Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 30/07/14

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES DE HOJE


• Hospital Stella Mari segue tendência e fecha maternidade
• CFM instala Câmara Técnica para segurança do paciente
• Brasil supera EUA e lidera ranking de cirurgias plásticas no mundo
• Gêmeos morrem devido à falta de UTI neonatal
• Hepatite A – Crianças receberão vacina do SUS
• Anápolis inaugura hoje UPA 24 horas
• Primeiro Credeq de Goiás será inaugurado no mês de setembro, em Aparecida
• Bom Dia Brasil – ¬Brasil passa os EUA no ranking internacional de cirurgia plástica
• Bom Dia Goiás – Aposentado aguarda há 1 mês por vaga para fazer cirurgia nos joelhos em Catalão
• Bom Dia Goiás – Pacientes reclamam da falta de médicos em Cais de Goiânia


SAÚDE BUSINESS 365

Hospital Stella Mari segue tendência e fecha maternidade

Assim como o Santa Catarina, o hospital de Guarulhos prefere investir em outras áreas. Embora há quem aposte ainda na obstetrícia como o Hospital São Luiz Anália Franco

Um fato na Saúde é que os cuidados com a maternidade são menos rentáveis do que tratamentos de maior complexidade como especialidades de oncologia, neurologia, cardiologia, entre outros. Dessa forma, temos visto muitas maternidades de renome fecharem suas portas e passarem a investir em outras áreas.

Na semana passada, o tradicional Hospital Santa Catarina de São Paulo anunciou que vai descontinuar sua maternidade a partir de 1° de agosto. Exatamente na mesma data serão encerrados os serviços de maternidade e UTI neo-natal do Hospital Stella Mari, em Guarulhos.

Ambos alegam o mesmo motivo: o crescente aumento da demanda por outras especialidades e o alto custo de manutenção gerado pela maternidade.

No caso do Stella Mari, os valores até então utilizados para a maternidade serão repassados para a ampliação de serviços que já são oferecidos e a implantação de novas especialidades.

Entre os novos serviços e ampliações estão sete novos leitos de UTI, sobretudo para atender a demanda de cardiologia cirúrgica e adequação do número de equipamentos necessários para UTI Adulto, Centro Cirúrgico e Salas de Emergência.

Na contramão dessa tendência, o Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco acaba de inaugurar serviço de parto diferenciado, chamado Espaço Nascer, presente em três das cinco salas obstétricas da unidade.

As salas obstétricas são equipadas com grandes janelas com visor plasmático, permitindo que familiares e amigos acompanhem de fora da sala os primeiros instantes de vida do recém-nascido. Durante o procedimento, as janelas permanecem opacas, mas o médico pode torná-las transparente com apenas com toque no controle do aparelho.
………………………………………………….

CFM instala Câmara Técnica para segurança do paciente

Medida soma esforços a outros interessados com o intuito de normatizar as atividades de segurança do trabalho do médico

O Conselho Federal de Medicina (CFM) instalou a Câmara Técnica de Segurança do Paciente, sob a coordenação do 3º vice-presidente, Emmanuel Fortes. O grupo trabalhará nos próximos meses em normas sobre a segurança do paciente, com ênfase para o ato médico, de modo que subsidie hospitais, CRMS e seus departamentos de fiscalização.

A primeira reunião do grupo ocorreu em 16 de julho, em Brasília. Segundo o coordenador, a Câmara Técnica soma esforços a outros interessados com o intuito de normatizar as atividades de segurança do trabalho do médico. “São medidas simples e universais como a lavagem de mão, até a infraestrutura necessária para a execução e controle de seu ato especializado”, apontou Emmanuel Fortes.

A Câmara Técnica é composta por: Alfredo Guarischi, Miguel Cendoroglo Neto e João de Lucena Gonçalves, Desiré Carlos Callegari (CFM) e Evandro Tinoco Mesquita.
……………………………………………..

