Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 28 A 30/08/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Jovem é detido depois de apresentar atestado médico falso em Anápolis

Rio exigirá comprovante de vacina para acesso a locais de uso coletivo

Pandemia: a cada cinco minutos, uma criança brasileira fica órfã por Covid; entenda como o luto pode afetá-las

Com queda no no estoque dos bancos, Ministério da Saúde pede que população doe sangue

Covid-19: Goiânia terá vacinação em 30 pontos da cidade nesta semana

Goiás registra 827 novos casos de covid-19 e 9 mortes em 24 horas

Saúde ocultou compra de máscaras por metade do preço de modelo impróprio

Passaporte da vacina’: cirurgias eletivas de pacientes com imunização atrasada poderão ser feitas se médico se responsabilizar por eventual contágio

Kora Saúde compra Instituto de Neurologia de Goiânia por R$ 116,9 milhões  

TV ANHANGUERA

Jovem é detido depois de apresentar atestado médico falso em Anápolis

https://globoplay.globo.com/v/9812417/

………………………

AGÊNCIA ESTADO

Rio exigirá comprovante de vacina para acesso a locais de uso coletivo

A realização de cirurgias eletivas e o recebimento do benefício Cartão Família Carioca também estarão condicionados à vacinação em dia

Por Marcio Dolzan

A Prefeitura do Rio anunciou que o acesso a ambientes de uso coletivo só poderá ser feito por quem comprovar estar em dia com a vacinação contra a covid-19 a partir do dia 1º de setembro Dessa forma, quem ainda não se vacinou não poderá frequentar espaços como academias, teatros, cinemas, museus, estádios de futebol, conferências, entre outros. A realização de cirurgias eletivas e o recebimento do benefício Cartão Família Carioca também estarão condicionados à vacinação em dia.

As medidas foram publicadas na edição desta sexta-feira, 27, do Diário Oficial do Município. “Nosso objetivo é proteger as pessoas que acreditam na ciência, se vacinaram e frequentam esses ambientes, e obviamente também fazer com que as pessoas se vacinem. Não é concebível – pelo menos a gente entende assim – que as pessoas achem que vão se proteger sem a devida aplicação do imunizante, que elas achem que vão ter uma vida normal. Não terão”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) durante divulgação do Boletim Epidemiológico da cidade.

“(As pessoas que não se vacinarem) terão dificuldades na hora de ter essa cirurgia eletiva ou em programas de transferência de renda. E aquilo que significa lazer, que significa para muitos trabalho, as pessoas serão impossibilitadas de ter trabalho ou seu momento de lazer sem se vacinar. É muito importante se vacinar”, pontuou o prefeito.

A comprovação deverá ser feita mediante a apresentação do certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (Conecte SUS), ou com o comprovante original, fornecido impresso no momento da vacinação. Turistas de fora do País poderão apresentar o cartão internacional de vacinação, e quem tomou apenas a primeira dose precisa comprovar que ainda aguarda o prazo para receber a segunda. “Eu quero turista no Rio? Quero, mas quero turista vacinado”, afirmou Eduardo Paes.

Desenvolvedor de jogos no Brasil

O prefeito disse que a intenção do comprovante de vacina é uma forma de preparar a reabertura da cidade, o que inclui não facilitar a vida de quem se nega a se imunizar. “Nosso objetivo é criar um ambiente difícil para aqueles que não querem se vacinar, ou para aqueles que esquecem a segunda dose e deixam pra lá. Quase 200 mil pessoas não foram tomar a segunda dose. Onde é que essas pessoas estão com a cabeça? Elas estão andando na Terra plana e de repente caíram do outro lado e não voltaram”, ironizou Paes.

Veja os locais de uso coletivo que exigirão comprovante de vacinação:

1. academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;

2. vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;

3. cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;

4. atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;

5. locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

6. conferências, convenções e feiras comerciais.

……………………….

