Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 28/09/22

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Maternidade estadual passa a contar com enfermagem obstétrica em Goiânia

Goiás registra 1,1 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

Goiás registra 12 novos casos da varíola dos macacos e total chega a 469

Sicoob UniCentro Br entrega 13º carro da campanha de 30 anos de aniversário, para Hospital Anis Rassi

250 mil vacinas contra Covid em Goiás vencem essa semana

1,6 milhão de beneficiários são impactados com suspensão de Planos de Saúde

Reajuste dos planos de saúde para 2022: o que muda?

JORNAL OPÇÃO

Maternidade estadual passa a contar com enfermagem obstétrica em Goiânia

A especializada voltada para as mulheres em trabalho de parto é difundida em vários países da Europa

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), na Vila Jaraguá, em Goiânia, passa a contar com uma equipe de enfermagem obstétrica. O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra a unidade de saúde, informou que esse atendimento visa aperfeiçoar o manejo das pacientes em trabalhos de parto, no pré-parto e centro cirúrgico.

“As equipes médica e de enfermagem obstétrica vão trabalhar em conjunto, de forma complementar e colaborativa. A enfermagem obstétrica poderá realizar partos no centro cirúrgico, desde que esteja dentro de seu protocolo de risco, que é o trabalho de parto fisiológico”, afirmou o diretor técnico, Denes de Oliveira.

Ele cita que esse método já é feito em vários países da Europa, onde a maioria dos partos são realizados por enfermeiros obstetras. Contudo, no Brasil ainda não são todas as gestantes que contam com esses profissionais. Cabe ressalvar, que essa especialidade tem a formação necessária para atender a gestante de baixo risco ou risco habitual.

A gerente de Enfermagem, Maria do Socorro de Lima, salienta que a novidade, que começou na semana passada no hospital da Capital, foi uma conquista importante para as pacientes. “A presença desses profissionais vai acrescentar muito em nossos atendimentos e contribuir para uma assistência mais humanizada”, afirmou. Ela acrescentou ser uma assistência voltada para a parte técnica e psicológica da mulher grávida. O que resulta na redução da ansiedade da parturiente, proporcionando conforto, segurança e humanização.

…………………………….

A REDAÇÃO

Goiás registra 1,1 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

Adriana Marinelli

Goiânia – Goiás registrou 1.113 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, conforme consta no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgado na tarde desta terça-feira (27/9). Não foram registradas mortes em decorrência da doença no período.

Com a atualização, Goiás chega a 1.701.893 casos e 27.526 óbitos ligados ao novo coronavírus. A taxa de letalidade do vírus é de 1,62% no Estado.

…………………….

Goiás registra 12 novos casos da varíola dos macacos e total chega a 469

Ludymila Siqueira

Goiânia – Goiás registrou 12 novos casos da varíola dos macacos em um dia. Os dados constam no boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na tarde desta terça-feira (27/9). Com as atualizações, o território goiano chega a 469 infecções pela doença. 

De acordo com a Saúde estadual, os pacientes têm entre 11 meses e 64 anos de idade. Além disso, 400 casos são investigados para saber se há alguma relação com a doença. De acordo com a SES-GO, não há registro de mortes pela varíola dos macacos em cidades goianas.

Goiás é o quarto Estado brasileiro com maior número de infecções pela monkeypox, termo científico da doença, atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na região Centro-Oeste do país, Goiás lidera com a maior incidência de casos da varíola dos macacos. 

……………………….

DIÁRIO DA MANHÃ

Sicoob UniCentro Br entrega 13º carro da campanha de 30 anos de aniversário, para Hospital Anis Rassi

Ao todo, 13 cooperados já foram sorteados na campanha que vai premiar os cooperados com 30 carros

O Sicoob UniCentro Br entregou nesta sexta-feira, 23 de setembro, mais um carro da campanha em comemoração aos 30 anos da cooperativa. O Hospital Anis Rassi foi o 13º cooperado contemplado na campanha que vai sortear até janeiro de 2023, 30 carros zero quilômetro, incluindo uma Mercedes Benz.