AGÊNCIA ESTADO

Brasil supera EUA e lidera ranking de cirurgias plásticas no mundo
Foram 1,4 mi de intervenções no país em 2013
São Paulo – Pela primeira vez, o Brasil supera os EUA como o país com o maior número de cirurgias plásticas para fins estéticos no mundo. Em 2013, mais de 23 milhões de intervenções em todo o planeta foram realizadas, segundo um novo estudo publicado hoje pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, que reúne 2,7 mil membros em 95 países.
No momento em que a entidade se prepara para seu 22º Congresso, justamente no Rio de Janeiro em setembro, o novo informe revela que o Brasil é o novo centro das atividades estéticas no mundo. No total, foram 1,49 milhão de cirurgias no ano passado no País, quase 13% do total mundial.
Nos EUA, o total chegou a 1,45 milhão, contra 486 mil no México, que ocupa um distante terceiro lugar. O aumento de seios é a cirurgia mais popular no mundo, com 1,7 milhão de casos em 2013 e representando 15% de todas as intervenções.
Nos EUA, foram 313 mil cirurgias desse tipo, contra 226 mil no Brasil. No que se refere à cirurgia de nariz, porém, o Brasil é o primeiro colocado, com 77,2 mil casos em 2013. O México vem em segundo lugar, seguido pelos EUA, México e Irã. O Brasil também lidera nas cirurgias de abdômen.
Foram 129 mil intervenções, 15% de tudo o que é realizado no mundo. Em segundo lugar vem os EUA, com 119 mil casos. O Brasil ainda ocupa o segundo no número de cirurgias de liposucção, reduzindo a acumulação de gordura. Foram 227 mil intervenções, contra 235 mil nos EUA.
Contando os procedimentos não-cirúrgicos, como o Botox, os americanos ainda lideram o ranking mundial de ações estéticas, com 3,9 milhões de intervenções, contra 2,1 milhões no Brasil. O País é também o segundo lugar do mundo com o maior número de cirurgiões plásticos, superado apenas pelos EUA.
As mulheres são as que mais recorrer às operações estéticas, com 9,9 milhões de casos em 2013, 85% do total. Mas mais de 1,6 milhão de homens também passaram por cirurgias no ano passado. (Agência Estado)

………………………………………………..

