Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

CLIPPING SINDHOESG 30/11/21

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Goiás é o 5º Estado com mais mortes de gestantes por covid-19 em 2021

Ômicron ainda não é motivo “para criar alarde” em Goiás, diz Alexandrino

Covid-19: Goiás registra 208 novos casos e oito mortes em um dia

Empresa de cosméticos realiza mais de 650 atendimentos no povoado de Araras

“Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, diz Caiado ao anunciar início do atendimento geral no Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu

Presidente do Conass: Estados terão que rever afrouxamento de ações contra a Covid

Prefeitura de Goiânia lança edital para credenciamento no IMAS

Ministerio da Saúde assina compra de 100 milhões de doses de vacina para 2022

A REDAÇÃO

Goiás é o 5º Estado com mais mortes de gestantes por covid-19 em 2021


Goiânia – Goiás é o quinto Estado brasileiro com mais mortes de gestantes vítimas da covid-19. Segundo a última divulgação do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, ao menos 74 mulheres grávidas perderam suas vidas em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus. Ao todo, 84 gestantes morreram por algum tipo de Síndrome Respiratória Aguda Grave no território goiano. No entanto, há nove casos não especificados e um em investigação.

No Brasil, foram 1.055 mortes de gestantes causadas por covid-19 em 2021. A região com mais registros foi a Sudeste – o Estado de São Paulo lidera a lista com 197 óbitos, seguido de Rio de Janeiro (120), Minas Gerais (114), Paraná (82) e, em quinto lugar, Goiás (74). Na região Centro-Oeste, a lista é liderada pelos goianos, que registraram mais da metade do total de mortes entre gestantes pelo novo coronavírus (137). 

A maioria das grávidas mortas pelo vírus, no País, estava no terceiro trimestre da gestação. A faixa etária mais vulnerável foi das mulheres entre 30 e 39 anos de idade, com 549 mortes das 1.055. Em relação à cor da pele, as pardas ficaram em primeiro lugar entre as vítimas, representando 486 óbitos. Os dados são todos relacionados aos números nacionais.

Variante de Preocupação
O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, datado do dia 26 de novembro, ainda traz alerta sobre a variante Ômicron – que não teve qualquer caso notificado no Brasil até o momento, mas foi confirmada em pelo menos 14 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Botsuana, Canadá, Dinamarca, Escócia, Holanda, Hong Kong, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

De acordo com o MS, o monitoramento da vigilância epigenômica foi fortalecida para monitorar possíveis casos de Ômicron no território brasileiro. Isto porque nem todos os laboratórios de sequenciamento genético pertencem à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Por isso, muitos resultados podem ter sido notificados apenas aos Municípios, Estados ou, até mesmo, ainda não terem sido informados a nenhum ente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação às variantes predominantes no País, há uma certa paridade entre as notificações da Gamma (22.955) e da Delta (19.021). No universo de casos confirmados da cepa Gamma, Goiás é o quarto Estado com mais registros (2.199) entre os brasileiros. Já sobre a Delta, os goianos figuram em sexto lugar (652).

……………………

Ômicron ainda não é motivo “para criar alarde” em Goiás, diz Alexandrino

Secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino afirmou em entrevista nesta segunda-feira (29/11), em Uruaçu, que a cepa da covid-19 denominada Ômicron, registrada recentemente em ao menos 14 países, ainda não é motivo para “criar alarde”. “Na verdade, nós temos uma nova variante. Não está prevista uma nova onda, por enquanto”, disse Alexandrino em coletiva de imprensa.

O titular da Saúde estadual acompanha o governador Ronaldo Caiado em visita ao município, para dar início aos atendimentos gerais no Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu. A unidade anteriormente funcionava como hospital de campanha – exclusivo aos pacientes da covid-19 – para a região. Com a queda dos casos, conforme antecipou o jornal A Redação, foi convertida para atender à população em geral.

Segundo Alexandrino, é preciso que a população “se vacine com a segunda dose para estarmos protegidos desta nova variante, que tem feito alguns países fechar [portas de comércios e fronteiras]”. “O Estado de Goiás avançou muito na sua estrutura. Naturalmente, com a diminuição do número de casos, estamos convertendo os leitos que eram exclusivamente da covid-19 em leitos gerais. Caso venha um número de casos exacerbado, uma outra onda, a gente faz o caminho inverso”, explicou o secretário.

