Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 23/04/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Decreto de Goiânia libera funcionamento das atividades não essenciais aos fins de semana

Goiás deve ter queda de ocupação de UTI para covid-19 em maio, estima Ismael

Covid-19: Goiás registra 145 mortes e mais de 2 mil casos nas últimas 24h

Brasil registra 2.070 mortes por covid nas últimas 24h; média móvel fica em 2.543

Trabalhadores da saúde acima de 40 anos recebem 1ª dose da vacina em Goiânia

Goiás tem 616 mil pessoas com comorbidades; grupo será o próximo a receber vacina contra Covid-19

Ao receber novo lote da vacina contra a Covid-19, Caiado assegura ampliação dos pontos de vacinação

TV ANHANGUERA

Decreto de Goiânia libera funcionamento das atividades não essenciais aos fins de semana

https://globoplay.globo.com/v/9459739/

…………..

A REDAÇÃO

Goiás deve ter queda de ocupação de UTI para covid-19 em maio, estima Ismael


Goiânia – O secretário de Estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, afirmou nesta sexta-feira (23/4) que as previsões relativas à taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 estão se confirmando, com projeção, inclusive, de queda em maio. “Hoje, como a gente imaginava para o final de abril, há uma tendência de estabilidade com ligeira queda, então nós saímos dos patamares de 97% e 96% de taxa de ocupação e nos aproximamos de 90% e 89% esta semana”, considerou o gestor. 

A melhora no cenário do sistema de saúde é perceptível, segundo o secretário, também na queda dos números de pedidos diários por UTIs para o atendimento de pacientes com covid-19. De acordo com ele, há cerca de 50 dias é observada uma contínua redução na quantidade de solicitações. Dados do Complexo Regulador Estadual (CRE) indicam que na quinta-feira (22/4) havia 37 adultos com covid-19 aguardando por um leito de UTI no Estado. Em 25 de março, eram 332 pessoas vivendo a mesma situação na lista de espera – no final daquele mês, os números diários da fila ficaram acima de 250. 

“Então, (essa situação) corrobora com aquela avaliação inicial de que teríamos um mês de março com a segunda e a terceira semanas absolutamente críticas, com grande demanda do sistema de saúde. Mas chegando na última semana de março com estabilização e passando abril inteiro alto. E chegando ao final de abril com tendência de queda, para que tenhamos em maio uma queda mais abrupta”, detalhou o secretário de Saúde. 

Segundo Alexandrino, é esse cenário que permite a retomada do funcionamento das atividades consideradas não essenciais no Estado, mesmo que ainda seguindo os protocolos e respeitando o uso de máscara facial e álcool em gel. “Deixamos claro que a pandemia não acabou. Teremos ainda longo percurso a percorrer até que ela se finalize. O ano de 2021 certamente será um ano de cuidado durante todo o seu desenrolar”, afirmou.  

……………….

Covid-19: Goiás registra 145 mortes e mais de 2 mil casos nas últimas 24h

Goiás registrou 2.043 casos e 145 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22/4) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Segundo a pasta, há no estado 534.464 infectados e 14.236 óbitos pelo vírus notificados. Do total de contaminados, 508 mil se recuperaram.

Ainda de acordo com a SES-GO, 285 mortes são investigadas para saber se existe ligação com a covid-19. Além disso, a pasta monitora outros 432 mil pacientes, que são considerados casos suspeitos da doença. A taxa de letalidade do vírus no estado é de 2,67%.

Goiás já aplicou, até agora, mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a covid-19. Deste número, cerca de 252 mil foram para segunda dose. O Estado espera receber ainda na madrugada desta quinta (22) mais 107,4 mil vacinas.

………………….

Trabalhadores da saúde acima de 40 anos recebem 1ª dose da vacina em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia dá prosseguimento ao Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 nesta sexta-feira (23/4) em 11 postos de atendimento.
 
Os trabalhadores da saúde a partir de 40, devidamente agendados pelo aplicativo Prefeitura 24H, começam a receber a primeira dose em sete unidades de saúde espalhadas pela cidade.
 