O POPULAR

Pirenópolis
Gêmeos morrem devido à falta de UTI neonatal
Patrícia Drummond

A falta de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, na rede pública, levou à morte, no último sábado, em Pirenópolis, distante cerca de 120 quilômetros da capital, um casal de gêmeos nascido prematuramente. Segundo informações da família, os bebês ficaram por dez horas à espera de atendimento especializado em UTI e não resistiram. O sepultamento ocorreu na manhã de domingo e ainda abala a família.
“Seriam os primeiros filhos do meu irmão e da minha cunhada; eles estavam esperando muito por esses gêmeos. Estamos todos muito tristes, chocados. Não vamos fazer nada porque o que podia acontecer, de pior, já aconteceu”, declarou à reportagem, por telefone, a tia das crianças, Daniela Tomaz de Almeida.
De acordo com Daniela, a cunhada, Cláudia, de 17 anos, e o irmão, Daniel Tomaz de Almeida, de 32, escolheram o nome dos gêmeos tão logo souberam o sexo dos bebês: eles se chamariam Lara e Luiz Augusto. O drama da jovem grávida, no sétimo mês de gestação, teria começado no sábado, dia 26, no povoado de Capela, município de Pirenópolis. Cláudia sentiu fortes dores e Daniel saiu em busca da ajuda do Corpo de Bombeiros. A família afirma que ele não conseguiu o apoio.
“Meu irmão disse que a Cláudia estava passando muito mal, sentindo dores e até sangrando, e nada. Aí, ele conseguiu a carona de um vizinho e trouxe a minha cunhada aqui para o hospital de Pirenópolis”, relata Daniela Almeida. Lara e Luiz Augusto, os sobrinhos dela, nasceram ali mesmo, no Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime. À TV Anhanguera ontem, o enfermeiro Daniel Gonçalves Ferreira, que acompanhou o parto, assegurou que os recém-nascidos prematuros poderiam ter sobrevivido se tivessem conseguido a transferência para uma UTI neonatal.
“ O certo, numa situação dessas, era terem ido para uma UTI neonatal. Infelizmente, como nós não temos aqui (no hospital de Pirenópolis), e como não conseguimos vaga, eles morreram”, destacou o enfermeiro. O óbito das crianças ocorreu dez horas após o parto.
MOBILIZAÇÃO
Procurada pelo POPULAR, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, por meio de respostas enviadas via e-mail, que não houve demora no encaminhamento dos gêmeos a uma UTI e que a busca por vagas especializadas começou logo após o nascimento de ambos, dada a situação de prematuridade dos bebês. “Três médicos, incluindo um neurologista, deram assistência à mãe e aos bebês. O corpo de enfermagem se mobilizou, com procedimentos de ventilação mecânica, bem como a diretoria do hospital nos contatos em busca de vagas”, argumentou a SES. “As duas vagas solicitadas surgiram na manhã de domingo, no Hospital Garavelo, quando, infelizmente já haviam ocorrido os óbitos.”
Com relação ao pedido de ajuda do pai dos bebês ao Corpo de Bombeiros, a corporação informou que, ao ser abordada por Daniel, a equipe em questão encontrava-se em um veículo F-250 – e não em uma unidade de resgate, adequada e equipada -, fazendo, naquele momento, trabalho de prevenção durante uma festa religiosa no povoado de Capela. A corporação, no entanto, afirmou que vai apurar se teria sido melhor o transporte da gestante na F-250 ou no carro particular.”
……………………………………………
Hepatite A
Crianças receberão vacina do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar a vacina contra hepatite A. A incorporação do imunizante ao calendário nacional, anunciada ontem pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, ocorre dois anos depois da recomendação da Conitec, comissão criada pelo governo para nortear a incorporação de novas tecnologias. A vacina será recomendada em uma dose, para crianças maiores de um ano e menores de dois anos.
“Há estudos que mostram que apenas uma aplicação é suficiente para desenvolver imunidade para a vida”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
A vacina começa a ser ofertada neste mês, mas de forma escalonada. Doze Estados começam em julho, outros 12 em agosto e o restante começa em setembro. A partir de então, todos os postos de saúde de todo o Brasil vão ofertar a vacina de forma rotineira. Com a incorporação, o Brasil passa a ofertar todas as vacinas recomendadas pela Organização da Mundial da Saúde.
A vacina de Hepatite é alvo de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo entre o Ministério da Saúde e o laboratório da Merck Sharp e o Butantã. A expectativa é a de que até 2018 a incorporação de tecnologia pelo instituto brasileiro esteja concluída.
A doença é muito comum. “Os casos identificados são a ponta do iceberg”, afirmou Barbosa. A doença está relacionada a condições sanitárias precárias. De 1999 a 2013, foram registrados 151.436 infecções. Entre 1999 a 2012, foram 716 mortes. Embora o País tenha reduzido o número de casos, nos últimos anos, há o maior risco de casos graves. “Com a melhora da situação sanitária, o contato com o vírus foi retardado. E quanto mais tarde o contato, maior o risco de casos graves”, explicou Barbosa. A doença é transmitida via oral, por água e alimentos contaminados.
………………………………………………………….

O HOJE
Anápolis inaugura hoje UPA 24 horas
Unidade de saúde, que já está funcionando, tem capacidade para atender até 400 pacientes por dia