………………………

Covid-19: Goiás registra 208 novos casos e oito mortes em um dia

Goiás registrou 208 novos casos da covid-19 e oito mortes provocadas pela doença nas últimas 24 horas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgados na tarde desta segunda-feira (29/11). Com as atualizações, o Estado chega a 935.057 casos e 24.512 óbitos confirmados de covid-19.

Ainda de acordo com a SES-GO, Goiás soma 904.199 pessoas que tiveram a doença e estão recuperadas.  No Estado, há 580.247 casos suspeitos em investigação, enquanto outros 291.557 foram descartados. 

Além dos 24.512 óbitos confirmados de covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,72%, há 390 óbitos suspeitos que estão em investigação.

…………………

Empresa de cosméticos realiza mais de 650 atendimentos no povoado de Araras

A empresa de cosméticos La Roche-Posay realiza o Tour de Combate ao Câncer da Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Desde 2015 o projeto inclui uma visita à comunidade de Araras distrito de Faina, em Goiás, que possui cerca de 800 moradores, para promover o acesso ao atendimento médico gratuito e diagnóstico, com foco nos pacientes portadores do gene que provoca o xeroderma pigmentoso – uma rara doença, sem cura, que aumenta em mil vezes a probabilidade de desenvolvimento do câncer da pele.
 
Além da realização de cirurgias dermatológicas, o projeto também leva para os moradores da região uma agenda que visa a promoção da saúde em diversas especialidades, com atividades de conscientização e acolhimento da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
A edição 2021 contou com uma comitiva de 40 pessoas da La Roche-Posay e da SBD nacional e regional de Goiás, incluindo 13 médicos dermatologistas e cirurgiões, oftalmologistas, profissionais das áreas de fonoaudiologia, nutrição, odontologia e também pediatria.
 
A estrututura foi montada em um caminhão esterilizado e equipado com três salas de cirurgias e, com o apoio da Prefeitura local e da Associação Brasileira de Xeroderma Pigmentoso (ABRAXP), os atendimentos também foram realizados na escola do povoado e até mesmo em uma casa cedida por uma moradora. Nesta última, um equipamento de dermatoscopia de última geração (Fotofinder) foi disponibilizado para mapeamento de lesões dos pacientes.
 
Nesta 4ª edição da Operação Araras, a ida ao povoado foi ainda mais desafiadora, devido à alta demanda no período de pandemia e da evolução dos quadros clínicos. Ao longo dos dois dias de realização do projeto (19 e 20 de novembro), foram realizados 658 atendimentos clínicos, sendo que em 34 pacientes, foram 51 lesões removidas através de cirurgia dermatológica – um resultado que significa mais do que o dobro estimado inicialmente.
 
O povoado de Araras, a 280 quilômetros de Goiânia, é o lugar do mundo com o maior índice de xeroderma pigmentoso. Segundo a SBD, enquanto no mundo a incidência da doença é de um para um milhão, no povoado de Araras ela acomete um em cada 40 habitantes. A explicação para o alto índice de pessoas com a mutação genética rara pode estar na consanguinidade, devido ao grande número de casamentos entre parentes.
 
Além da alta predisposição para o surgimento de lesões e tumores cancerígenos, a doença provoca hipersensibilidade à luz, bolhas, manchas, envelhecimento precoce, cegueira – devido às lesões nos olhos – e até mesmo mutilações, pois muitas regiões do corpo como nariz, boca e dedos, precisam ser removidas em função dos tumores. Além disso, tanto os pacientes que possuem a doença ativa quanto as demais pessoas que possuem o gene, mas não necessariamente apresentam a manifestação da doença, vivem isolados dentro de suas casas, restringindo suas atividades em grande maioria do tempo ao período noturno, por não poderem se expor ao sol.
 
