Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 26/06/15

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.


DESTAQUES

• Polícia indicia três por vazamento de imagens do corpo de Cristiano Araújo
• Técnicos que vazaram vídeo são indiciados pela polícia


PORTAL G1/GOIÁS

Polícia indicia três por vazamento de imagens do corpo de Cristiano Araújo
Vídeo e fotos da preparação para enterro foram divulgados em redes sociais.
Suspeitos são dois funcionários de clínica e pessoa que publicou material.
Fernanda Borges

A Polícia Civil indiciou três pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais do momento em que o corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro na BR-153, em Goiás, era preparado para o sepultamento. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão.

"São os dois funcionários da Clínica Oeste, onde o corpo foi preparado, e uma terceira pessoa que foi a responsável por divulgar as imagens", disse Oliveira ao G1.

Segundo o delegado, os indiciados, cujas identidades ainda não foram reveladas, foram ouvidos na quinta-feira (25) e liberados em seguida. "Nós conseguimos os esclarecimentos que precisávamos e não há dúvidas de que os funcionários da clínica, um casal, fizeram essas imagens sozinhos. O outro vai responder pelo crime de ter disseminado [as imagens]", destacou.
Em uma das fotos, o cantor aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já o vídeo mostra o processo de preparação do corpo.
Oliveira ressaltou que inquérito sobre o caso já está em fase final de conclusão. A responsabilidade da clínica ainda está sendo apurada. "Até agora o estabelecimento alega que tem um regimento interno rigoroso, no qual os funcionários assinam termos em que assumem a responsabilidade de não expor os corpos. De qualquer forma, ainda analisamos essa questão e estamos no aguardo de documentos que eles teriam assinado".
Na manhã desta sexta-feira (26), a assessoria de imprensa da clínica confirmou ao G1 que os funcionários já foram demitidos.
Em nota, a Clínica Oeste afirmou que repudia a ação dos empregados. O estabelecimento disse ainda que toda equipe assina documentos de Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, que proíbem que qualquer etapa dos procedimentos feitos seja gravada, fotografada e, principalmente, divulgada.
"Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para demitir os funcionários por justa causa. A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato", destacou o texto.

Na quinta-feira,  o diretor de comunicação do cantor Cristiano Araújo, Rafael Vannucci, disse que os advogados que cuidavam da carreira do artista irão analisar o vazamento nas redes sociais de fotos e vídeo feitos durante a preparação do corpo para o velório e o sepultamento. Ele explicou que ainda não viu as imagens, mas que já ouviu comentários sobre o caso.
"O escritório do Cristiano Araújo, o CA Produções Artísticas, vai analisar os fatos e zelar pela imagem dele mesmo após a sua morte. Vamos tentar agir da melhor forma possível, mas a decisão de fazer qualquer coisa é da família", explicou.
Instituto Médico Legal
Ao G1, o médico legista Peterson Freitas Moreira, diretor clínico do Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, disse que os registros não foram feitos dentro do órgão. Ele, inclusive, disse estar "indignado" com a situação.
"Isso é um absurdo. Ficamos sabendo do vazamento há poucas horas. O vídeo não foi feito aqui. Os dois funcionários que aparecem não trabalham no IML. Além disso, no caso das fotos, não somos nós quem vestimos os corpos", enfatizou.
O médico explicou ainda que, no caso do sertanejo, foi necessário analisar o corpo, mas nenhum órgão foi retirado. Ele revela que participou da necropsia de Cristiano com mais dois profissionais e que nenhum estava com celulares. Além disso, um policial fazia a segurança da sala.
Segundo Peterson, em alguns casos, é preciso fotografar o corpo como forma de comprovar laudos e documentos. Porém, isso é feito de forma profissional e somente para interesse do IML. "Se um servidor age desta forma, ele tem que responder um processo administrativo, podendo até ser expulso do órgão", informa.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária já havia informado que a Polícia Civil já concluiu que as imagens não foram feitas no IML e aponta que o local onde o vídeo foi feito pode ser a sala de um estabelecimento de preparação de corpos para velório e sepultamento.

Morte
Cristiano Araújo morreu em um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, na quarta-feira (24) quando voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. No veículo também estava a namorada do cantor, a estudante Allana Coelho, de 19 anos, que morreu no local, o motorista do músico, Ronaldo Miranda e o empresário, Victor Leonardo, que já receberam alta do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG).
…………………………………………

O POPULAR

Técnicos que vazaram vídeo são indiciados pela polícia
Segundo o delegado Eli José de Oliveira, titular do 4º Distrito Policial, os indiciados estavam bastante chocados e com medo de represálias.

