Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 24/06/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES

• Família diz que mulher morreu após não conseguir vaga de UTI, em Goiás
• Especialista responde dúvidas sobre diabetes
• Imóveis abandonados podem se transformar em criadouros da dengue, em Goiás
• Diretor-presidente toma posse à frente da ANS
• Operadoras conscientizam o paciente de sua responsabilidade
• Governador entrega obra de ampliação e reforma do Hutrin nesta quarta (24)

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS (clique no link para acessar a matéria)

Família diz que mulher morreu após não conseguir vaga de UTI, em Goiás
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/familia-diz-que-mulher-morreu-apos-nao-conseguir-vaga-de-uti-em-goias/4272788/

……………………………………….

Especialista responde dúvidas sobre diabetes
http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/especialista-responde-duvidas-sobre-diabetes/4272464/

………………………………………….

Imóveis abandonados podem se transformar em criadouros da dengue, em Goiás
http://g1.globo.com/goias/jatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/imoveis-abandonados-podem-se-transformar-em-criadouros-da-dengue-em-goias/4273677/

……………………………………

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

Diretor-presidente toma posse à frente da ANS

O médico pediatra José Carlos de Souza Abrahão foi empossado nesta terça-feira (23) como diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O dirigente foi designado pela presidente da República, Dilma Rousseff, para exercer a função até 11/05/2017.
A cerimônia de posse, realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença da ministra da Saúde interina, Ana Paula Menezes, dos demais diretores da ANS – Martha Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial, Leandro Reis, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras e Simone Freire, diretora de Fiscalização –, e do secretário de estado da Saúde, Felipe Peixoto, entre outras autoridades.
Em seu discurso, Abrahão disse que vai pautar as ações como presidente da Agência nos princípios que nortearam sua atuação nos mais de 40 anos dedicados ao setor. O dirigente destacou que o trabalho à frente das diretorias de Gestão (DIGES) e de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) da ANS deram a oportunidade de comprovar a importância do diálogo entre os atores do setor para a promoção da sustentabilidade econômica e assistencial, necessária à prestação qualificada de atendimento aos beneficiários de planos de saúde.
“A razão de ser da ANS é a defesa do interesse público e eu honrarei este compromisso durante meu mandato. A razão de ser deste setor de Saúde Suplementar é o beneficiário que para nós, médicos, são nossos pacientes. Em busca de servi-los da melhor forma, trabalharemos no tripé garantia de acesso, garantia da qualidade e sustentabilidade setorial. Os direitos dos cidadãos serão garantidos e construiremos, juntos, um setor cada vez melhor e mais qualificado”, afirmou.
A ministra da Saúde interina ressaltou a importância do papel da agência reguladora na melhoria da saúde no país. “O Sistema Único de Saúde e a ANS são entidades que se complementam na missão de ofertar serviços de qualidade ao cidadão”, disse Ana Paula Menezes. A ministra afirmou que é necessário construir e reforçar a política nacional de promoção da saúde nas redes pública e privada e destacou a importância de reforçar ações para garantir a sustentabilidade do setor.  “É fundamental trabalhar na perspectiva da melhoria da concorrência, além de evidenciar de forma mais efetiva o impacto das medidas adotadas no sistema suplementar”, pontuou.
Perspectivas e desafios – O diretor-presidente destacou que a ANS vai estimular a realização de campanhas pelo uso consciente do sistema suplementar. “Sua preservação acontecerá por meio de múltiplas ações, como um processo de incorporação tecnológica criterioso, baseado em evidências clínicas, com protocolos clínicos e avaliação do custo e efetividade, combate ao desperdício e das fraudes, alteração do modelo de remuneração, e redução do custo setorial e da imprevisibilidade”.
Abrahão ainda falou sobre os desafios exigidos pelo novo perfil socioeconômico da população. “Conquistamos maior sobrevida, mas nos defrontamos com uma grande transição epidemiológica, em que nossa população deixa de ser acometida por doenças infectocontagiosas e é acometida por doenças degenerativas, hipertensão, diabetes. Portanto, necessitamos incentivar os programas de atenção à saúde do idoso e promoção à longevidade”, afirmou.
Representantes de associações médicas, de conselhos de medicina e de odontologia, de operadoras de planos de saúde, de prestadores de serviços de saúde, ex-diretores e servidores da ANS prestigiaram a posse do diretor-presidente.
Leia aqui o discurso do diretor-presidente na posse.
……………………………………………

SAÚDE BUSINESS

Operadoras conscientizam o paciente de sua responsabilidade

Como discutir a saúde do futuro diante dos problemas do sistema de saúde do presente? Sem dúvida, um desafio com três importantes fatores em seu caminho: o envelhecimento da população; a mudança do perfil epidemiológico; e o bônus demográfico, momento único para os países no qual a maioria da população está em idade ativa para trabalhar. Este último, ilustra um cenário preocupante: se no futuro, a maioria da população terá mais de 60 anos, não se terá um grande contingente para financiar os sistemas de saúde e previdência, ao contrário de outras nações que já passaram pelo fenômeno. “Os países europeus enriqueceram para envelhecer e nós estamos envelhecendo sem enriquecer”, analisou a consultora Denise Eloi, que integrou junto com a Diretora Técnica Médica e Rede Credenciada da Sul América, Tereza Veloso, e o presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl, o painel “Saúde do Amanhã”, durante o Saúde Business Forum.

Parte da solução deste dilema pode estar na mudança de atuação do próprio indivíduo com a sua saúde, na qual ele assume um papel de protagonista. Os dados corroboram este urgente envolvimento, pois o estilo de vida corresponde a 50% dos determinantes de saúde. O restante é dividido em: 10% cuidado e acesso à saúde, 20% fatores genéticos e 20% exposição ao ambiente. “A grande missão é trabalhar o empoderamento e a inclusão do beneficiário como um ator e não só como consumidor”, analisa Denise, acrescentando que isso ocorrerá com educação, informação e orientação ao usuário.