“A nossa parceria com o Sicoob UniCentro Br soma algumas décadas e ocorre tanto pela pessoa física quanto a jurídica. Nós do hospital sempre tivemos um excelente relacionamento com a cooperativa, tendo acesso fácil aos diretores e gerentes. Recebemos esse carro hoje com muita felicidade, com certeza faremos bom uso dele no hospital”, declarou o diretor financeiro do Hospital Anis Rassi, Gustavo Rassi.

Entre os treze associados já premiados, sete receberam seus prêmios no final de julho, em Goiânia. “Fui sorteada na festa de comemoração dos 30 anos do Sicoob UniCentro Br e fiquei muito feliz. Meu esposo me incentivou a fazer parte da cooperativa e ganhei esse presente”, declarou a dentista Núbia Campioni.

“Foi muito gratificante receber esse prêmio, eu nem imaginava que ganharia”, contou outra premiada, a médica, Maria Rebouças, que é cooperada do Sicoob UniCentro Br há mais de 20 anos e foi contemplada no mesmo evento. O sorteio foi realizado durante o jantar com show do cantor Leonardo, que teve toda a renda dos ingressos, no valor de R$194.350,00, revertida para o Hospital do Câncer Francisco Camargo.

O Superintendente Regional do Sicoob UniCentro Br em Goiás e Minas Gerais, Luciano Queiroz, diz que é um ano muito importante para a cooperativa, já que a instituição comemora recordes em metas alcançadas, sendo a maior cooperativa do sistema Sicoob no Centro-Oeste. “Em abril de 2022, foi atingida a marca de R$ 5 bilhões em ativos, o que representa um aumento de 27,5% em relação ao mesmo período de 2021”, celebra o superintendente.

Até o momento 13 pessoas já foram sorteadas:

1 Núbia Campioni – Agência República Goiânia

2 Maria Rebouças – Agência UNIMED Goiânia

3 Marun Kabalan – Agência Órion

4 Marcelo Lavaqui – Agência T-8 Goiânia

5 Antônio dos Reis – Agência T-63 Goiânia

6 OdontoMap Odontologia LTDA – Agência Plataforma Empresas

7 Leandro Gama – Agência República Goiânia

8 Paulo da Silva – Agência Asa Sul

9 Walber Rosa – Agência Digital

10 Wanderson Ferreira – Agência Araguaína

11 Neusa Irigoyen – Agência Piracicaba Independência

12 Luciana Benith – Agência Americana

13 Hospital Anis Rassi – Agência Plataforma Empresas

O Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma Cooperativa de Crédito de livre admissão cujo objetivo é administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. Existe há 30 anos e conta com mais de 83 mil cooperados espalhados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

…………………………..

O HOJE

250 mil vacinas contra Covid em Goiás vencem essa semana

Negligências dos pais influencia na perda de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que há no estoque da pasta, 33 mil doses de CoronaVac com vencimento para este mês de setembro. São doses destinadas às crianças, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). A secretaria aponta que os pais têm negligenciado a vacinação dos filhos, o que explica o volume elevado de vacinas que podem perder a validade.

Ainda não há definição do MS sobre o que será feito com as vacinas que estão com data de validade próxima. Em algumas situações o Ministério prorroga o prazo de validade e em outros é feito o recolhimento. Cada pessoa tem uma data para fazer o segundo reforço, portanto, não é possível avaliar quantas pessoas faltam. A SMS reforça ainda que a procura por essa vacina não tem relação com as próximas doses de vencimento.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) destaca que  não possui estoque de vacinas contra a Covid-19 na Central de Rede de Frio e que no sistema oficial do Ministério da Saúde consta um total de 180.000 doses nos municípios. Contudo, esse dado pode estar desatualizado pois depende que os municípios façam atualização das informações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diante da situação a SES fez um levantamento do quantitativo de doses armazenadas nos municípios com data de vencimento em 30 de setembro e, de acordo com essas informações, consta nos municípios aproximadamente 250.680 doses. A secretaria ressalta que esses dados são dinâmicos.

