Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 25/01/24

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Sindicato prepara ofício contra Equatorial devido quedas de energia

Quedas de energia comprometem atendimentos em clínicas de imagem, afirma sindicato

Hospital de São Paulo se recusa a colocar DIU em paciente por questões religiosas

Nova portaria trará 200 exceções para trabalho em feriados

Saúde distribui vacinas contra catapora e HPV aos municípios em Goiás

3ª Convenção de Mercado e 16º Workshop de Vendas da Federação e Unimed Goiânia reuniram equipes de vendas de Unimeds de todo o Brasil

Gigante da Unimed, Amil e Intermédica aniquilados: Novo plano de saúde mais barato do Brasil derruba 3 em 2024

Artigo – STF cassa decisão que reconhecia vínculo empregatício entre médica PJ e hospital

Planos de saúde:51 milhões de beneficiários em 2023

Gastos com saúde mental crescem 72% em 2023

Médico vítima de acidente em Goiás morreu no dia do aniversário da esposa

TV ANHANGUERA

Sindicato prepara ofício contra Equatorial devido quedas de energiagloboplay.globo.com/v/12294857/

https://globoplay.globo.com/v/12294857/

…………………

JORNAL OPÇÃO

Quedas de energia comprometem atendimentos em clínicas de imagem, afirma sindicato

Categoria diz que vai oficializar Equatorial Goiás sobre a questão; concessionária afirma que já está em contato com representantes do setor

As constantes quedas no fornecimento de energia elétrica em Goiás estão comprometendo o tempo de atendimento aos pacientes nas clínicas de imagem goianas. A afirmação é do Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás (Sindimagem).

Segundo a categoria, devido às quedas, equipamentos e computadores precisam ser reiniciados frequentemente, o que pode atrasar o atendimento e a realização de exames, comprometendo o trabalho nas clínicas e gerando transtornos para os pacientes, além de riscos de danos aos aparelhos e prejuízos às empresas.

O sindicato afirmou que vai enviar um ofício à concessionária Equatorial solicitando uma rápida solução para o problema, que se intensifica em períodos de chuva. A expectativa que é as quedas de energia sejam sanadas e que as clínicas possam trabalhar normalmente.

O que diz a Equatorial?

Por nota a Equatorial Goiás disse que já está em contato com os representantes do Sindimagem, em Goiânia, para entender e prestar todos os esclarecimentos, orientações e tirar dúvidas dos empresários do setor. Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Goiás já está em contato com os representantes do Sindimagem, em Goiânia, para entender e prestar todos os esclarecimentos, orientações e tirar dúvidas dos empresários do setor, verificando inclusive quais são as unidades consumidoras afetadas, já que somente em Goiânia, onde estão alguns dos clientes citados na reportagem, os indicadores de qualidade mostram que a concessionária teve uma melhoria de 5 horas na duração das interrupções equivalentes e a quantidade de horas que cada cliente em média fica sem energia. O esforço segue ininterrupto para que os casos sejam atendidos em um prazo ainda menor.

A Equatorial segue aberta para comunicação com os seus clientes através dos canais oficiais:

Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;

Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;

Call Center 0800 062 0196;

Agência de atendimento;

O cronograma de trabalho ao longo de 2024 pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro, plataforma que permite monitorar de forma ainda mais transparente a atuação e planejamento da empresa para todos os seus clientes.

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás.

………………………

AGÊNCIA ESTADO

Hospital de São Paulo se recusa a colocar DIU em paciente por questões religiosas

Uma paciente relatou que, depois de realizar uma consulta, o Hospital São Camilo, em São Paulo, se negou a realizar a colocação do dispositivo intrauterino (DIU), um método contraceptivo de longo prazo e que é totalmente reversível.

Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), Leonor Macedo falou sobre a recusa da instituição médica, que aconteceu na unidade da Pompeia, bairro da zona Oeste. “Vocês acham que é fácil ser mulher? Fui a uma consulta no Hospital São Camilo e a médica me informou que não pode colocar o DIU em mulheres porque isso vai contra os valores religiosos da instituição”, afirmou ela.

Ela disse ainda que o Hospital São Camilo entrou em contato para explicar que não realiza procedimentos contraceptivos em mulheres nem em homens. Segundo Leonor, foi uma conversa respeitosa, no entanto, ela criticou a postura do hospital.