Atenta a este cenário, a SulAmérica usa tecnologia e comunicação para engajar os usuários. Há 13 anos, a empresa implantou o Saúde Ativa, programa que iniciou apenas com cuidado a pacientes crônicos e hoje atende a outros três grupos divididos em: pessoas identificadas com risco de desenvolver alguma patologia; doentes de alta complexidade; e os indivíduos saudáveis. “Acima de tudo, o programa atua para impulsionar mudanças sustentáveis e contribuir para a melhora e manutenção da saúde da população”, explica Tereza.

Sem custo para as empresas participantes, o Saúde Ativa monitora e analisa informações de saúde, os hábitos dos beneficiários e, o melhor de tudo, disponibiliza conteúdo de saúde para os participantes do programa e aos interessados no geral. Alguns projetos do Saúde Ativa, como o de doentes crônicos, obteve redução de sinistro de 24% em 2013. (veja box abaixo).

A Central Nacional Unimed também vê na tecnologia e na informação ao beneficiário o caminho certo para o engajamento. Por esta razão, a empresa está desenvolvendo um aplicativo com funcionalidades como conversa entre médico e paciente via whatsapp; agendamento de consultas e exames; jogos de saúde e monitoramento dos sinais vitais dos beneficiários. “O aplicativo vai aumentar o envolvimento do paciente com o autocuidado e a eficiência [do controle] das doenças crônicas”, conta Akl, citando o dado que no Brasil há 1,3 celulares por habitante. Além disso, acrescenta o executivo, o aplicativo será mais um canal de relacionamento e ajudará a cooperativa a ter mais controle sobre a duplicidade de exames, por exemplo.

Enquanto o aplicativo não vem, a cooperativa difunde alguns jogos para tablets e celulares, nos quais as pessoas aprendem com dicas de saúde; instala tótens para os beneficiários responderem a questionários sobre a saúde, que são posteriormente disponibilizados para a empresa com o perfil global dos funcionários; e envia boletins com dicas de qualidade de vida e saúde aos departamentos de recursos humanos dos clientes.

Por meio de uma análise, que envolveu informações de diferentes fontes como médico do trabalho, relatórios do uso do plano; entre outras, que a CNU conseguiu identificar 21 mil beneficiários que estavam em “desequilíbrio de saúde”. Destes, 4 mil com o quadro considerado grave aderiram ao Programa de Atenção Primária, cujos resultados incluem a redução do custo mensal per capita da saúde. (box abaixo).

Mesmo com as iniciativas das operadoras, Denise ressalta que é importante tratar a questão de forma sistêmica. “Precisamos fazer uma grande transformação, uma revolução sobre qual o modelo assistencial que a sociedade deseja. É preciso enxergar o sistema integrado e com o beneficiário no centro”, pondera Denise.
Sul América

Saúde Ativa é uma plataforma online de bem-estar e saúde composto de um programa no qual as empresas participantes podem ajudar seus colaboradores a controlar e identificar doenças e ter hábitos de vida mais saudáveis.

A plataforma tem uma parte aberta aos interessados no geral, com conteúdo e testes sobre saúde e qualidade de vida. O programa não é de exclusividade dos associados da seguradora, podendo ser adquirido por autogestões e outras empresas interessadas.
O programa de Gestão de Crônicos em 2013, com 30 mil pessoas, reduziu 24% o sinistro da população. Subtraindo o custo do programa, a média é de 18 a 19% da redução do sinistro.

O programa Idade Ativa, que propõe o envelhecimento saudável, tem 6 mil participantes e atingiu 6% de sinistralidade.

Central Nacional Unimed

Mapeamento dos beneficiários em sete linhas de cuidado: neoplasia; doença do cérebro e cardiovascular; mente saudável; obesidade; doença respiratória; doença renal e diabetes.
21.204 beneficiários foram eleitos com “desequilíbrio de saúde” em uma das sete linhas de cuidado.
4.937 considerados com “desequilíbrio grave de saúde” entraram no programa de atenção primária. Iniciaram o programa ao custo de R$ 350 no mês per capita e tiveram redução no custo mês a mês, chegando a R$ 150 reais no mês per capita.
………………………………………….
A REDAÇÃO
Governador entrega obra de ampliação e reforma do Hutrin nesta quarta (24)

Goiânia – A obra de reforma e ampliação do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) será inaugurada nesta quarta-feira (24/6), às 8h30, com a presença do governador Marconi Perillo e do secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela. Na ocasião, também estarão presentes representantes do Instituto Gerir, organização social responsável pela gestão da unidade de saúde, além de integrantes da Prefeitura Municipal de Trindade e outras autoridades.

A obra teve início em outubro do ano passado e incluiu a ampliação da área de apoio administrativo – seis salas da administração que contemplam oito setores, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), cozinha industrial, farmácia, sala de preparação de dieta, auditório, salas das diretorias, refeitório e lactário (local de preparação de alimentação para recém-nascidos).

Vários setores do hospital passaram por reforma. Foi o caso da sala de emergência, lavanderia, berçário, boxes de observação; soroterapia e consultórios médicos. Foi realizada ainda a montagem da central de ar comprimido; implantação de todo o sistema de monitorização (circuito fechado de câmeras); substituição de todos os equipamentos do setor de laboratório de analises clínicas; manutenção e troca de tubulações de toda rede de ar medicinal, entre outros. Todos os setores do Hutrin estão sendo equipados.

…………………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©