Maior quantitativo de vacinas perdidas

A população pode comparecer para se vacinar e levar os filhos acima de 3 anos ainda ao longo dessa semana. Por se tratar de um número dinâmico não é possível dizer com exatidão a quantidade de vacinas que irão vencer ao final do mês, mas acredita-se que esse seja o maior quantitativo de vacinas perdidas desde o início da vacinação em 2021.

Gerente de Imunização da SES-GO, Clarice Carvalho destaca que no último levantamento, realizado no começo de setembro pela secretaria junto aos municípios, estima-se que em média estão 250 mil doses armazenadas nas centrais municipais de rede de frios e sala de vacinas. “Como é um número dinâmico a gente estima perder, caso ocorra, um número bem menor que 250 mil doses”, destaca Carvalho.

Ela ressalta ainda que apesar da baixa procura nas faixas de 3 a 4 anos, as doses ainda são aplicadas. Essa é a melhor alternativa para evitar a doença de forma grave. A vacina da Corona Vac está indicada para toda a população a partir dos 3 anos de idade.

“Verificamos que muitos pais têm aquela falsa sensação de segurança, falta de percepção do risco de que o vírus não está mais circulando e que a criança não corre risco de adoecer com as formas graves da doença. Mas o vírus circula, têm pessoas adoecendo, mas as pessoas vacinadas não são atingidas pelas formas graves da doença”.

Toda vacina vencida é descartada conforme as normas vigentes do descarte de imunobiológicos. Ela apenas pode ser administrada quando está dentro do prazo de validade. Quando os órgãos de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permite que a vacina tenha data de validade maior após o prazo de vencimento, isso é comunicado aos estados devido a segurança. Até  o momento não tem orientação do MS para estender o prazo dessas vacinas.

Cobertura vacinal

A gerente de imunização destaca que a vacina contra a Covid está disponível para toda a população. Em Goiás, indivíduos de 18 anos ou mais, estão com a cobertura vacinal de 91,4% de primeira dose aplicada. Com a segunda dose de reforço a cobertura é de 86%.

Clarice Carvalho informa que a procura por doses de reforço na população goiana diminuiu. ” A dose de reforço é importante para melhorar a resposta imunológica. É importante se vacinar de acordo com o esquema preconizado para cada faixa etária”.

Para evitar perder tantas vacinas, a SES-GO trabalha junto com os municípios por meio de estratégias para melhora da adesão e disponibilizar de acordo com as datas de vencimento. Isso é feito por meio de campanhas, levar a vacina até a pessoa ou priorizar as doses de vacinas próximas da data de vencimento.

………………………

PORTAL CQCS

1,6 milhão de beneficiários são impactados com suspensão de Planos de Saúde

O CQCS noticiou na última segunda-feira (26) que a ANS anunciou a suspensão da venda de 70 planos de saúde de 13 operadoras. De acordo com informações do Correio Braziliense, a medida impactou 1,6 milhão de beneficiários.

Os planos suspensos poderão voltar à atuação regular caso apresentem melhorias quanto ao resultado do monitoramento.

A suspensão começa a valer a partir desta sexta-feira (30) e atinge, principalmente, planos coletivos, como a Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; Unimed Vertente do Caparaó Cooperativa de Trabalho Médico LTDA; e Amil Assistência Médica Internacional S.A (incorporadora com mais de 40 planos de diferentes faixas suspensos).

A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) respondeu ao site Correio quanto à suspensão dos planos. Em nota, a entidade reforça o compromisso das operadoras de planos de saúde com o aprimoramento contínuo de seus processos, especialmente quando ocorre a suspensão de comercialização, uma vez que a ANS concede, na mesma decisão, prazo para que a operadora possa ajustar o atendimento.

Atualmente são quase 50 milhões de beneficiários de planos de saúde que, juntos, realizam mais de 1,5 bilhão de procedimentos por ano, uma média de 30 procedimentos para cada beneficiário coberto, sendo consultas, internações, terapias e exames, incluindo tratamentos de baixa, média e alta complexidade, urgências e emergências, diz a Abramge.

……………….

PORTAL TERRA

Reajuste dos planos de saúde para 2022: o que muda?

Como funciona a alteração de valor dos planos de saúde, realizada todo ano pelas operadoras?

