CLIPPING SINDHOESG 22 A 24/03/14

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

SAÚDE WEB
Chioro defende fim da tabela SUS
Ministro da Saúde diz que repasse por procedimentos precisa ser substituído por modelo focado na atenção integral
A famigerada tabela do SUS pode ser extinta e substituída por um novo mecanismo de financiamento para a saúde pública. Pelo menos esta é a vontade declarada pelo titular do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, que fez a afirmação durante o 58º Congresso Nacional de Municípios, realizado na quinta-feira (20) em Brasília. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Durante o congresso, o ministro reconheceu a defasagem da tabela, e disse que pretende substituí-la por um processo de financiamento por pacotes de cuidados. O repasse seria feito conforme o conjunto de procedimentos necessários para o tratamento de cada patologia.
Segundo Chioro, desde 2003 avança no Ministério a lógica da contratualização do serviço sobre a da tabela, de modo a privilegiar o financiamento baseando-se no cuidado integral do paciente, e não em procedimentos isolados. Justamente por isso, admitiu, talvez seja necessário adaptar a forma de pagamento feita a serviços privados, só atuam unicamente seguindo a tabela modular.
O ministro encerrou o discurso dizendo que o Ministério da Saúde destinará R$ 3 bilhões para qualificar serviços de melhoria das parcerias com os municípios, no que promete ser um esforço de aproximação da pasta com as secretarias de saúde das prefeituras. * com informações do jornal O Estado de S. Paulo (22/03/14)
……………………………………………………….
Dilma: Mais Médicos terá 13,2 mil profissionais até abril
Número corresponde à demanda total manifestada pelos municípios. Discurso foi feito no Pará, que receberá 537 profissionais
A presidenta Dilma Rousseff disse na quinta-feira (20) que o Programa Mais Médicos vai contar com 13.225 médicos atuando em todo País até abril, atendendo à demanda apresentada pelos municípios quando o programa foi lançado, em julho de 2013.
“Vamos chegar em abril ofertando os 13.225 médicos conforme havíamos nos comprometido. Pelos critérios da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) isso significa aumentar a cobertura para 46 milhões de pessoas”, disse a presidenta, em discurso em Belém, no Pará, onde anunciou recursos para investimentos em mobilidade urbana.
O Pará, segundo Dilma, receberá 537 médicos. A presidenta defendeu o programa e disse que os resultados têm mostrado que o governo acertou na estratégia ao levar profissionais, inclusive estrangeiros, para municípios do interior e das periferias das grandes cidades.
“Sabia que ia ter muita crítica, mas tinha certeza que o povo brasileiro ia saber que estávamos no caminho certo. Tenho muito orgulho do Mais Médicos”, disse a presidenta. “É impossível dar saúde de qualidade se você não tem o médico no posto de saúde”, acrescentou. (22/03/14)
………………………………………………………..

O POPULAR
Planos devem informar índices
Começou a valer ontem a regra da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obriga as operadoras de planos de saúde a informar índices de qualidade dos seus prestadores de serviço. A partir de agora, os convênios terão que tornar públicos os atributos de médicos, laboratórios, hospitais e outros serviços. As informações deverão estar disponíveis tanto no site da operadora quanto no livro que traz a rede referenciada.
Entre os critérios que serão avaliados estão, no caso dos hospitais, taxa de infecção hospitalar, taxa de mortalidade cirúrgica, acessibilidade à pessoa com deficiência, tempo de espera na urgência e emergência e satisfação do cliente. No caso dos médicos, a operadora deverá informar se eles têm residência médica ou algum tipo de especialização. (22/03/14)
……………………………………………………..
TV ANHANGUERA (clique no link para acessar a matéria)

Confira a última reportagem especial da série 'Luta pela Vida'