Em uma das respostas aos seus comentários, uma internauta cita que o marido também recebeu a informação de que o Hospital São Camilo não realiza vasectomia. O próprio médico, no entanto, se ofereceu para realizar o procedimento contraceptivo no seu consultório particular. A consulta também foi realizada na unidade da Pompeia. “O Hospital São Camilo disse que só coloca o DIU no caso de endometriose grave, mas não como método contraceptivo. Explicou que é uma instituição religiosa e que segue os preceitos da Igreja Católica e do Vaticano”, acrescentou Leonora.

Também por meio das redes sociais, o Hospital São Camilo SP confirmou que, por diretrizes de uma instituição católica, não há realização de procedimentos contraceptivos, seja em homens ou mulheres. Em nota enviada na manhã desta quarta-feira (24/01), a Rede de Hospitais São Camilo – SP reforçou que, por ser uma instituição confessional católica, tem como diretriz não realizar procedimentos contraceptivos. “Tais procedimentos são realizados apenas em casos que envolvam riscos à manutenção da vida.”

Os pacientes que procuram pela Rede de Hospitais São Camilo – SP e não estão com a saúde em risco são orientados a buscar na rede referenciada do seu plano de saúde hospitais que tenham esse procedimento contratualizado.

Em nota, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), que representa 51 mil serviços privados de saúde, disse que acredita que, desde que o hospital não deixe o paciente correr risco de vida e que o preceito de atendimento de emergência seja cumprido, as instituições de saúde têm o direito de implantarem suas próprias políticas de atendimento.

Procurado, o Ministério da Saúde não comentou o caso envolvendo o Hospital São Camilo, apenas disse que o acesso aos métodos contraceptivos pelo sistema de saúde é direito de todas as brasileiras. “Cabe à pasta garantir a oferta de diversos métodos, assim como informações, acolhimento e orientação sobre planejamento familiar nos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).”

Hospital pode se recusar a colocar DIU ou outros métodos contraceptivos por questões religiosas?
“Se não há risco para a integridade da saúde do paciente, o hospital privado pode se negar a realizar o procedimento por preceitos religiosos”, afirma Mérces da Silva Nunes, mestre e doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e especialista em Direito Médico e Bioética pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A situação muda quando a vida do paciente está em risco.

“Nesse caso, não há possibilidade de ser invocada, tanto pela instituição como pelos profissionais de saúde, qualquer convicção religiosa com o propósito de evitar a realização de um determinado procedimento. Isso seria inconcebível e o caso seguiria para apuração de responsabilidade na esfera criminal”, disse a advogada.

Como paciente deve proceder caso o procedimento seja negado pelo hospital por questão religiosa?
O paciente deverá procurar outro hospital credenciado no seu plano de saúde para realizar o procedimento. 

…………………….

AGÊNCIA BRASIL

Nova portaria trará 200 exceções para trabalho em feriados

Uma nova portaria a ser editada até o início de fevereiro trará uma lista de cerca de 200 setores considerados essenciais que não precisarão fechar acordos com os sindicatos para trabalho aos feriados. A informação foi dada nesta quarta-feira (24/1) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e por entidades de trabalhadores e de empregados.

O anúncio ocorreu após reunião nesta tarde entre representantes do governo, das centrais sindicais e dos empregadores. Segundo Marinho, a lista de exceções ainda não está definida, mas farmácia e postos de gasolina estão entre os setores que não precisarão de acordo coletivo.

“Fizemos o ajuste em todo o texto da portaria, que será republicada. Há uma bancada de relatores alterando o texto, que não apresentará hoje a versão final. A portaria anterior teve o único objetivo de provocar essa conversa nacional, com uma mesa permanente para discutir o tema, inclusive daqui para frente”, disse Marinho em entrevista coletiva após a reunião.

A portaria publicada em novembro de 2023 e revogada logo em seguida,  invalidou uma outra portaria de 2021, que concedeu autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados em vários setores do comércio. 

Trabalho aos domingos
Segundo o ministro, a nova portaria será editada até 5 de fevereiro e entrará em vigor logo após a publicação. Em relação ao trabalho aos domingos, as categorias fora da lista de exceções precisarão de convenção para implementar o trabalho. “A portaria do governo anterior agredia o que dizia a lei. A legislação diz que pode trabalhar aos fins de semana, mas que o trabalho aos feriados precisa de negociação [com os sindicatos]”, acrescentou Marinho.

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), os setores excluídos serão listados num anexo da portaria.

“Observamos que existem alguns tipos de trabalhos que precisam funcionar por conta do atendimento à população, trabalhos especiais. Farmácia, por exemplo, que pode salvar a vida de uma pessoa. É primordial. Esse é o ajuste que foi feito, com um anexo de redação, dizendo quais poderão funcionar independentemente da negociação coletiva”, informou.