Rosana Melo
Os técnicos em tanatopraxia Márcia Valéria dos Santos Louzada e Marco Antônio Ramos foram indiciados por vilipendiar o cadáver do cantor Cristiano Araújo na Clínica Oeste, durante procedimento de embalsamamento filmado por Márcia Valéria, que também é estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Um colega de faculdade de Márcia, identificado apenas como Leandro, teria recebido as imagens pelo aplicativo WhatsApp e, segundo a técnica, ele teria replicado o vídeo nas redes sociais. Leandro ainda não foi localizado, mas deve ser ouvido ainda nesta sexta-feira (26) pela Polícia Civil.
Segundo o delegado Eli José de Oliveira, titular do 4º Distrito Policial, os indiciados estavam bastante chocados e com medo de represálias. Eles disseram que foi um ato impensado e que não imaginavam que as imagens seriam espalhadas, provocando tamanha repercussão.

Funcionária da clínica diz que amigo espalhou imagens
O delegado Eli José de Oliveira, titular do 4º Distrito Policial, responsável pela investigação, disse ao POPULAR que os funcionários já foram ouvidos, assim como uma das sócias-proprietárias da clínica.
Rosana Melo
Três pessoas serão indiciadas por terem filmado e divulgado em redes sociais parte do procedimento de embalsamamento do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo, na tarde de quarta-feira, na Clínica Oeste, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Dois funcionários da clínica e um amigo da mulher identificada como Márcia Valéria, que teria espalhado as imagens nas redes sociais, vão responder na Justiça pelo crime de vilipêndio de cadáver, cuja pena vai de 1 a 3 anos de detenção, mais multa. Em nota divulgada por assessoria de imprensa da clínica, o estabelecimento informou que os dois funcionários seriam demitidos por justa causa. 
O delegado Eli José de Oliveira, titular do 4º Distrito Policial, responsável pela investigação, disse ao POPULAR que os funcionários já foram ouvidos, assim como uma das sócias-proprietárias da clínica. Márcia Valéria teria dito no depoimento que filmou parte do procedimento e o repassou apenas para um amigo, que teria espalhado a filmagem pelo aplicativo WhatsApp. Ele ainda não foi ouvido. O outro funcionário é mostrado fazendo o procedimento.
A sócio-proprietária da clínica não seria, a princípio, indiciada. Segundo o delegado, ela mostrou-se chocada com o fato e levou para a Polícia Civil o regimento interno da clínica que proíbe o uso de equipamentos de foto e filmagem no local onde os corpos são preparados. Ela teria dito que é proibido fazer fotos e filmagens de qualquer um dos procedimentos e como isso não foi respeitado pelos funcionários, os mesmos serão demitidos por justa causa.
A filmagem que causou comoção e revolta nas redes sociais tem 55 segundos de imagens do procedimento de embalsamamento do corpo de Cristiano Araújo. O corpo aparece com as vísceras à mostra, com o esterno exposto para que o funcionário faça a sucção dos fluídos corporais. Enquanto isso, a funcionária com o celular, mostra o procedimento. "Tenho que filmar de cá para eu pegar o…" e mostra o rosto do cantor. Depois pede ao colega que dê um tchau para a câmera e é ignorada por ele, que continua o trabalho. "Não mesmo, né?", diz a mulher para o colega e dá uma gargalhada.
"Tire a costela daí", pede a mulher, referindo-se ao esterno e é atendida pelo funcionário que fazia o procedimento. Ela filma novamente o rosto e o resto do corpo do cantor rapidamente e se filma dizendo: "Aí eu paro aqui".
As imagens foram analisadas pela Polícia Civil que, ainda na noite de quinta-feira, descartou qualquer possibilidade delas terem sido feitas nas dependências do Instituto Médico Legal (IML). A clínica rapidamente se manifestou, assumindo que o fato aconteceu em suas dependências e que os responsáveis seriam punidos com demissão.

Clínica demite funcionários que vazaram imagens do corpo de Cristiano Araújo
Em nota, o estabelecimento repudiou as imagens gravadas por seus funcionários e informou que tomou as providências legais para demitir os envolvidos

Ráisa Guerra
A Clínica Oeste, que teve seu nome envolvido com a gravação do corpo de Cristiano Araújo feita por seus funcionários, se posicionou na noite desta quinta-feira (25) sobre o acontecimento. Em nota à imprensa, o estabelecimento esclareceu que “repudia com veemência” o ato.
Além disso, a clínica explicou tem como regulamento interno a proibição de gravações que mostrem qualquer etapa do trabalho realizado pela equipe. Na nota, o estabelecimento ainda informou que já tomou as providências legais para “efetuar as demissões por justa causa”.
Polêmica
Uma gravação que mostra o corpo do cantor Cristiano Araújo sendo preparado para o velório viralizou nas redes sociais e causou a revolta de muitos internautas, que condenaram o posicionamento dos funcionários que aparecem nas imagens.

Os responsáveis pela gravação poderão, inclusive, responder criminalmente por vilipêndio de cadáver, quando há desrespeito com o corpo.
Confira a nota da Clínica Oeste na íntegra:
“NOTA À IMPRENSA
Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, a Clínica Oeste vem a público informar que repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens.
A clínica tem como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado.
Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa.
A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato.”

………………………………………..

Rosane Rodrigues da Cunha
Assessoria de Comunicação 

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©