Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 26/03/24

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Reajustes dos planos de saúde superam a inflação

Hospital Santa Paula usa Inteligência Artificial para diminuir em 87% as solicitações mediadas pela enfermagem

Brasil tem quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina

MONITOR MERCANTIL

Reajustes dos planos de saúde superam a inflação


Líderes de RH e contratantes de planos de saúde frequentemente se perguntam por que os planos de saúde têm reajustes acima da inflação? Basicamente, a inflação reflete a variação geral de preços e serviços na economia, enquanto os reajustes na saúde levam em conta o aumento dos custos das operadoras, que consideram a frequência no uso dos planos, a alternância no preço de serviços e produtos médico-hospitalares, além da introdução de novos procedimentos médicos e tecnológicos, alterações legislativas e outros aspectos.

Para André Martins, vice-presidente de benefícios da Alper Consultoria em Seguros, é o caso, por exemplo, dos planos de saúde no Brasil. De 2019 a 2023, observou-se um incremento de 15% na frequência de exames por pessoa. Adicionalmente, os custos com Serviços Profissionais e de Apoio Diagnóstico e Terapêutico cresceram 35% no mesmo período. Esses fatores, combinados, causam um aumento significativo que vai além dos custos médios.

Em linhas gerais, Martins destaca os elementos que impactam nessa conta:

1 -Aumento dos custos médicos: este é um dos fatores chave – com maior número de consultas sendo realizado por pessoa, consequentemente, maiores serão as despesas com exames, honorários médicos, procedimentos e serviços de saúde utilizados. Segundo Martins, na carteira da Alper, por exemplo, se comparados os períodos de janeiro a setembro de 2022 e 2023, observou-se aumentos de 0,74% no custo médio das consultas eletivas, 5,42% nas visitas ao pronto socorro e 6,10% em terapias simples. Além disso, o preço dos medicamentos também tem aumentado significativamente – como é o caso do incremento de 400% nos custos de tratamentos de câncer em quatro anos.

Espaço Publicitário

2 – Avanços tecnológicos e atualizações regulatórias: a evolução tecnológica exige constante reciclagem de profissionais e modernização de equipamentos. Na mesma medida, a Agência Nacional de Saúde (ANS) tem incorporado diversos procedimentos obrigatórios na cobertura dos planos de saúde – em 2022, foram 14 novas incorporações e, em 2023, outras 31. A expansão imediata dessa cobertura para todos os beneficiários é um fator importante na elevação dos custos dos planos de saúde.

3 – Envelhecimento da população: segundo dados da ANS, entre 2010 e 2022, a população brasileira cresceu 6,5%, enquanto os beneficiários de planos de saúde aumentaram 12,0%. Com avanços na medicina e melhoria nas condições de vida, é natural que as pessoas vivam mais e, consequentemente, o aumento na demanda por serviços de saúde. Em 2022, a população acima dos 60 anos representava uma parcela de 15,8% e, nos planos de saúde individuais, 14,3% da base de beneficiários. Já nos planos coletivos empresariais, esse número é de 8,9%.

Martins reforça que a Saúde Suplementar tem papel fundamental no pleno funcionamento do ecossistema de saúde no Brasil. “Hoje já são cerca de 51 milhões de beneficiários no país, e é de suma importância que todos tenham consciência dos custos envolvidos nos planos de saúde para que possam administrar suas despesas e manter o benefício.”, finaliza.

Fundada em 2010, a Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. é uma empresa especializada em gestão de seguros corporativos, benefícios, massificados, seguro auto e transporte, com atuação em todo país, nos mais diversos segmentos, pautados pela inovação e tecnologia em busca de otimização e transparência aos processos. Com mais de 1000 funcionários e 19 escritórios pelo país, ao todo são 16 empresas adquiridas sob a atual gestão.

…………………………….

PORTAL SAÚDE DIGITAL NEWS

Hospital Santa Paula usa Inteligência Artificial para diminuir em 87% as solicitações mediadas pela enfermagem


O Hospital Santa Paula, que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de implementar o NeonPass Room, da Hoobox Robotics, inteligência artificial (IA) que permite que os pacientes internados façam solicitações usando tablet ou smartphone, otimizando o tempo da equipe de enfermagem e redefinindo a comunicação.

O NeonPass Room não é apenas um concierge digital. Além de aprimorar a comunicação com a equipe assistencial, otimiza a experiência dos pacientes e seus acompanhantes em relação a serviços de hotelaria, nutrição e outras áreas envolvidas nos cuidados das famílias. A plataforma tem uma abordagem com conteúdo personalizado e intuitivo de fácil utilização, diretamente do celular do paciente ou acompanhante, trazendo mais autonomia e eficiência na jornada durante a internação.