Categorias
Representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Ivo Dall’Acqua disse que a lei trata apenas do comércio de produtos. Atividades ligadas a serviços não terão necessidade de acordo coletivo, como bares, restaurantes e hotéis. Supermercados, no entanto, necessitam de convenção para abrirem aos feriados.

“A lei não contempla bares e restaurantes, que são do grupo de turismo e hospitalidade. A portaria vai deixar claro as categorias que poderão funcionar sete dias por semana, como hotéis e outras atividades. A lei diz respeito a parte do comércio que cuida do atacado e varejo, comércio de mercadorias, compra e vendas. Por isso, a gente trata a excepcionalidade com cuidado para que todos tenham tratamento isonômico”, declarou.

Além do Ministério do Trabalho e Emprego, a reunião teve a presença de representantes das seguintes centrais sindicais: CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Os empregadores foram representados pela CNC.

Histórico

Em novembro, o Ministério do Trabalho publicou uma portaria que obrigava a convenção coletiva para o trabalho aos feriados a todos os setores. Uma semana mais tarde, o texto foi revogado, após a Câmara dos Deputados ameaçar aprovar um decreto legislativo cancelando a portaria.

……………………

A REDAÇÃO

Saúde distribui vacinas contra catapora e HPV aos municípios em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta semana, à distribuição de doses das vacinas contra HPV (papilomavírus humano) e varicela (catapora) aos municípios goianos. O estoque dos imunizantes estava zerado devido a atraso no envio pelo Ministério da Saúde (MS).

A situação gerou um desabastecimento, em especial do imunizante contra catapora, que agora deverá ser gradualmente regularizado, conforme informações repassadas pelo MS. No caso da vacina contra HPV, o estado recebeu 30 mil doses.

“Esse foi o quantitativo que a gente pediu, que é necessário para restabelecer o estoque e a distribuição dessa vacina, assim como a vacina contra a varicela, que também estava em falta e que nós recebemos. Nós iniciaremos a distribuição ainda nesta semana para as regionais e as regionais repassarão aos municípios”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.

Em relação à varicela, o MS enviou 12 mil unidades para Goiás, que também já começaram a ser distribuídas aos municípios goianos. Nesta semana, o repasse das doses será feito na região metropolitana de Goiânia. A previsão é de que, a partir do dia 29 deste mês, os imunizantes também passem a ser distribuídos aos demais municípios do estado.

“No mais tardar no meio da próxima semana, todos os municípios já terão essas doses na sua sala de vacina”, reforça a superintendente da SES.

Imunizantes em falta

Ao longo de 2023, o Ministério da Saúde enviou ao estado mais de 202 mil unidades do imunizante contra o HPV. A quantidade distribuída, contudo, foi maior (221 mil) por conta do estoque restante de 2022.

Já a vacina contra varicela tem sido enviada a Goiás em cota reduzida pelo MS desde maio do ano passado. Em alguns meses do último ano, não houve envio de nenhuma dose. A última remessa havia sido encaminhada em dezembro, mas contendo apenas 5 mil doses, quando a quantidade mensal necessária é de 17 mil doses.

Outras vacinas

Além das vacinas contra varicela e HPV, o estado conta também com estoques de outros imunizantes que compõe o Calendário Nacional de Vacinação. Entre elas, as vacinas contra difteria, tétano, febre amarela, antirrábica, tríplice viral e Covid-19 para crianças maiores de 5 anos.

Há, contudo, desabastecimento do imunizante contra Hepatite A desde outubro de 2023, diante do não envio por parte do Ministério da Saúde. “A promessa é que em 2024 haverá uma regularização desses envios”, pontua Flúvia Amorim.

A superintendente explica ainda que, apesar de não ser recomendada, a pausa no esquema vacinal diante da falta temporária dos imunizantes não prejudica a resposta imune e, por isso, a continuidade é fundamental.

“A gente não reinicia esquema vacinal, mas sim completa […] Orientamos que os pais ou responsáveis já entrem em contato com o seu município para saber onde tem a vacina e poder atualizar o cartão vacinal da criança”, conclui.

……………………….

