Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 21/11/12

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

SAÚDE BUSINESS WEB
 

Governo pede sugestões de planos de cargos e salários para profissionais do SUS
 

A intenção do governo é promover melhorias nas condições de trabalho dos profissionais do SUS
 

O Ministério da Saúde estabeleceu até dia 30 de novembro para os secretários de Saúde darem sugestões de planos de cargos, carreiras e salários e de melhoria das condições de trabalho de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção do governo é promover melhorias nas condições de trabalho dos profissionais do SUS.
Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, disse em nota que o objetivo é estimular gestores e profissionais a encontrarem, de maneira integrada, soluções inovadoras que possam melhorar as condições dos profissionais do SUS e evitar a fragilização dos vínculos trabalhistas.
O Ministério da Saúde deve investir R$ 29 milhões em dez projetos de abrangência intermunicipal e/ou regional que serão selecionados entre os enviados. Destes, sete selecionados serão projetos de melhorias das relações e dos vínculos de trabalho e três de planos de carreira, cargos e salários.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) sugere que seja adotada uma carreira de estado com dedicação exclusiva, semelhante a dos magistrados. No Dia do Médico, comemorado em outubro, o presidente do CFM, Roberto d’Ávila diz que é uma boa forma de valorizar o trabalho dos médicos e, além disso, suprir a carência de profissionais em cidades menores, principalmente da região amazônica e do interior do Nordeste do país.
………………………………………………

O POPULAR
 

Medicina
Médico tem registro cassado

Deire Assis

Atendendo a determinação legal, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) publicou ontem edital informando a cassação do exercício profissional do médico Luiz Augusto Barreto Vinholis pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG). O médico tinha registro nos CRMs de Minas, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Goiás, onde teria atuação, e, com a decisão perde o direito de exercer a medicina.
A pena teria sido aplicada com base em infrações previstas em três artigos do Código de Ética Médica. Um deles diz respeito ao uso experimental de qualquer tipo de terapêutica ainda não liberada para uso no País, sem a devida autorização dos órgãos competentes e sem consentimento do paciente. Outras infrações que teriam sido cometidas têm relação com a divulgação de informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou com uso inverídico e também divulgação fora do meio científico de processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido por órgão competente.
Ao divulgar seu trabalho, Luiz Augusto Barreto Vinholis se denomina médico naturalista com “sucesso em tratamento de várias moléstias”, diz o site. O POPULAR entrou em contato com ele por meio do endereço eletrônico disponibilizado no portal em que divulga o tratamento na internet, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
…………………………………………….

Saúde
Secretário anuncia leitos em hospitais

Bárbara Daher

A abertura de 80 novos leitos de enfermaria na rede estadual de Saúde, além de 22 novos leitos para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), e a instalação de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal em Rio Verde, foram anunciadas pelo secretário estadual da Saúde, Antônio Faleiros, ontem, durante visita ao Hugo. Ele estava acompanhado do governador Marconi Perillo, para verificar as mudanças implantadas na unidade após a transferência da administração local para o Instituto de Gestão em Saúde – Gerir.
A organização social (OS) assumiu a gerência do hospital em maio deste ano. Faleiros comentou sobre as mudanças no Hugo e afirmou que o atendimento melhorou após a transferência da gestão para as OSs. “Nós vamos provar que no Hugo ou em qualquer uma das nossas unidades geridas por OSs a qualidade de atendimento é a mesma, ou até melhor, que a de qualquer hospital privado que atenda o SUS”, disse ele.
Faleiros lembrou também que o déficit de vagas está sendo reduzido. “Hoje em Goiás não temos mais o déficit do nível mínimo estabelecido de leitos pela Organização Mundial de Saúde. Fora alguns percalços que existem por tipos específicos de leitos, temos até um número maior que o mínimo necessário”, declarou. O grande problema do Hugo, segundo Antônio Faleiros, e de toda a rede estadual, é a falta de verbas.

………………………………………..

Mineiros
MP não aceita fim dos contratos na Saúde

Fernando Machado
A prefeita de Mineiros, Neiba Barcelos (PSDB), tem prazo até esta sexta-feira, dia 23, para responder a recomendação do Ministério Público para que o município assegure a oferta imediata de serviços contratados na rede privada de saúde. Caso contrário, afirma o promotor de Justiça Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva, o pedido será feito via judicial.
Na recomendação, o MP exige o restabelecimento de s
erviços contratados na rede privada de saúde da cidade até que a rede pública municipal tenha condições para realizar os serviços que eram disponibilizados por meio de contratações complementares. Segundo o promotor, a suspensão dos serviços “coincidiu” com o fim do período eleitoral. Segundo a prefeita, o município não tem condições financeiras de continuar comprando serviços na rede.
…………………………………..
Cartas dos Leitores – Transexualismo
Em relação à carta do dr. Leonardo Caixeta, publicada segunda-feira, venho a público dizer que a afirmação de que os candidatos a cirurgia de mudança de sexo não passam por avaliação psiquiátrica está incorreta. Apesar de trabalhar no Hospital das Clínicas, ele demonstrou que não conhece o serviço.
Há anos, existe um convênio entre a equipe responsável pela cirurgia de transexualismo com o serviço de psiquiatria deste hospital sob a coordenação da professora e médica psiquiatria Maria Amélia Dias Pereira. Todos os pacientes do serviço de Transexualismo são avaliados por ela e, nos casos em que se constata algum transtorno mental, são acompanhados no Ambulatório de Psiquiatria do HC-UFG.
MURILO FERREIRA CAETANO
Médico Residente em Psiquiatria do HC –UFG
…………………………………………..

DIÁRIO DA MANHÃ (clique no título para conferir a matéria)

Coluna Fio Direto – Advogado José Eduardo Barbieri ministra hoje palestra sobre Responsabilidade Civil dos Hospitais e Médicos, na Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg)

………………………………….

Aids: Um quarto dos infectados não sabe

…………………………………….

Criatividade contra a dengue

………………………………….

 

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação

 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©