JORNAL OPÇÃO

Pandemia: a cada cinco minutos, uma criança brasileira fica órfã por Covid; entenda como o luto pode afetá-las

Por Gabriella Oliveira

O país ainda está em uma fase crítica da pandemia em que o cuidado maior é para evitar o aumento do número de mortos, mas os órfãs também já alcançam números exorbitantes

Segundo um levantamento feito pela revista científica “‘The Lancet”, a cada cinco minutos, uma criança brasileira fica órfã ou de um dos pais ou dos avós em decorrência da Covid-19. Entre março de 2020 e abril de 2021, 113 mil menores de idade perderam os pais. Quando olhamos para as crianças que eram cuidadas pelos avós esse número salta para 130 mil. Mundialmente, 1,5 milhões de menores de idade estão enfrentando o mesmo luto.

Em meio a pior crise sanitária já enfrentada, o Brasil atinge a marca de 570 mil mortos pelo vírus que foi detectado pela primeira vez, em dezembro de 2019, na China. Mesmo com o avanço da vacinação, é costumeiro que a preocupação maior ainda seja em evitar o número de mortos. Mas agora, outras estatísticas começam a aparecer nos mostrando as consequências que essa pandemia ainda vai deixar. Dentre elas, estão as crianças enlutadas, os filhos deixados sozinhos por conta de um vírus.

O processo do luto em uma criança, depende muito de sua fase de desenvolvimento, como diz a psicóloga, Ana Lúcia Cabral. “O luto é um processo, cada pessoa vai vivenciar esse processo de uma forma única, e isso não é diferente com as crianças”, afirma. Dependendo da idade, a criança pode não conseguir compreender toda a universalidade que envolve a questão da morte e que é algo irreversível. Mas a consciência do fato vai amadurecendo conforme o crescimento da criança.

Por ainda serem muito jovens, as crianças enlutadas podem não saber expressar sua dor de forma muito clara. O luto pode vir em uma mudança de comportamento, uma birra, um choro e até o foco em outras atividades, como explica Ana Lúcia. “Essa mudança de comportamento é uma forma de expressar, que também pode ser através de um desenho, jogo e, por isso, é essencial estar atendo e disponível para acolher essa expressão, validar o que ela está sentindo”.

Durante esse processo, como analisa a psicóloga, é importante permitir que a criança “chore, que manifeste sua angústia, que fale das lembranças, que pergunte sem medo, que sinta confiança, que saiba que pode falar sobre a pessoa que morreu” ao invés de tentar reprimi-la.

A Pandemia do Covid-19 é entendida como um desastre, muitas vezes, pessoas que passam por situações do tipo podem desenvolver Transtorno de Estresse Pós-Traumático. As crianças enlutas não fogem a regra. Sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de sono, baixa concentração nas atividades e isolamento emocional podem surgir nessas pessoas que enfrentaram situações estressantes demais como a morte de seu principal cuidador.

Como explica a doutora em psicologia, Célia Maria Ferreira, “em função da falta de maturidade e habilidade de comunicação, a criança tem dificuldade de expressar o que sente em palavras. Pode exprimir a dor psíquica por meio da dor corporal, irritabilidade, comportamento agressivo, dificuldades escolares, perda ou aumento do apetite, apresentar ansiedade de separação, medo de morrer ou de perder uma pessoa querida, apresentar depressão, ter pesadelos e retraimento social.”

Outro fato que começa a ganhar espaço, é o auxílio que essas crianças deveriam receber do governo. Afinal, muitas perderam o principal provedor de dinheiro da casa, ou até mesmo ambos, e estão em situação de desamparo. Esse novo contexto também pode agravar o processo de luto. “A criança pode apresentar dificuldade de se ajustar no novo contexto, na nova rotina, no dia a dia sem aquela pessoa, sem os cuidados, a convivência”, afirma Ana Lúcia.

A economista Greice Guerra Fernandes, afirma que uma proposta de Auxílio para essas crianças já está em discussão. “O Governo já estuda dentro da reformulação do Bolsa Família, incluir um valor que a princípio seria de R $240,00 a R$ 250,00 para cada criança ou adolescente, segundo o Ministério da Cidadania”, explica Greice. E acrescenta dizendo que “seria interessante também que o recebimento deste Auxílio fosse por pessoa e não por família”, pois assim, em casos de 3 ou mais irmão o valor seria acumulativo e somaria quase um salário mínimo ajudando mais ainda essas crianças.

A questão é que é urgente uma medida do governo para amparar as crianças órfãs pela pandemia. Auxílio financeiro e psicológico devem ser pensados para cuidar desses filhos da pandemia. Não somente eles, mas também de quem assumiu a responsabilidade de cuidar dessas crianças.