FOCO NACIONAL

3ª Convenção de Mercado e 16º Workshop de Vendas da Federação e Unimed Goiânia reuniram equipes de vendas de Unimeds de todo o Brasil

 Durante três dias, os participantes puderam assistir palestras de profissionais reconhecidos em diversas áreas e aperfeiçoar seus conhecimentos em vendas e mercado

As equipes de vendas do Sistema Unimed já estão acostumadas com o sucesso do plano de saúde mais lembrado pelos brasileiros, mas para manter a alta performance, é preciso continuar treinando, se aperfeiçoando a cada dia para entender as demandas do mercado e continuar encantando os clientes. Por isso, entre os dias 18 e 20 de janeiro, a Unimed Federação Centro Brasileira e a federada Unimed Goiânia realizaram a 3ª Convenção de Mercado e o 16º Workshop de Vendas. 

Cerca de 230 representantes de mais de 15 Unimeds, dentre elas federadas à Centro Brasileira e também outras de todo o Brasil, participaram dos eventos, que foram realizados no inspirador Tauá Resort e Convention Alexânia. Estiveram presentes, profissionais da Unimed Nacional, Unimed Morrinhos, Unimed Rio Verde, Federação do Estado de Mato Grosso, Unimed Araguaína, Unimed Bauru, Unimed Santos e muito mais. 

Durante os encontros já tradicionais, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras com nomes que são referências quando o tema é sucesso: o campeão olímpico Cesar Cielo; o poeta e empreendedor Bráulio Bessa; o multiempresário e criador do Método Relacional de Aceleração de Negócios, Tiago Keniskley; o investidor e fundador de várias startups, Marcelo Smarrito, a gerente de Relacionamento, Marketing e Negócio da Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana, Patrícia Candian; e o diretor de Tráfego e Performance de Mídia na Ads Cool, Jayme Diogo.

Os membros da diretoria da Unimed Federação Centro Brasileira explicaram que a programação foi pensada em cada detalhe para promover a ampliação de conhecimentos das equipes, atualização sobre as tendências e é, claro, oferecer motivação para continuar levando o Jeito de Cuidar Unimed a cada beneficiário. 

Para o diretor-superintendente, Martúlio Nunes Gomes, que falou em nome da Federação na abertura oficial dos eventos, não existe alta performance sem foco nem resultado sem treino. 

“Este é o convite que os eventos nos fazem: um chamado para aprimorarmos nossas habilidades, concentrarmos nossos esforços e, assim, atingirmos a excelência em nossas atividades diárias. Estamos aqui para avaliar os muitos desafios que enfrentamos cotidianamente e discutir soluções que nos possibilitem superá-los com eficiência, sempre aperfeiçoando os nossos serviços”, afirmou ele, que estava acompanhado do diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional, Éder Cássio Rocha Ribeiro, e do vice-presidente da Federação e presidente da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi. 

Todo esse aprendizado se uniu a momentos de relaxamento e confraternização entre os participantes, como o ocorrido durante a apresentação da cantora Maíra Lemos. Os patrocinadores da 3ª Convenção de Mercado e do 16º Workshop de Vendas também levaram informações e diversão ao público com a exposição de seus produtos e serviços e o sorteio de brindes. A Unimed Goiânia também premiou os corretores do ano, homenageando os que se destacaram em três categorias definidas por tipo de porte de plano saúde.

Sabia mais: https://www.protagonistasdanossahistoria.com/noticias 

………………….

TV O FOCO

Gigante da Unimed, Amil e Intermédica aniquilados: Novo plano de saúde mais barato do Brasil derruba 3 em 2024


O serviço de saúde baratinho chega como um presente aos brasileiros

Sem sombra de dúvidas, sabemos da grande importância de contarmos com um bom plano de saúde na atualidade. Dessa forma, no Brasil, podemos contar com grandes empresas do ramo, como a Amil e Unimed.

E por falar nos planos de saúde, um novo plano de saúde mais barato do Brasil chegou com os 2 pés na porta para derrubar 3 concorrentes em 2024, como gigante da Unimed, Amil e Intermédica.

De acordo com o portal ‘Busque Plano de Saúde’, o serviço mais barato da lista é o Estilo apartamento da Unimed Nacional. Vale frisar que, a tabela do plano inicia em R$ 217,45 para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade.


Vale frisar que, o plano Estilo está disponível para contratação para MEI/CNPJ a partir de 2 vidas e tem coparticipação. O reembolso deste plano é de 81,98 reais por consulta.

Porém, caso você não haja CNPJ, a contratação da Unimed Nacional precisará ser via coletivo por adesão. Assim, você vai necessitar de uma formação acadêmica ou profissão que se encaixe em uma entidade de classe e contratar.

Quais são os melhores planos de saúde do Brasil?