Ao falar de preços, é possível afirmar que todos os produtos variam ao longo do tempo, de acordo com os custos e demandas do mercado. Na área da saúde não poderia ser diferente. O reajuste dos planos de saúde acontece todo ano e é necessário para que as empresas mantenham as finanças saudáveis, pois sofrem atualização financeira de fornecedores e de salário dos funcionários. Por isso, existem alguns indicadores adotados na área da saúde como referência por algumas instituições. A Agência Nacional de Saúde, por exemplo, controla a correção de preços para pessoas físicas e serve de parâmetro aos contratos coletivos.

O reajuste é a atualização da mensalidade baseada na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares, com o objetivo de manter a prestação do serviço contratado. Esses custos podem variar por dois fatores: a atualização anual que ocorre pela variação dos custos, ou pela mudança de faixa etária do beneficiário. Como o reajuste acontece todo ano, esse processo reúne diversas pessoas com dúvidas e dificuldades em relação aos serviços de saúde contratados. Dessa forma, é importante se informar corretamente sobre as alterações da operadora a ser contratada e de todas as outras disponíveis, para que a escolha de plano de saúde seja feita com toda a segurança.

As regras para aplicação do reajuste por variação de custos variam frente aos seguintes fatores: data de contratação do plano, tipo de cobertura, tipo de contratação e tamanho da carteira (mais ou menos de 30 beneficiários no plano coletivo). No caso dos planos de saúde individuais/familiares, o reajuste anual é aplicado no aniversário do contrato e com a autorização da ANS. Por isso, o cliente deve ficar atento ao mês que assinou o contrato do convênio e conferir se o reajuste é aplicado a partir desse mesmo mês.

Planos de saúde coletivos

Esses tipos de plano são contratados por pessoas jurídicas e as regras para aplicação do reajuste anual são diferentes. Quando a empresa oferece o plano como benefício aos empregados, ele é empresarial. Já no caso de empresários individuais ou planos coletivos por adesão, as pessoas jurídicas contratantes têm caráter profissional e podem contratar alguma administradora de benefícios.

As operadoras devem separar os tipos de contratos coletivos em grupos, sendo eles com menos de 30 beneficiários ou com 30 ou mais beneficiários. O grupo dos contratos coletivos com menos de 30 beneficiários tem a aplicação do mesmo percentual de reajuste. Esse valor é único e a própria operadora deve divulgá-lo em seu portal no mês de maio de cada ano.

Os planos coletivos com 30 ou mais beneficiários têm o reajuste estipulado por livre negociação entre o contratante e a operadora ou administradora de benefícios contratada. Dessa forma, a pessoa jurídica consegue compartilhar as informações de despesas dos beneficiários com a operadora, tendo maior chance de negociar os valores.

Observação: os planos coletivos podem sofrer mais de um reajuste. Isso se dá por um processo chamado sinistralidade, que consiste na comparação do valor do plano que realmente foi utilizado em relação ao valor pago. Com essa conta, é possível indicar o percentual de utilização do plano de saúde.

Reajustes aplicados aos planos coletivos empresariais até 30 beneficiários para este ano:

REAJUSTE PME 2021 – 2022

Amil Saúde

7,66%

Assim Saúde

9,91%

Bradesco Saúde

9,02%

NotreDame Intermédica

8,63%

Seguros Unimed Saúde

7,49%

SulAmérica Saúde

9,35%

Porto Seguro Saúde

8,38%

Ameplan

14%

Sompo Saúde

8,7%

Plena Saúde

3,67%

Blue Med Saúde

9,62%

Central Nacional Unimed – CNU

6,00%

Unimed Rio

12,84%

Unimed Campinas

5,20%

Unimed BH

8,14%

Fonte: ANS

Reajuste por faixa etária do beneficiário

Essa alteração ocorre devido às condições naturais da pessoa conforme a idade avança, que pedem mais cuidados com a saúde. Nesse caso, os reajustes de valor do plano de saúde são feitos somente nas faixas autorizadas. Além disso, é estabelecido um limite que determina que o valor definido para a última faixa (59 anos) não pode ser maior que seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18 anos).

………………………..

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©