………………………….

Com queda no no estoque dos bancos, Ministério da Saúde pede que população doe sangue

Por Gabriela Macedo

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a doação de sangue é o único modo de manter os estoques de sangue abastecidos

Devido a queda de 10% nas doações de sangue desde o início da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde convoca a população para aderir ao gesto de solidariedade. De acordo com a pasta, enquanto em 2019 mais de 3 milhões de bolsas de sangue fora coletadas no Brasil, esse número caiu para 2 milhões em 2020.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressalta a importância do ato, ao considerar que a doação de sangue consiste no único modo de manter os estoques de sangue abastecidos.

“Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E, nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”, afirma o líder da pasta.

Para garantir a segurança dos doadores, as hemorredes do país redobraram os cuidados com o ciclo do sangue e têm seguido rigidamente os protocolos de segurança, possuindo condições para a lavagem de mãos, uso de antissépticos e agendamentos para doação.

………………………

A REDAÇÃO

Covid-19: Goiânia terá vacinação em 30 pontos da cidade nesta semana

Goiânia – A Prefeitura de Goiânia começa esta semana vacinando os moradores contra a covid-19 em 30 pontos da cidade. Somente para primeira dose serão 21 locais.

São 19 para atender pessoas com 18 anos ou mais que agendaram a vacina pelo site ou pelo aplicativo Prefeitura 24 horas; um no drive-thru do shopping Passeio das Águas, por demanda espontânea; e outro ponto no Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, que atende gestantes, puérperas e idosos, também sem agendamento. Para a segunda dose serão 9 pontos de vacinação.

Confira abaixo todos os locais

Locais de vacinação: 1ª dose – sem agendamento

Modalidade drive-thru, com horário de funcionamento a partir das 8h, com a disponibilização de 2 mil senhas.

– Drive do shopping Passeio das Águas: Avenida Perimetral Norte, 8303, Vila Jardim São Judas Tadeu

1ª dose – por agendamento

Modalidade pedestre, com horário de funcionamento das 8h às 17h. As vagas disponíveis já foram preenchidas.

– CS Parque Amazônia: Praça José Rodrigues de Morais Neto, S/nº, Parque Amazônia

– CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, S/nº, Setor Cidade Jardim

– CS João Braz: Rua Rodrigues Alves Esquina, Qd 52 Lt 14/15, Parque Industrial João Braz

– CSF Vila Mutirão: Avenida do Povo, Qd D, Vila Mutirão

– CSF Leste Universitário: Rua 218, Qd A2 Lote 10, Setor Leste Universitário

– CSF Crimeia Oeste: Av. Domingos Lemes do Prado – Setor Crimeia Oeste

– CSF São Francisco: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco

– CSF Cerrado IV: Rua JC 202 com 204, APM 3, Jardins do Cerrado VI

– CSF Recanto das Minas Gerais: Rua Sienna, APM 1, Jardim Maria Helena

– CSF Residencial Itaipu: Rua RI 8 com RI 31, Qd 107 Lt 19/20, Residencial Itaipu

– CSF Condomínio das Esmeraldas: Rua 17 s/nº Qd. 39 Lt.04 – Condomínios das Esmeraldas I

– CSF Curitiba: Rua J-C esquina com Avenida do Povo Área Verde, Jardim Curitiba I

– Ciams Novo Horizonte: Rua Eng. Jose Martins Filho, S/n°, Novo Horizonte

– UPA Jardim Novo Mundo: Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo      

– UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia: Rua DF-02 c/ Rua DF-18, Lt 14, Chácara do Governador

– Sest/ Senat: Avenida Castelo Branco, s/n, setor São Francisco

– Igreja de Cristo em Células: Rua FN-2, Lote 2, Jardim Fonte Nova

– Centro Social Imaculada Conceição: Praça Washington, s/n, Qd. 176 Lt. 15, Jardim Novo Mundo

1ª e 2ª doses às gestantes e puérperas – sem agendamento

As gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) passam a ter o atendimento para as duas doses no Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado no setor Pedro Ludovico. No local, o atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

– Centro Municipal de Vacinação: Av. Edmundo Pinheiro de Abreu, Qd. 216-A Lt. 05, setor Pedro Ludovico

2ª dose da Astrazeneca – sem agendamento

Modalidade pedestre às pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e estão com datas previstas no cartão de vacinação para até o dia 02 de setembro ou em atraso, com horário de atendimento das 8h às 17h e conforme as iniciais dos nomes, sendo que no período matutino para iniciais de A a L, e no período vespertino para iniciais de M a Z.

