Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 19/03/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES

• Unidades de saúde não têm estrutura para atender a todos os pacientes com dengue em Goiás
• Sem auxílio, mães mantêm filhos esquizofrênicos amarrados e em cela, em Goiás
• Ministério da Saúde vai distribuir remédio com nova dosagem para pacientes com Aids
• CFM quer apuração de denúncias do Mais Médicos
• Voluntários podem acelerar descoberta de vacinas contra dengue

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS (clique no link para acessar a matéria)

Unidades de saúde não têm estrutura para atender a todos os pacientes com dengue em Goiás
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/unidades-de-saude-nao-tem-estrutura-para-atender-a-todos-os-pacientes-com-dengue-em-goias/4044121/

………………………………………………………
Sem auxílio, mães mantêm filhos esquizofrênicos amarrados e em cela, em Goiás
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/sem-auxilio-maes-mantem-filhos-esquizofrenicos-amarrados-e-em-cela-em-goias/4043936/
……………………..

Ministério da Saúde vai distribuir remédio com nova dosagem para pacientes com Aids
http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/ministerio-da-saude-vai-distribuir-remedio-com-nova-dosagem-para-pacientes-com-aids/4043418/
………………………………………………………….


O POPULAR
CFM quer apuração de denúncias do Mais Médicos
São Paulo – O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai exigir a apuração das novas denúncias acerca do programa Mais Médicos, lançado pelo governo Dilma Rousseff (PT) em 2013. Em gravações de um encontro ocorrido entre membros do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma assessora da pasta dá a entender que o objetivo do Mais Médicos seria atender o governo cubano. Ainda de acordo as gravações, reveladas pelo Jornal da Band (TV Bandeirantes), a abertura para inscrições de médicos de outros países seria uma forma de esconder esse intuito.
O CFM divulgou nota informando que a entidade vai cobrar a investigação da nova denúncia ao Tribunal de Contas da União e Ministério Público. Para o vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro, a nova revelação não surpreende. “Isso vai de encontro com o que o conselho tem falado desde o lançamento do programa, quando nos acusavam de ser corporativistas. O Mais Médicos não tem compromisso com a assistência médica, é um programa eleitoreiro.”
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, nega que a pasta tenha tentado esconder a relevância dos cubanos para o Mais Médicos, assim como é sugerido nas gravações. “Está tudo transparente na lei dos Mais Médicos, isso é um assunto ultrapassado que não se sustenta. O nosso termo de cooperação foi celebrado com a Opas. São eles que dialogam com Cuba.” O secretário não comentou o conteúdo das gravações.
……………………………………….

DIÁRIO DA MANHÃ
Voluntários podem acelerar descoberta de vacinas contra dengue

Mosquito Aedes aegypti: previsão dos pesquisadores da USP é que as doses estejam disponíveis nos postos de saúde em três anos(Foto: Divulgação)
Estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) começou em 2013 e está na segunda fase
Agência Brasil
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), responsáveis pelo desenvolvendo de uma vacina contra dengue buscam voluntários para testes em humanos. O estudo começou em 2013 e está na segunda fase. A previsão é que as doses estejam disponíveis nos postos de saúde em três anos.
A vacina é produzida com o próprio vírus da dengue, mas enfraquecido. “Até agora foram vacinados cerca de 160 [voluntários], todos eles toleraram muito bem a vacina e a gente pode entender cada vez melhor que, provavelmente, trata-se de uma vacina muito segura”, disse o professor de Medicina Esper Kallas.
Nesta segunda fase do estudo, o objetivo é vacinar mais 140 voluntários até o meio do ano. Segundo os pesquisadores, os testes em humanos são necessários porque, antes de chegar ao público, a vacina vai passar por uma terceira etapa, com a aplicação das doses em mais 15 mil pessoas.
Os efeitos colaterais não são graves, de acordo com a coordenadora da pesquisa, Lilian Ferreri. “Algumas pessoas relatam um pouco de dor no corpo, uma vermelhidão na pele, mas nada grave, nada que tenha sido necessário internar alguém ou coisas desse gênero”, relatou. A vacina ainda vai passar por uma terceira fase de testes, com 15 mil pessoas.
Os voluntários precisam ter entre 18 e 59 anos. Quem quiser se inscrever para receber a vacina deve ligar para o telefone (11) 2661-3344 e agendar uma triagem.
EM 2016
A candidata a vacina contra dengue que está mais adiantada é a da farmacêutica francesa Sanofi. Em novembro do ano passado  foram divulgados os resultados de um estudo que envolveu 20.869 crianças e adolescentes da América Latina, inclusive do Brasil. Os resultados mostram que a vacina foi capaz de prevenir, em média, 60,8% dos casos de dengue em geral e 95,5% dos casos graves.
A vacina teve níveis de proteção diferentes para cada sorotipo. Para o sorotipo 1, a proteção foi de 50%; para o sorotipo 2, foi de 42%; para o sorotipo 3 foi de 74% e para o sorotipo 4 foi de 77,7%.
……………………………………………..


Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação


 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©