Escolher bem um plano de saúde pode ser uma tarefa difícil, visto que envolve muitos detalhes que devem ser analisados e pensados com calma e cuidado. O melhor plano de saúde deve atender às expectativas de quem está o contratando.

Comparar planos, cobertura, rede de atendimento, reputação e outros detalhes deve ser feito com muita cautela, afinal ter um plano de saúde e estar bem amparado é o desejo da maioria dos brasileiros.

………………………..

MEDICINA S/A

Artigo – STF cassa decisão que reconhecia vínculo empregatício entre médica PJ e hospital


Por Luis Henrique Borrozzino

Em mais um caso extremamente emblemático e significativo para as empresas que atuam na área da Saúde como Hospitais, Clínicas, Planos de Saúde e outros, o STF, no julgamento da Reclamação 65.011 (São Paulo), de relatoria do Ministro Alexandre de Moraes, novamente exercendo seu papel de guardião da Constituição Federal, cassou a decisão de primeira instância que reconhecia o vínculo empregatício entre médica contratada como PJ e um Hospital, julgando improcedente a reclamação e seu respectivo cumprimento provisório de sentença.

A decisão do Ministro, assim como outras tratando de vínculo empregatício, reiterou a ofensa ao Tema 725 de Repercussão Geral decorrente do RE 958.252 de relatoria do Ministro Luiz Fux e à ADPF 324 de relatoria do Ministro Roberto Barroso, ou seja, de que esse tipo de contrato é válido e deve ser respeitado.

Moraes, em seu voto, destaca ainda que pela interpretação conjunta dos precedentes conclui-se pela licitude de outras formas de relação de trabalho que não a relação de emprego regida pela CLT.

Portanto, denota-se que o Supremo Tribunal Federal vem adotando com coerência seu posicionamento e, deixando claro o cenário de mudanças e maior flexibilidade nas relações de trabalho.

*Luis Henrique Borrozzino é Advogado, sócio do escritório M3BS Advogados e membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SP.

……………………….

MONITOR MERCANTIL

Planos de saúde:51 milhões de beneficiários em 2023


O setor de planos de saúde manteve, em 2023, o crescimento significativo em números de beneficiários em suas duas segmentações. De acordo com levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no mês de dezembro, o setor totalizou 51.081.018 usuários em planos de assistência médica – é a primeira vez que esse segmento supera a marca dos 51 milhões. Já os planos exclusivamente odontológicos registraram 32.668.175 beneficiários.

Vale destacar também que, em um ano, os planos médico-hospitalares apresentaram crescimento de 957.197 beneficiários em relação a dezembro de 2022. No comparativo de dezembro de 2023 com novembro de 2023, o crescimento foi de 150.118 usuários. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.469.502 beneficiários nos 12 meses; e 287.751, na comparação de dezembro de 2023 com novembro de 2023.

Em relação aos dados por estado, no comparativo com dezembro de 2022, o setor registrou aumento de beneficiários em planos de assistência médica em 26 unidades federativas, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro os que tiveram o maior ganho de beneficiários em números absolutos. Entre os odontológicos, todas as 26 unidades federativas registraram aumento no comparativo anual, sendo também São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os estados com maior crescimento em números absolutos.

Quanto aos dados por faixa etária, observa-se que a faixa de 45 a 49 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica (240.716 novos beneficiários nos últimos 12 meses), seguido pela faixa etária de 40 a 44 anos (183.201 novos beneficiários). Já as faixas etárias que tiveram maior crescimento nos planos odontológicos foram 45 a 49 anos (aumento de 281.144 beneficiários) e 40 a 44 anos (mais 253.934 beneficiários).

“Esse crescimento no número de beneficiários de planos de saúde acompanha um movimento de aquecimento da economia do país, já que dados preliminares apontam para um crescimento do PIB do Brasil na casa dos 3% em 2023. Outro dado bastante relevante é que 1,9 milhão de empregos formais foram gerados entre janeiro e novembro do ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso reflete diretamente no aumento do número de beneficiários nos planos coletivos empresariais, que passou de 34,8 milhões em janeiro de 2023 para 36 milhões em dezembro”, analisou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.

Vale destacar que os números podem sofrer alterações retroativas em razão das revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras. As tabelas de evolução de beneficiários por tipo de contratação do plano e por UF em diferentes competências estão disponíveis no portal da ANS.