– CSF São Francisco: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco

– Núcleo Socioambiental do Puama: Rua D1, 49, Novo Horizonte

– Igreja de Cristo em Células: Rua FN-2, Lote 2, Jardim Fonte Nova

– Área I da PUC: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário

– Salão Comunitário Jesus Bom Pastor: Rua Porto Alegre (ao lado do CSF Guanabara I)

– Centro Social Imaculada Conceição: Praça Washington, s/n, Qd. 176 Lt. 15, Jardim Novo Mundo

– Clube da Caixa Econômica/APCEF-GO: Av. T-1, 1155 – Quadra 53 – St. Bueno

2ª dose da Pfizer – sem agendamento

Modalidade pedestre às pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer estão com datas previstas no cartão de vacinação para até o dia 02 de setembro ou em atraso, com horário de atendimento das 8h às 17h e conforme as iniciais dos nomes, sendo que no período matutino para iniciais de A a L, e no período vespertino para iniciais de M a Z. Na Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) o atendimento é até às 16h.

– Área I da PUC: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário

– CSF Parque Santa Rita: Rua SR 1, 290 – Parque Santa Rita

– Igreja de Cristo em Células: Rua FN-2, Lote 2, Jardim Fonte Nova

– Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães

– CSF São Francisco: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco

– Centro Social Imaculada Conceição: Praça Washington, s/n, Qd. 176 Lt. 15, Jardim Novo Mundo

2ª dose da Coronavac – sem agendamento

Modalidade pedestre às pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer e estão com datas previstas no cartão de vacinação para até o dia 02 de setembro ou em atraso, com horário de atendimento das 8h às 17h e conforme as iniciais dos nomes, sendo que no período matutino para iniciais de A a L, e no período vespertino para iniciais de M a Z.

-Clube da Caixa Econômica/APCEF-GO: Av. T-1, 1155 – Quadra 53 – St. Bueno.

-Núcleo Socioambiental do Puama: Residencial Celina Park.

-Igreja de Cristo em Células: Rua FN-02, Área 02, Setor Fonte Nova.

-Salão Comunitário Jesus Bom Pastor (ao lado do CSF Guanabara I)

– Área I da PUC: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário.

……………………….

Goiás registra 827 novos casos de covid-19 e 9 mortes em 24 horas

Goiânia – Goiás registrou, nas últimas 24 horas, 827 novos casos de infecção pela covid-19 e 9 óbitos causados pela doença. Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), divulgado neste domingo (29/8), no total já são 813.079 casos e 22.364 óbitos confirmados.

Há, atualmente, 590.624 casos suspeitos em investigação. Outros 451 óbitos estão em investigação. A taxa de letalidade do vírus em território goiano é de 2,76%.

………………………….

FOLHA DE S.PAULO

Saúde ocultou compra de máscaras por metade do preço de modelo impróprio

Existência do contrato mais barato foi omitida do MPF ao menos 3 vezes; governo não comenta

Vinicius Sassine

BRASÍLIA O governo Jair Bolsonaro pagou R$ 3, 59 por máscara do tipo PFF2, considerado um dos melhores modelos para proteção contra o coronavírus, e R$ 8, 65 por unidade de uma máscara que acabou escanteada por ser imprópria a profissionais de saúde. A diferença à mais do custo do segundo produto foi de 141%.

A existência de um contrato para compra de 500 mil máscaras PFF2 diretamente da 3M do Brasil, a um custo de R$ 3, 59 por peça, foi omitida em ofícios do Ministério da Saúde ao MPF (Ministério Público Federal) em Brasília.

Assim, não foi possível saber que o governo Bolsonaro pagou por uma máscara imprópria mais do que o dobro do valor pago por uma máscara tida como adequada e eficiente. As duas compras foram feitas com dispensa de licitação, no começo da pandemia da Covid, em 2020. A informação só foi fornecida após insistência do MPE.