Já os trabalhadores da saúde que recebem a segunda dose do imunizante AstraZeneca, serão atendidos em dois pontos na modalidade pedestre: Shopping Cerrado e Espaço Bem-Estar da Unimed. Eles também precisam fazer o agendamento pelo aplicativo.
 
Será aplicada a segunda dose da vacina CoronaVac em idosos com 67 anos ou mais nos drive-thrus do Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada, sem necessidade de agendamento.
 
Para se receberem a segunda dose, tanto os idosos quanto os trabalhadores da saúde precisam apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de endereço e da primeira dose. Já para a primeira aplicação do imunobiológico, os trabalhadores da saúde precisarão apresentar também o comprovante de vínculo empregatício. O atendimento em todos os postos será das 8 às 17h.
 
Confira os postos de vacinação para cada grupo:

 
Postos de Atendimento por drive-thru para idosos:
 
• Shopping Passeio das Águas
 
Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.
 
•  Estádio Serra Dourada
 
Endereço: Av. Fued José Sebba, 1170, Jardim Goiás

 
Postos de Atendimento Primeira Dose para profissionais da saúde a partir de 40 anos – pedestre, por agendamento:

 
• Centro de Saúde da Família (CSF) Guanabara I
 
Endereço: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara, Goiânia – GO
 
• Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita
 
Endereço: Rua SR 1, 290 – Parque Santa Rita, Goiânia – GO
 
• Centro de Saúde da Família (CSF) Recanto das Minas Gerais
 
Endereço: Rua Siena, s/n – St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia – GO
 
• Centro de Saúde da Família (CSF) Cidade Jardim
 
Endereço: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim, Goiânia – GO
 
• Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco
 
Endereço: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco, Goiânia – GO
 
• Centro de Saúde da Família (CSF) Ville de France
 
Endereço: R. Píres Figueiredo, s/n – Res. Ville de France, Goiânia – GO
 
• Centro de Saúde da Família (CSF) Novo Planalto
 
Endereço: R. Amadeus – Res. Mansões Paraíso, Goiânia – GO

 
Postos de Atendimento Segunda Dose da AstraZeneca para profissionais da saúde (quinta e sexta-feira) – pedestre, por agendamento:

 
• Shopping Cerrado
 
Endereço: Av. Anhanguera, 10790 – Aeroviário
 
• Espaço Sinta-se Bem Unimed
 
Endereço: Rua 15-A, 212 – Lt. 7, 8 e 9/19, 20 e 21 Q. Z – St. Aeroporto

………………

AGÊNCIA ESTADO

Brasil registra 2.070 mortes por covid nas últimas 24h; média móvel fica em 2.543

O Brasil registrou nesta quinta-feira, 22, mais 2.070 mortes e 50.023 novas pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos pela doença, que leva em consideração o total dos últimos sete dias e elimina distorções entre os dias úteis e fins de semana, ficou em 2.543, abaixo dos 2.787 registrados na última quarta-feira (21/4) de acordo com dados do consórcio de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h.

Apenas em São Paulo, foram 183 mortes e 7.267 casos nas últimas 24 horas, elevando o total do Estado para 90.810 vidas perdidas e 2.793.750 infecções registradas pelo coronavírus. Nesta quinta, outros cinco estados superaram a marca dos 100 óbitos diários: Minas Gerais (392), Rio de Janeiro (252), Paraná (150), Bahia (113) e Ceará (104). Com os dados desta quinta, o Brasil chega ao total de 383.757 vidas perdidas e 14.172.139 casos da covid-19 desde o início da pandemia, mantendo-se como o segundo país do mundo com maior número de mortes totais pela doença, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 12.673.785 pessoas já se recuperaram da covid-19. O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 79.719 novos casos e mais 3.472 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 14.122.795 pessoas infectadas e 381.475 óbitos. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados. (Agência Estado)

……………….