……………………

Gastos com saúde mental crescem 72% em 2023


Gastos com terapias, psicólogos e psiquiatras tiveram impacto no comportamento de consumo dos brasileiros em 2023. Segundo levantamento do Itaú Unibanco, os gastos com saúde mental tiveram alta de 72% no valor transacionado e de 54% na quantidade de transações no ano passado, na comparação com 2022.

Os dados fazem parte de um estudo do Itaú que analisou o comportamento de consumo dos brasileiros em 2023, incluindo as transações realizadas com cartões de crédito, débito e as compras com Pix feitas por clientes do banco.

No segmento de saúde mental, o pagamento instantâneo tem maior representatividade, com 86% das transações, e é quem puxa a alta, com avanço de 79% no valor transacionado e de 64% no número de transações. O ticket médio no Pix é de R$ 662, enquanto no crédito é de R$ 384.

…………………

PORTAL G1

Médico vítima de acidente em Goiás morreu no dia do aniversário da esposa

Mulher descreveu o companheiro como uma pessoa doce, carinhosa e com grande amor pela medicina. Ele deixa duas filhas, de 5 e 16 anos, frutos de outros relacionamentos.

Por Larissa Feitosa, g1 Goiás

O médico Thiago Ubirajara Araújo Rosa, de 39 anos, vítima de acidente de trânsito na GO-060, morreu no dia do aniversário da esposa, a nutricionista Aline Francelino. Ao g1, ela descreveu o companheiro como uma pessoa doce, carinhosa e com grande amor pela medicina. Ele deixa duas filhas, de 5 e 16 anos, frutos de outros relacionamentos.

“Eu estou destruída por dentro, mas quero que ele seja lembrado pela pessoa maravilhosa que era. Uma pessoa doce, carinhosa, que passava a imagem de durão, mas no fundo tinha um coração gigante”, disse a esposa.

O acidente aconteceu na terça-feira (23), quando Aline completou 39 anos. O marido voltava de um plantão no Hospital Municipal de Anicuns quando, por motivos ainda desconhecidos, bateu de frente com o carro do pastor Arnaldo Moreira, de 56 anos, entre Santa Bárbara de Goiás e Claudinápolis, no distrito de Nazário.

“Ele fez 12 horas de plantão em Anicuns e estava voltando para casa, em Goiânia”, explicou o amigo, que preferiu não se identificar.

Thiago e o pastor ficaram presos às ferragens de seus carros e, quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, ambos já haviam morrido. Imagens mostram que os carros ficaram destruídos por conta do acidente. O motor do carro do pastor foi arremessado durante a batida.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Científica fez uma perícia no local. Segundo Aline, o velório de Thiago está marcado para essa quarta-feira (24), na Paz Universal, localizada no Setor Coimbra, em Goiânia, a partir das 18h.

Em postagem nas redes, Aline se declarou ao marido: “Quero que você vá em paz e obrigada por ter compartilhado sua existência comigo. […] Vou te amar sempre e pedir a Deus que você encontre sua felicidade com muito acolhimento”.

Amor pela medicina

Aline relata que Thiago trabalhava nos hospitais de Anicuns e Avelinópolis, além de também fazer parte da equipe médica do Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Finsocial, em Goiânia. O médico também trabalhou um tempo em Araçu.

“Era uma relação linda [ com a medicina ]. A maior satisfação dele era cuidar dos pacientes que atendia. Sempre cuidadoso, atencioso e certeiro nos diagnósticos e tratamentos. Ele amava sua profissão, dedicava 80% do seu tempo à medicina. Esse foi o legado dele”, afirmou Aline.

Homenagens

No Instagram, a Prefeitura de Avelinópolis lamentou as mortes de Thiago e Arnaldo. Foi decretado luto oficial e ponto facultativo nas repartições públicas em respeito às vítimas.

“Uma tragédia que uniu duas vidas! Dois seres que salvavam vidas! Dr. Thiago Ubirajara exerceu a medicina com um verdadeiro dom! Pastor Arnaldo salvava vidas através da palavra de Deus. Mesmo local, o mesmo horário, atuantes na cidade de Avelinópolis, despediram de todos que os amavam em um grande sentimento de missão cumprida!”, escreveu a prefeitura.

A Prefeitura de Anicuns também usou as redes para publicar uma nota de pesar. “Agradecemos ao Dr. Thiago por sua dedicação e serviços prestados à comunidade. Que sua alma descanse em paz”, disse o comunicado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia também lamentou o ocorrido dizendo: “Era querido pelos colegas e pacientes. Nos solidarizamos com os familiares, amigos e colegas de trabalho. Que Deus, na sua infinita bondade, conforte a todos!”.

………………………..

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©