A Procuradoria da República investiga irregularidades na aquisição de equipamentos de proteção impróprios, do tipo KNos, de fabricação chinesa.

O então secretário-executivo do ministério, coronel do Exército Élcio Franco, e o então diretor do Departamento de Logística em Saúde, Roberto Ferreira Dias, foram cobrados por procuradores a entregar a relação de todos os contratos de compra de máscaras feitos pelo ministério durante a pandemia.

Dias assina esses contratos. Ele foi demitido após um atravessador de vacinas inexistentes denunciar uma cobrança de propina pelo diretor no valor de US$ 1 por dose. O caso foi revelado pela Folha. Franco está abrigado em um cargo na Casa Civil da Presidência. O coronel e Dias são investigados pela CPI da Covid no Senado.

Em pelo menos três ocasiões, Dias escondeu a existência do contrato com a 3M, omitindo da tabela de contratos informada ao MPF qualquer menção à confirmação feita ainda no começo da pandemia.

O único contrato referente a máscaras do tipo N95 – KNgs e PFF2 são associadas a esse modelo- que aparece nas tabelas é o da aquisição do produto suspeito.

Reportagem publicada pela Folha em 17 de março revelou que as máscaras KNos fornecidas pelo Ministério da Saúde eram impróprias para uso por profissionais de saúde, segundo entendimento expresso em parecer da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma parte expressiva contava com a inscrição ‘non-medical’ na embalagem.

As máscaras chinesas foram adquiridas da Global Base Development HK Limited, uma empresa de Hong Kong. A representação junto ao ministério foi feita pela 356 Distribuidora, Importadora e Exportadora, cujo dono é Freddy Rabbat -é ele que assina o contrato na pasta.

Rabbat é um empresário que atua no mercado de relógios de luxo suíços.

Como Ministério da Saúde, ele assinou um contrato para venda de 40 milhões de KN95 e200milhões de máscaras cirúrgicas. O valor total do contrato é de R$ 691, 7 milhões. Metade desse valor se refere às máscaras impróprias.

Diante da impossibilidade de uso por profissionais de saúde, os equipamentos de proteção ficar amparados em galpões nos estados e acabaram sendo destinados para uso por pessoas fora de ambientes hospitalares.

Uma segunda reportagem da Folha mostrou que o preço pago estava acima do mercado, conforme um documento do Ministério da Saúde que balizou o negócio.

O que havia sido omitido do MPF, que investiga essas irregularidades, é a existência de uma contratação direta, sem intermediários, no mesmo momento da pandemia e com um preço bem inferior ao pago a partir da atuação de atravessadores.

A CPI da Covid investiga o mesmo modelo adotado no governo Bolsonaro em relação às vacinas.

O Ministério da Saúde colocou empecilhos para comprar os imunizantes da Pfizer e do Instituto Butantan e abriu as portas para atravessadores e intermediários, como a Precisa Medicamentos, no caso da vacina indiana Covaxin, e militares representantes de outros negócios.

O contrato assinado diretamente com a 3M teve O valor de R$ 179 milhão. O documento foi assinado em 12 de março de 2020.

Dados do Portal da Transparência, do governo federal, mostram que o pagamento foi efetivado e que cada máscara saiu por R$ 3, 59, como consta no contrato.

Já o contrato das máscaras chinesas, com intermediários, foi assinado em 8 de abril de2020. A KNo5saiupor USS$ 1, 65, ou R$ 8, 65, conforme a cotação do dólar estabelecida no contrato.

As duas compras foram feitas na gestão de Luiz Henrique Mandetta, demitido do cargo de ministro da Saúde em16 de abril.

As gestões seguintes defenderam a compra da KNg9s5, não agiram para substituí-las e permitiram a continuidade de Dias à frente das principais compras na pandemia. A demissão só ocorreu em razão dos avanços da CPI.

O então diretor de Logística, em ofício ao MPF em novembro, ocultou a existência do contrato com a 3M do Brasil. No principal inquérito em curso, a procuradora Luciana Loureiro cobrou novas informações, em 30 de março deste ano. Em 14 de abril, Dias voltou a omitir a existência da compra da PFF2, afirmando existir apenas o contrato com o representante de relógios de luxo.

