Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 20/11/12

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.
 

DIÁRIO DA MANHÃ (clique no título para conferir a matéria)
 

MPF quer fiscalização de honorários médicos
http://www.dmdigital.com.br/novo/#!/view?e=20121120&p=2
…………………………………………………………
Justiça nega que Anvisa indeniza paciente com implantes PIP
http://www.dmdigital.com.br/novo/#!/view?e=20121120&p=6
………………………………………………….
O POPULAR

CASSAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL AO
DR. LUIZ AUGUSTO BARRETO VINHOLIS – CRM/GO 4158

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pela Lei 3.268 de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº 44.045 de 19 de julho de 1958, considerando a decisão proferida em Sessão de Julgamento do Conselho Federal de Medicina que manteve decisão do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, torna público que na presente data está sendo aplicada ao médico DR. LUIZ AUGUSTO BARRETO VINHOLIS – CRM/GO 4158, por infração aos artigos 124, 132 e 133 do Código de Ética Médica (Resolução CFM n.º 1.246/88, DOU 26/01/1988), cujos fatos também estão previstos nos artigos 102, 112 e 113 do Código de Ética Médica (Resolução CFM n.º 1.931/09, DOU 13/10/2009), a pena prevista na alínea “E” do artigo 22, da Lei 3.268/57 com a “Cassação do Exercício Profissional”.

DR. SALOMÃO RODRIGUES FILHO
Presidente do CREMEGO
……………………………………………………………………

SAÚDE BUSINESS WEB
 

I Jornada Goiana do Paciente Seguro será realizada no Cremego
 

A I Jornada Goiana do Paciente Seguro será realizada na sede do Cremego (Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás) – Rua T-27, número 148, Setor Bueno (entrada de eventos) – nesta terça-feira, 20 de novembro, das 19 às 22 horas. Aberta a médicos, gestores, enfermeiros e farmacêuticos, a jornada vai apresentar o projeto Segurança do Paciente, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A programação do evento inclui uma mesa-redonda com a participação de técnicos da Anvisa, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Hospital Santa Genoveva e Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Comciss). A gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Diana Carmem Nunes de Oliveira, vai falar sobre o Projeto Segurança do Paciente. Em seguida, o cirurgião geral Gustavo Justo Schulz falará sobre a experiência de implantação do II desafio global para segurança do paciente – Cirurgias seguras salvam vidas em um hospital do Paraná.
Após as palestras, palestrantes e convidados vão participar da mesa-redonda moderada pela gerente de Gestão de Riscos da SES, Rôsani Arantes de Faria; a gerente de Qualidade do Hospital Santa Genoveva, Ana Maria Alves de Mendonça, e a gerente da Comciss da Vigilância Sanitária Municipal, Zilah Cândida Pereira das Neves.
A I Jornada Goiana do Paciente Seguro é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e conta com o apoio do Cremego, dos Conselhos Regionais de Enfermagem e Farmácia e da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (Aheg).
As inscrições ainda podem ser feitas pelo telefone: (62) 3201-3789 ou fone/fax: (62) 3201-3805 ou e-mail: sunas.gerisco@gmail.com

…………………………………………………..
IFL informa o adiamento das palestras sobre assédio e tributação

 

O Instituto Francisco Ludovico (IFL) informa que o ciclo de palestras sobre Assédio Moral e Sexual na Relação de Trabalho e Tributação dos Hospitais e Clínicas Médicas, que seria realizado amanhã, dia 20 de novembro, na Casa dos Hospitais, foi adiado. Fiquem atentos ao site www.iflcursos.com.br e aos boletins eletrônicos do IFL, pois em breve a nova data será divulgada.
Já a palestra sobre Procedimentos Fiscais das Auditorias dos Fiscais do Trabalho agendada para o dia 23 de novembro, sexta-feira, das 14 às 17 horas, está confirmada. A palestra será ministrada pela auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), Jacqueline Carrijo, no auditório da Casa dos Hospitais – Alameda Botafogo, número 101, Centro, Goiânia.
O evento é aberto a diretores, administradores, médicos, enfermeiros, coordenadores de hotelaria e recepção, integrantes da CIPA e CCIH dos estabelecimentos de serviços de saúde e demais interessados. Quem quiser participar deve se apressar, pois restam poucas vagas.
As inscrições para a palestra sobre Procedimentos Fiscais das Auditorias dos Fiscais do Trabalho e para o ciclo de palestras sobre Assédio Moral e Sexual na Relação de Trabalho e Tributação dos Hospitais e Clínicas Médicas podem ser feitas pelos telefones (62) 3093 4310, 3093 4311 ou 9611 3189 após as 17 horas ou pelo e-mail: iflcursos@iflcursos.com.br.
…………………………………………………………….

