CLIPPING SINDHOESG 24/12/14

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES DE HOJE

·         Hospitais podem fazer convênio com fundação
·         Unimed Franca adquire 3.300 clientes do Santa Casa Saúde
·         Impugnações e recursos de ressarcimento ao SUS serão feitos eletronicamente

O POPULAR

Hospitais podem fazer convênio com fundação
O Paço Municipal também teve aprovado pelos vereadores o projeto que permite os hospitais municipais a firmarem convênios com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc). Pelo projeto, a gestão das unidades de saúde continuaria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Funcionários da SMS cobraram a participação do Conselho Municipal de Saúde na discussão da lei. A base do prefeito Paulo Garcia (PT) defendeu que a discussão ocorra quando o convênio for firmado. A intenção é que isso ocorra com a Maternidade Nascer Cidadão, nos mesmos moldes do que ocorre com a Maternidade Dona Iris.

A Câmara de Goiânia aprovou ontem projeto que prevê a terceirização dos hospitais municipais. Será semelhante ao modelo do Estado?

Fernando Machado – Secretário de Saúde: Pelo contrário, em nosso modelo não haverá terceirização da gestão, que permanecerá com o município.  O projeto autoriza convênio que permitirá a transferência de recursos para que a fundação da UFG execute projetos de saúde, como já acontece na Maternidade Dona Iris, que tem funcionado muito bem.

…………………………………….
SAÚDE WEB 365
Unimed Franca adquire 3.300 clientes do Santa Casa Saúde

Migração de parte dos conveniados pode levar 90 dias e depende de autorização da ANS

A Unimed adquiriu toda a carteira de 3.300 clientes do Santa Casa Saúde, o plano de saúde privado daSanta Casa de Franca, em processo cujo valor não foi revelado. A migração de parte dos conveniados pode levar 90 dias e depende de autorização da ANS(Agência Nacional de Saúde Suplementar). Outra parcela, composta por cerca de mil funcionários do complexo hospitalar, já será atendida pela Unimed a partir de 1º de janeiro.

As conversas entre as duas empresas começaram perto de quatro meses atrás e, segundo o presidente da Unimed, Otto César Barbosa Júnior, a iniciativa do negócio partiu da direção da Santa Casa.

A justificativa apresentada foi a de que o pouco número de convênios do Santa Casa Saúde encarecia os serviços e não era atrativo tanto financeira quanto administrativamente. “A Santa Casa alegou que não tem foco em planos de saúde, enquanto que para a Unimed é importante porque uma carteira maior permite melhores condições de negociação”, disse Barbosa Júnior. “Planos de saúde pequenos são inviáveis. Com menor volume de atendimento, maiores são os custos administrativos”, disse.

O dirigente da Unimed evitou falar em valores. Limitou-se a dizer a Santa Casa vai receber pela transação, mas que isso não envolve compra de ativos ou coisa semelhante.

Para os clientes atuais do Santa Casa Saúde, os valores após a migração permanecerão os mesmos, sofrendo os reajustes e se equiparando aos praticados pela Unimed apenas na renovação dos contratos.

Na opinião de Otto Barbosa Júnior, os conveniados sairão ganhando porque passarão a contar com a estrutura da Unimed, que hoje, afirmou, conta com 330 médicos. Ele negou que a chegada de mais 3.300 clientes possa saturar o atendimento da Unimed.

Até a autorização da ANS ser emitida, os pacientes atendidos pelo Santa Casa Saúde terão que continuar sendo atendidos pelo mesmo plano. A Unimed fica proibida de absorver esse contingente até então e, segundo o presidente Barbosa Júnior, é “pouco provável” que essa autorização não saia. “Estamos procurando fazer o trabalho da melhor maneira para que não exista nenhum deslize jurídico nesse processo”, disse.

O dirigente da Unimed informou que os planos da operadora são de chegar a 100 mil clientes. Com a negociação feita com a Santa Casa, esse número ultrapassa os 80 mil conveniados em Franca, representando um reforço aproximado de R$ 500 mil mensais no faturamento da empresa.
…………………………………………….

Impugnações e recursos de ressarcimento ao SUS serão feitos eletronicamente

A partir de 6 de janeiro de 2015, todos os pedidos de impugnações e recursos dos processos de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) feitos pelas operadoras de planos de saúdeserão protocolados eletronicamente através do sistema PERSUS. Para isso, as operadoras devem acessar o sistema, que já está disponível, e cadastrar usuários no módulo de gestão de contas.

Neste ano, em valores até novembro, a  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou que o ressarcimento ao SUS pelas operadoras de planos de saúde podem chegar a R$ 360 milhões este ano. Até o dia 30 de novembro, o montante já estava em R$ 335,74 milhões, valor 82% acima do total arrecadado em 2013, de R$ 183,2 milhões. Somados os resultados de 2013 e 2014, o valor ultrapassa o total de R$ 279,36 milhões arrecadados nos 13 anos anteriores de existência da ANS, responsável por fazer essa cobrança.
Toda vez que um beneficiário de plano de saúde usa a rede pública, a operadora do plano é obrigada a ressarcir o preço do procedimento na tabela do SUS em uma vez e meia. O valor é repassado ao Fundo Nacional de Saúde e usado em ações e programas estratégicos do Ministério da Saúde.

As instruções para efetuar o cadastro estão disponíveis no portal da ANS, no espaço da operadora, onde estão publicados normativos, manual, tutorial e informações gerais sobre do módulo de gestão de contas e o PERSUS. Dúvidas podem ser enviadas ao endereço eletrônico persus@ans.gov.br ou sanadas pelo Disque ANS (0800-701-9656).
………………………………………..

Rosane Rodrigues da Cunha