato de que as pessoas têm cada vez mais acesso a alimentos que não são saudáveis”, explica.
Conforme Sérgio Vencio, é possível prevenir em até 70% o número de casos com a mudança de hábitos. “Quem é hipertenso ou tem casos de hipertensão na família, ou teve ganho de peso precisa ficar atento e fazer o exame para detectar a doença”, diz. Este exame pode indicar se a pessoa está pré-diabética, informação importante para que ela comece a tomar providências para não adquirir a doença. “O indicado é a realização de pelo menos 50 minutos de atividade física três vezes na semana e manutenção de alimentação balanceada”, informa.
Os dados divulgados pelo MS também mostram que o número de internações por diabetes também diminuiu no País. Em Goiás o número de internações passou de 3.282 no primeiro semestre de 2010, para 2.611, no mesmo período deste ano. Sérgio Vencio explica que essa diminuição se deve ao fato de que o governo está realizando políticas públicas que têm tornado a prevenção e tratamento da doença mais acessíveis. “A população brasileira hoje tem acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a novos e melhores medicamentos para tratamento da doença”, diz.
Em fevereiro de 2011, o Ministério da Saúde passou a oferecer medicamentos gratuitos para o tratamento da diabetes por meio da ação Saúde Não Tem Preço. Desde o início da gratuidade, 4,1 milhões de pessoas foram favorecidas no País. O número de atendimentos saltou de 306 mil em janeiro de 2011 para 1,4 milhão em outubro de 2012, o que representa aumento de 370% dos beneficiados.
Em 2011, o governo federal lançou o Plano de Ações para Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que inclui medidas para redução de casos e de mortes provocadas pelo diabetes. O plano prevê a queda de 2% ao ano das mortes prematuras por doenças crônicas a partir da melhoria de indicadores relacionados ao álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, fatores de risco para o diabetes. O plano também prevê a implantação do programa Academia da Saúde, pólos de atividade física abertos para a comunidade. Nesses locais, é feita orientação profissional, além de atividades de segurança nutricional e de educação alimentar. Dos 4 mil pólos previstos para construção até 2014, mais de 2 mil já foram habilitados.
Excesso de açúcar
Veja o que é a diabetes e alguns sintomas:
■ A diabetes é um grupo de doenças metabólicas que provoca o aumento nos níveis de açúcar no sangue. É provocada pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas.
■ A doença pode ser detectada pelos sintomas: urinar frequentemente e pelo aumento da sede e da fome.
■ Existem três tipos principais de diabetes:
Tipo 1: Incapacidade do organismo de produzir insulina, o que obriga a pessoa a injetar insulina ou usar uma bomba.
Tipo 2: Resistência à insulina. As células não conseguem utilizar a insulina.
Tipo 3: Diabetes gestacional. Ocorre quando gestantes desenvolvem alto nível de glicose no sangue.
■ A doença não é curável, mas pode ser controlada, com dieta alimentar e atividades físicas.
……………………………………….
SOS Emergência
Ministro comemora índice de uso do Hugo

Malu Longo

Um ano depois de ter sido lançado como uma das estratégias do Ministério da Saúde (MS) para melhorar a gestão e qualificar o atendimento de 11 pronto-socorros públicos brasileiros, o SOS Emergência continua sendo uma promessa em termos financeiros no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Embora a maior parte dos R$ 3,6 milhões prometidos anualmente para cada unidade escolhida, entre elas o Hugo, tenha sido repassada pelo MS, a burocracia estatal impede que os recursos cheguem ao seu destino final.
Apesar disso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha comemora os resultados do programa. “Em março deste ano o Hugo usava somente 66% de sua capacidade de urgência e emergência. Esse índice já atingiu 100%. Ou seja, a unidade está salvando mais vidas”, afirmou, em entrevista exclusiva ao POPULAR. Administrado pela organização social Instituto Gerir desde maio deste ano, o maior pronto-socorro público de Goiás passou por uma reforma emergencial e ganhou 32 novos leitos, 14 deles destinados para a Unidade de Terapia Intensiva.
“O que fizemos até agora foi com base no diagnóstico sobre as deficiências do Hugo apresentado ao MS. Como existe mesmo a burocracia para o repasse de verba, parcelamos o custo da obra”, explicou o diretor técnico da unidade, Nasser Tannús. Para ele, o mais importante é que o diagnóstico proporcionou o referencial por onde começar o trabalho realizado pela OS.
No caixa da SES constavam ontem R$ 900 mil do programa, o restante, com exceção do repasse dos últimos três meses de 2012, continuava na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. No final da tarde, o titular da pasta, Elias Rassi, explicou que o dinheiro seria encaminhado ainda ontem para a SES. “Essa tramitação é mesmo lenta, há a fase de empenho e ordem de pagamento”, justificou.
Embora considere um avanço o SOS Emergência, o ministro Alexandre Padilha explica que há vários desafios a serem enfrentados.

…………………………….

DIÁRIO DA MANHÃ (clique no título e acesse a matéria)

Diabetes mata mais que aids e trânsito no Brasil


Saúde busca alternativas
………………………………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©