O HOJE
 

Além de médicos, agora falta também energia
Curto circuito no CAIS da Vila Finsocial queima dois aparelhos, limita atendimento e sobrecarrega outras duas unidades
Lyniker Passos

Já não bastasse a falta de médicos no atendimento de urgência e emergência que prejudica a saúde municipal, principalmente nos últimos meses do ano, o Centro de Atendimento Integral de Saúde (Cais Finsocial) está enfrentando mais um grave problema. A unidade que atende mais de 200 pacientes por dia, no serviço de emergência, está paralisada devido à falta de energia elétrica, que se iniciou no domingo (18) e até o fechamento dessa matéria não havia sido solucionada.
Dois aparelhos essenciais para o serviço foram danificados devido ao curto circuito que também queimou 70% das lâmpadas de todo o prédio. A diretora geral do Cais, Maria Patrocínio, explicou que a fiação elétrica é muita antiga. “Os fios têm mais de 30 anos e nunca foram substituídos.” A ausência de iluminação prejudicou o bloco de emergência e outras alas, como exemplo o laboratório e a sala de sutura que ficaram na escuridão.
Os dois aparelhos, um cardioversor e um disfribilador, segundo ela, são essenciais para, por exemplo, conseguir reanimar um paciente que chega à unidade com parada cardíaca. Sem os aparelhos e sem energia, 50% da equipe médica foi transferida para o Cais Curitiba, no Jardim Curitiba. “A outra metade permanece aqui para atender a demanda espontânea e orientar os pacientes. Damos o primeiro atendimento e logo após são encaminhados”, afirmou.
Não há previsão para quando o serviço deve voltar ao normal. A diretora estima que a falta de luz permaneça por pelo menos mais quatro dias. “Um técnico já esteve aqui e não conseguiu resolver a situação. Já encaminhamos memorando para Secretaria de Infraestrutura (Seinfra)”, explicou Maria. Mesmo para os pacientes que já estão acostumados a enfrentar longas filas de espera a falta de energia foi revoltante.
Sofrimento
A representante comercial Rosane dos Santos Ferreira, 30 anos, é o retrato do sofrimento enfrentando diariamente pela população que necessitada da saúde pública. A falta de energia no Cais do Finsocial resultou em um efeito dominó em pelo menos outros dois Cais da região Noroeste. Logo de manhã ela e a filha Katlene Santos, 16 anos, que apresenta sintomas de dengue, foi até a emergência da unidade que está sem luz. “Chegando lá me informaram a impossibilidade do atendimento e fui orientada a vir para o Cais Cândida de Morais.”
Era apenas o início de um longo dia. Gestante e preocupada com a filha debilitada ela teve de esperar pelo resultado dos exames por pelo menos duas horas. “Ainda me falaram que aqui, no Cândida de Morais, não tem o médico para me passar o resultado e que um enfermeiro poderia me ajudar”, disse preocupada.
Situação parecida foi enfrentada pelo agricultor Manoel Fonseca Miranda, 64 anos, que procurou a emergência do Cais Finsocial devido uma forte dor na perna direita, mas encontrou as portas fechadas. Amparado pela filha, Simone Torres Miranda, 35 anos, ela se arrastou até a recepção onde recebeu a notícia de que teria de ir até o Cais Curitiba. Diante da dificuldade ainda maior a filha optou por voltar pra casa. “Não adianta, fica muito longe pra gente ir de ônibus”, disse.
O pequeno João Victor, um ano e nove meses, também ficou sem atendimento. A mãe Glória Souza, 37, não se conformava com o que ela considerou como descaso. O filho não pode ser atendido mesmo apresentando forte alergia no olho direito. Sem saber o que fazer e nervosa com a situação deixou o local com João Victor nos braços sem atendimento.
…………………………………………………………

A REDAÇÃO
Marconi visita o Hugo e checa reformas nesta terça-feira (20/11)

Adriana Marinelli

Goiânia – A convite da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Instituto Gerir, Organização Social (OS) responsável pela administração do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Marconi Perillo visitará a unidade de saúde nesta terça-feira (20/11) com o objetivo de visitar as obras de reforma das enfermarias. Durante a visita, prevista para às 14 horas, será apresentado ao governador o novo modelo de pronto atendimento, originado a partir dos estudos do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH).

Conforme foi divulgado pelo Institudo Gerir, o Hugo tem se esforçado para ampliar a assistência e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com a OS, foram disponibilizados 30 leitos de retaguarda, deste total, 14 são para a UTI. O hospital conta, ao todo, com 250 leitos para garantir o atendimento à população.

Balanço
Conforme foi divulgado pela OS, desde que assumiu a administração do Hugo, há seis meses, o Instituto Gerir tem trabalhado para melhorar o atendimento dos mais de 10 mil pacientes que passam pela unidade todos os meses. Seis enfermarias foram reformadas e foram criados novos centros de repouso e convivência para os funcionários.

No período, também foram inaugurados 32 novos leitos de enfermaria, além de uma nova área para separação e acondicionamento correto do lixo hospitalar. Segundo a OS, está prevista a reforma do Centro Cirúrgico, que deverá ampliar a capacidade de atendimento em 42%.
…………………………………………………………

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©