Loureiro, outra vez, pediu que o ministério informasse todas as aquisições feitas de máscaras KNos, Ngos e PFF2. 0 ofício foi enviado em13 de maio. No dia 20 seguinte, o então diretor finalmente forneceu as informações e uma cópia do contrato com a 3M do Brasil.

Em julho e em agosto, após a demissão de Dias, a procuradora questionou a gestão de Marcelo Queiroga sobre a execução dos contratos e sobre o destino de todas as máscaras KNos e PFF2.

A omissão sobre a existência do contrato da PFF2 se deu em um segundo procedimento do MPF, que investigou os preços cobrados. O processo foi arquivado.

A 356 Distribuidora, por meio dos advogados Eduardo Diamantino e José Luis Oliveira Lima, afirmou em nota que os preços estavam abaixo da média de mercado.

‘Na ocasião, houve aumentos em precedentes da demanda mundial, o que influenciou os preços. Apesar da competição, o Brasil conseguiu concluir a aquisição, feita diretamente entre governo e fornecedora chinesa’

As máscaras têm certificação aceita internacionalmente e eficácia na retenção de 95% de partículas, cita a nota. ‘Os equipamentos seguem especificações de Anvisa e Inmetro. ‘

A356 Distribuidora importa e exporta produtos como relógios, uniformes profissionais e máscaras, segundo os advogados. ‘Freddy Rabbat atua com comércio exterior há mais de 40 anos, nunca foi acusado de qualquer irregularidade e representa marcas de reputação mundial’

A 3M do Brasil e o Ministério da Saúde não responderam aos questionamentos da reportagem.

Em ofícios ao MPF desde novembro de 2020, Roberto Ferreira Dias, então diretor de Logística em Saúde, omitiu a existência de contrato do ministério para compra de máscaras PFF2 diretamente da 3M do Brasil, por um preço 58% menor do que o pago por máscara imprópria chinesa

3. Segundo informa à Coordenação-Geral de Aquisições de Insumos Estratégicos para Saúde – CGIES/DLOG, no Despacho CGIES 0019907721, ao longo do ano de 2020, até a presente data, registra-se que foi firmado apenas o contrato 112/2020 (0019906973) para a aquisições de máscaras do tipo N95, por meio do processo 25000 . 041371/2020-24, conforme detalhes a seguir: 4 Conforme consta da ‘CLÁUSULA TERCEIRA – PREÇO’ do Instrumento contratual, os valores foram convertidos à razão de USD 1, 00 para R$ 5, 24. Desta forma, considerando um valor unitário convertido de R$ 8, 65, estima-se o valor global em R$ 691. 680. 000, 00 (seiscentos e noventa é um milhões e Seiscentos e oitenta mil reais).

Somente em maio, após uma cobrança do MPF, o diretor de Logística apontou a existência de contrato com a 3M para compra da PFF2 a R$ 3, 59, ante R$ 8, 65 pagos por KN95 imprópria a profissionais de saúde

…………

O GLOBO

Passaporte da vacina’: cirurgias eletivas de pacientes com imunização atrasada poderão ser feitas se médico se responsabilizar por eventual contágio

Prefeitura do Rio planeja publicar regulamentação nesta segunda-feira. Ainda esta semana, município começa a aplicar terceira dose em idosos e a restringir acesso do público a lugares de uso coletivo àqueles que comprovarem a vacinação em dia

RIO – A cidade do Rio começa o mês de setembro com novidades já a partir de quarta-feira, dia 1º, no enfrentamento à Covid-19. Além do início da aplicação da dose de reforço (DR) – ou terceira dose – para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), na mesma data passa a valer o “passaporte da vacina”. As pessoas terão que comprovar estarem imunizadas para frequentar alguns lugares de uso coletivo, para receber o auxílio financeiro por meio do Cartão Família Carioca e para realizar cirurgias eletivas não emergenciais. Para esses procedimentos, a prefeitura deve publicar a regulamentação nesta segunda-feira, em que o médico pode se responsabilizar por eventual contágio caso aceite atender a um paciente que não está imunizado.

A medida, que teve publicação de três decretos na última sexta-feira, não foi bem recebida por parte dos parlamentares, que prometeram recorrer, como o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado estadual Alexandre Freitas (Novo). Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a prefeitura não foi notificada.