JORNAL OPÇÃO

Goiás tem 616 mil pessoas com comorbidades; grupo será o próximo a receber vacina contra Covid-19

Por Gabriela Macedo

Em seguida, na lista de prioridades divulgada pelo Governo Estadual, está a população encarcerada, que de acordo com dados do Infopen, é constituída por 22,9 mil pessoas em Goiás

Foi divulgada pelo Governo de Goiás, na última terça-feira, 20, a atualização do Plano de Operacionalização para a Vacinação Contra a Covid-19 no Estado de Goiás. Documento segue declaração feita pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), na última sexta-feira, 16, sobre a finalização de imunização de idosos no estado, que deve acabar até o final de abril, e o início da vacinação de pessoas com comorbidades, que deve se dar a partir de maio.

Segundo o documento, que tem como base a análise do cenário epidemiológico e a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, entende-se que a definição de grupos prioritários também deve ser utilizada na operacionalização da vacinação contra COVID-19. Assim, com a finalização da imunização dos grupos que incluem trabalhadores da área da Saúde, a população idosa (pessoas com 60 anos ou mais), indígenas aldeados em terras demarcadas, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas e população em situação de rua, a prioridade será das pessoas com comorbidades.

Os considerados pessoas portadoras de morbidades, são aqueles diagnosticados com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grau III. De acordo com levantamento realizado pelo censo de 2019 do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), estima-se que Goiás tenha cerca de 616 mil pessoas que são consideradas portadoras de morbidades.

A priorização de pessoas com morbidades também faz parte do Plano Nacional de Vacinação (PNI) contra a Covid-19, estabelecido pelo Governo Federal, uma vez que constam como integrantes da terceira fase do plano emergencial de imunização.

Após a finalização deste grupo, seguem-se na prioridade a população privada de liberdade, que totalizam mais de 22,9 mil pessoas, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Infopen) de 2020. A seguir, tem-se os trabalhadores da educação, pessoas com deficiências permanentes e severas, membros das forças de segurança e salvamento – que já começaram a ser imunizados –, funcionários do sistema de privação de liberdade e os trabalhadores do transporte coletivo e de transportadores rodoviários de carga.

………………

Ao receber novo lote da vacina contra a Covid-19, Caiado assegura ampliação dos pontos de vacinação

Por Felipe Cardoso

Governador e secretário Ismael Alexandrino acompanharam a chegada das novas doses do imunizante na madrugada desta sexta-feira, 23. Medicamento já foi repassado às regionais que iniciarão a aplicação ainda hoje

O governador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu, na madrugada desta sexta-feira, 23, mais de 110 mil novas doses da vacina contra o coronavírus. Ao todo, 86 mil doses são da AstraZenica e outras 21.4 mil da CoronaVac. “Iniciaremos pela manhã a distribuição de todas essas doses. Em primeira dose serão pouco mais de 86 mil e restante destinado a segunda dose”, disse o chefe do Executivo.

Em seguida, o democrata assegurou que serão ampliados os pontos de vacinação no Estado a fim de que se evite novos casos de demora para recebimento do imunizante por parte da população como ocorrido na semana passada. As doses foram distribuídas durante a madrugada e agora, pela manhã, foram entregues às regionais que iniciarão a devida aplicação do medicamento.

Quanto a faixa etária contemplada, o governador destacou que apesar da chegada de um novo lote, infelizmente não será possível zerar toda a demanda com 62 dois anos de idade. O Estado continuará imunizando profissionais de saúde e da segurança pública. Segundo o governador, a partir do novo lote será possível praticamente zerar o número de profissionais de saúde que ainda não receberam ao menos a primeira dose do medicamento.

“Peço encarecidamente aos prefeitos que nos ajudem com os registros e repasses das informações ao Plano Nacional de Imunização (PNI) para que tenhamos acesso aos dados o mais rápido possível. Meu segundo pedido é direcionado às pessoas que já receberam a primeira doze do imunizante. Peço que tenham a responsabilidade e procurem os postos de saúde [para recebimento da segunda dose]. Só assim elas atingirão o grau de imunização necessário para proteção contra a Covid-19”, finalizou o democrata.

……………..

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©