Terceira cidade mais populosa do Estado e segunda em arrecadação, Anápolis ganha hoje uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com 3,3 mil metros quadrados de área construída, o novo espaço será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira e tem capacidade para atender até 400 pacientes por dia em diversas especialidades médicas como pediatria, ortopedia, odontologia, entre outras. A inauguração oficial ocorre a partir das 9 horas, na própria unidade, localizada na Vila Esperança. Ainda ontem, já eram prestados os primeiros serviços odontológicos.
Foram investidos mais de R$ 12 milhões em recursos oriundo do município e da União. “A população que hoje conta com assistência em tempo integral nos Cais do Jardim Progresso e Abadia Lopes da Fonseca e também no Hospital Municipal vai dispor de mais uma opção de atendimento 24 horas na saúde”, afirmou o prefeito de Anápolis, João Gomes (PT).
A unidade contará com a colaboração de 250 profissionais. Serão oferecidos ainda serviços multidisciplinares como assistente social; nutricionista; farmacêutico; enfermeiro; biomédico; e técnicos de enfermagem, além de laboratório, radiologia e gesso.
Estrutura
O prédio é composto por recepção, farmácia, consultórios médicos e odontológico, salas de procedimentos – sutura, curativo, medicação, gesso, raio X e eletrocardiograma – e laboratório de análises clínicas.
Ao todo, são 18 leitos de observação (masculino, feminino e infantil), dois leitos de isolamento, sala de urgência com quatro boxes de reanimação, salas de espera para acompanhantes, refeitório e sala de descanso para funcionários. “A UPA de Anápolis é de encher os olhos. Estamos falando de umas das melhores do Brasil”, afirmou o Diretor de Terapia Utensiva (UTI) da unidade, Dr. Rodrigo Fonseca Rodrigues.
………………………………………
Primeiro Credeq de Goiás será inaugurado no mês de setembro, em Aparecida
Projeto é que centro seja referência em recuperação de dependentes químicos

Com 85% das já concluídas, a previsão é que o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) de Aparecida de Goiânia seja entregue no mês de setembro.  Os dez mil metros de área construída da obra custarão mais de R$ 24 milhões. Outras unidades do Credeq também serão inauguradas no interior do Estado, nas cidades de Caldas Novas, Morrinhos, Goianésia e Quirinópolis, ao custo de R$ 100 milhões.
A iniciativa de construção do primeiro Credeq teve início em março de 2012, quando o Comitê Gestor Interinstitucional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas havia apresentado oficialmente o projeto do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq).
A criação do centro tem como objetivo acolher vítimas de drogadicção em Goiás, oferecendo uma proposta de tratamento mais humanizada, que proporcione qualidade de vida e respeito aos recuperandos.
A Associação Comunidade Luz da Vida é a Organização Social (OS) responsável pela manutenção das dependências do centro, sob contrato de quatro anos.
Excelência
As instalações do complexo contarão com três núcleos de atendimento, com doze leitos cada um, separados por faixa etária. O Credeq também será equipado com sala de reanimação, casa de desintoxicação e centro de atenção psicossocial, além de biblioteca, área de lazer e recreação. Seis casas de acolhimento transitório estarão à disposição dos pacientes, nas dependências do centro.
A estimativa é que a nova unidade poderá realizar até 10.920 atendimentos multidisciplinares mensais, 2.142 consultas nas áreas de pediatria, psiquiatria e clínica geral. Estarão disponíveis, ainda, em caráter permanente, 96 vagas voltadas à desintoxicação, que poderão abrigar os pacientes por até 90 dias.
………………………………………
TV ANHANGUERA (clique no link para acessar a matéria)

Bom Dia Brasil – ¬Brasil passa os EUA no ranking internacional de cirurgia plástica
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/brasil-passa-os-eua-no-ranking-internacional-de-cirurgia-plastica/3530274/

…………………………………………………….

Bom Dia Goiás – Aposentado aguarda há 1 mês por vaga para fazer cirurgia nos joelhos em Catalão

http://g1.globo.com/videos/goias/bom-dia-go/t/edicoes/v/aposentado-aguarda-ha-1-mes-por-vaga-para-fazer-cirurgia-nos-joelhos-em-catalao/3528169/

………………………………………….

Bom Dia Goiás – Pacientes reclamam da falta de médicos em Cais de Goiânia
http://g1.globo.com/videos/goias/bom-dia-go/t/edicoes/v/pacientes-reclamam-da-falta-de-medicos-em-cais-de-goiania/3528123/

………………………………………………………..


Rosane Rodrigues da Cunha
Assessora de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©