“Fomos pioneiros no Brasil na instalação desse novo sistema e, agora, completando um período de testes, temos resultados expressivos, como a redução de 87% das solicitações mediadas pela enfermagem, totalizando 1.150 horas otimizadas por mês”, comenta Douglas Serio, diretor-geral do Hospital Santa Paula.

A solução foi instalada em 129 leitos do Hospital em agosto de 2023 e, desde então, mais de 10.500 solicitações foram gerenciadas pela IA. “Antes da implementação, mais de 50% das solicitações mediadas pela equipe de enfermagem seriam transferidas para outra área do hospital, como nutrição e hotelaria. Éramos apenas a intermediação. Com esse tempo que ganhamos, conseguimos oferecer cuidados ainda mais dedicados e personalizados aos nossos pacientes”, comenta Marisa Pregun, Diretora Assistencial do Hospital Santa Paula.

Esse mês, outros 3 hospitais da Dasa (Nove de Julho, Complexo Hospitalar de Niterói e São Lucas Copacabana) já iniciaram a implementação da IA na operação. “Os resultados desses primeiros meses foram promissores e impactaram positivamente a equipe assistencial e os pacientes. Com isso, já começamos a expandir para outros hospitais da rede.”, finaliza Elizabete Mitsue, Diretora Assistencial e Experiência do Paciente da Dasa.

“O NeonPass Room, com a entrega de dados analíticos sobre a assistência, passa a contribuir também para a tomada de decisões estratégicas. No Hospital Santa Paula, sempre a frente em inovação, estamos explorando ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer, da digitalização à geração de insights”, explica Claudio Pinheiro, Diretor de operações da HOOBOX.

………………………..

MEDICINA S/A

Brasil tem quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina

O Brasil registrou quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina nos últimos 12 anos. Os dados foram divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento, segundo a instituição, foi motivado pelos casos reiterados de crimes recentes, que resultaram em lesões graves e morte de pacientes.

Entre 2012 e 2023, o país registrou 9.875 casos do crime, seja na medicina, na área dentária ou farmacêutica. No Poder Judiciário, foram 6.189 novos processos do tipo. Delegacias de Polícia Civil registraram 3.337 boletins de ocorrência. Os dados foram coletados com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário nos estados e as polícias civis das 27 unidades da Federação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de registros nas delegacias de Polícia Civil: 937 ocorrências. Desse total, 11 resultaram em morte: cinco na capital fluminense, e 31 ocasionaram lesão corporal grave. O tribunal do estado é o que mais registrou processos novos no ano passado (74).

São Paulo vem em segundo lugar, com 528 ocorrências policiais. A maior parte delas acontece no interior do estado. Minas Gerais aparece na sequência, em terceiro lugar, com 337 ocorrências.

A instituição alerta também para a subnotificação de casos. Cinco estados não encaminharam as informações solicitadas: Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Alagoas. No caso desse último, não há dados na base antes de 2021. Segundo o CFM, o Rio Grande do Sul enviou dados amplos que não possibilitaram recorte específico. Alguns não têm dados atualizados, nem uma base histórica com informações desde 2012.

O exercício ilegal da medicina é crime previsto no artigo 282 do Código Penal, com punição de 6 meses a 2 anos de multa.

“Fuja de promessas milagrosas”

O presidente do CFM, José Hiran Gallo, disse que a sociedade precisa estar constantemente informada dos perigosos de se submeter a procedimentos médicos realizados por profissionais sem a devida capacitação.

“Em caso de dúvida, vale consultar os sites dos Conselhos Regionais de Medicina ou do CFM para saber se o profissional tem o registro de médico e se ele está ativo. Nós sempre dizemos: fuja de promessas milagrosas, principalmente aquelas divulgadas nas redes sociais”, afirmou.

No caso de irregularidades, a recomendação é denunciar na polícia e nos conselhos de medicina, para que também seja aberta apuração administrativa e encaminhamento para os demais órgãos.

Casos emblemáticos

O CFM destacou alguns casos recentes de prática ilegal da medicina que tiveram maior repercussão. Em fevereiro deste ano, um dentista foi preso no Recife, por dar cursos proibidos de reposição hormonal. Em agosto do ano passado, a polícia começou uma investigação em Goiânia sobre uma mulher que provocou lesão corporal em pacientes em clínicas de estética. Na mesma cidade, em novembro, foi aberta investigação contra quatro dentistas, que realizavam procedimentos estéticos exclusivos de médicos.

Em Coroados, no interior de São Paulo, uma mulher foi presa por usar registro profissional de outra médica e chegou a atender 30 pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O caso foi registrado em março deste ano. Em Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, uma biomédica foi detida em maio de 2023 por provocar a morte de uma paciente durante cirurgia ilegal. (Com informações da Agência Brasil)

……………………….

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©