– (Vamos publicar) Regulamentação dizendo que a vacinação pode ser excepcionalizada pelo médico que vai realizar a cirurgia desde que ele se responsabilize por eventual contágio da Covid neste paciente – diz Soranz.

O secretário explica como será o processo:

– Ele dá um atestado de que aquela pessoa não pode tomar a vacina e ele se responsabiliza. Esse atestado é registrado no conselho de medicina, no atestado digital do Cremerj, e ele se responsabiliza se a pessoa pode ser operada sem ter tomado a vacina ou não para cirurgias eletivas, estéticas e as demais.

Para frequentar espaços e ambientes de uso coletivo, como cinema, teatro e academias, as pessoas terão que comprovar estarem com a vacinação em dia. Serão conferidas as datas de primeira dose, segunda dose ou dose única de acordo com a idade da pessoa e a respectiva data de imunização pelo cronograma do município. Os comprovantes a serem aceitos são o certificado digital emitido pelo aplicativo ConecteSUS; o próprio cartão ou caderneta de vacinação; os certificados de vacinação internacionais; e certificados de institutos de pesquisa em que a pessoa foi voluntária em pesquisa clínica de testagens de vacinas para a Covid-19.

Comprovante de imunização: Saiba como tirar o certificado de vacinação da Covid-19

– A gente não recebeu nenhuma notificação sobre isso. Está mantido o planejamento. Não há uma obrigatoriedade de vacina, mas sim uma limitação de circulação em ambientes que você pode colocar a sua própria vida em risco e a vida dos outros em risco – destacou Soranz.

Vacinação

Também na quarta-feira começa na cidade do Rio a dose de reforço (DR) – ou terceira dose – para idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O município espera a entrega de nova remessa de imunizante hoje e amanhã pelo Ministério da Saúde para seguir com este calendário.

Nesta segunda-feira o município vacina com a primeira dose em meninas de 16 anos. A expectativa da prefeitura é de imunizar com a D1 os adolescentes de 16 e 15 anos até sexta-feira. Segundo o secretário de Saúde, a cidade tem cerca de 45 mil doses hoje em estoque para a D1, o suficiente para esta segunda.

– Nunca temos estoque (de vacina) para muito tempo. É sempre no limite justamente para aplicar o mais rápido possível – afirma o secretário.

Soranz estima que sejam necessárias cerca de 115 mil doses para vacinar os jovens de 16 e 15 anos nos próximos dias. Quanto ao repasse de doses pelo Ministério da Saúde, o planejamento prevê para as próximas entregas vacinas da AstraZeneca para D2 e de Pfizer para a primeira etapa.

No calendário da semana os atrasados também têm vez, com repescagens diárias para todos os adultos, a partir de 18 anos, e Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos ou mais. Já a segunda dose segue reservada e o público deve ir aos postos na data anotada no cartão de vacinação.

……………………..

MONEY TIMES

Kora Saúde compra Instituto de Neurologia de Goiânia por R$ 116,9 milhões  

Além de prestar assistência, o ING também atua na formação de neurologistas, neurocirurgiões e neurofisiologistas (Imagem: Unsplash/@averey)

A Kora Saúde (KRSA3) fechou, por meio da controlada Ilha do Boi Participações, um contrato de compra e venda para a aquisição direta de 75% a 100% do Instituto de Neurologia de Goiânia (ING) e indireta de participações no Centro Goiano de Ortopedia e Traumatologia (CGOT) e na Angiocardis.

O valor por 100% do ING é de R$ 116,9 milhões, sendo que R$ 100 milhões serão pagos no fechamento da operação e R$ 22,9 milhões em até cinco anos, considerando o caixa líquido de R$ 6 milhões na data de conclusão da operação.

A aquisição marca a entrada da Kora Saúde em Goiás. O ING foi fundado em 1975 e é referência nacional em cirurgias de aneurisma e cirurgias estereotáxicas. Além de prestar assistência, o ING atua na formação de neurologistas, neurocirurgiões e neurofisiologistas.

O ING conta atualmente com 105 leitos, seis salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica e parque de imagem completo que inclui equipamentos de eletromiografia e eletroencefalograma, além de três ressonâncias magnéticas.

O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de certas condições precedentes usuais para este tipo de operação.

……………….

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©