Dessa forma, sua qualidade de vida é altamente impactada, tanto por terem suas rotinas alteradas pela impossibilidade de exposição ao sol, quanto pelas consequências físicas e emocionais provocadas pela doença, direta e indiretamente, em pacientes, familiares e demais pessoas da comunidade. Alguns moradores da região já passaram por dezenas de cirurgias, no corpo e no rosto. E neste ano, outros moradores de cidades vizinhas também viajaram até o povoado na expectativa de receber o atendimento gratuito e usufruir das demais atividades oferecidas, como o mapeamento genético capaz de identificar a presença do gene.
 
O presidente da SBD, Dr. Mauro Enokihara, “é extremamente gratificante pode oferecer o nosso conhecimento, força de trabalho e mais que tudo: solidariedade, deixar uma mensagem de esperança de dias e oportunidades melhores, prevenindo-se e evitando exposição solar. Estamos juntos, presentes, atuando e tornando realidade novos projetos como a Telemedicina/Teledermatologia na prevenção do câncer da pele. Nós nos preocupamos com o bem-estar físico, mental, social da nossa população, com uma Dermatologia de todos, e para todos.”, afirma.
 
Para a segurança dos pacientes foram montadas tendas de proteção e, durante a ação, também foram realizadas rodas de conversas para conscientização e acolhimento da população, atividades para as crianças e distribuição de mais de 300 kits contendo protetores solares, produtos para hidratação e reparação cutânea. Os kits também incluíram roupas e acessórios com proteção UV, doados em parceria com a empresa UV Line.

……………………

SECOM

“Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, diz Caiado ao anunciar início do atendimento geral no Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu

Unidade de saúde abriu as portas em março com exclusividade para Covid-19. Agora, diante da queda de casos de internação pela doença, amplia leque de especialidades, entre elas urgência e emergência, oncologia e maternidade. Estrutura conta com 307 leitos. “Um gigante do Norte goiano. Não há nada igual e com nível de sofisticação e aparelhagem aqui montada”, afirma governador. Ainda no município, ele entrega benefícios para educação e vistoria obras de saneamento básico

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (29/11), o início dos atendimentos gerais no Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Inaugurada em março, a unidade de saúde era destinada ao tratamento de Covid-19. Agora, com a queda de casos da doença, assume a finalidade pela qual foi projetada: porta aberta para urgência e emergência de alta e média complexidades. “Temos 307 leitos. Um gigante do Norte goiano. Não há nada igual e com nível de sofisticação e aparelhagem aqui montada”, frisou Caiado.

“Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, garantiu. A implantação das especialidades médicas será feita gradativamente. Neste primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Depois, mais cirurgias, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer. “Será a primeira unidade fora de Goiânia com tratamento oncológico”, informou o governador.

Na vistoria das instalações, Caiado ainda conferiu de perto os primeiros atendimentos e mostrou o que já é de praxe da atual gestão, que é inaugurar estruturas em pleno funcionamento. “Já temos três pacientes internados”, adiantou. “De agora para frente vai ser rápido”, completou, em referência às demandas eletivas.

Mesmo inacabado, o hospital chegou a ser inaugurado duas vezes pela gestão anterior, mas nunca havia entrado em operação. Em fevereiro do ano passado, Caiado determinou a retomada da obra. O Estado investiu R$ 117 milhões na construção e conclusão da estrutura. “No cronograma físico e financeiro, tínhamos menos da metade da obra executada. Hoje estamos vendo as pessoas dentro da unidade”, recapitulou o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales.

O HCN funciona 24 horas. Trata-se de uma unidade focada no atendimento geral e na área de maternidade. “Uruaçu e toda a região do Centro-Norte goiano vão provar o impacto positivo que essa unidade causará na vida das pessoas”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. Nos meses em que operou somente para casos de Covid-19, o hospital atendeu mais de 1,2 mil pacientes.

O vice-prefeito de Uruaçu, Juarez Lourindo, disse que a unidade vai amparar goianos e Estados vizinhos. “Isso era um anseio não só da cidade de Uruaçu, mas de todo Norte de Goiás e parte do Tocantins. Vai atender pessoas do Pará, Mato Grosso e até Bahia. É fruto do compromisso que o governador teve com a população. Essa descentralização da saúde é muito benéfica. Vamos salvar vidas e vidas”, destacou. “Temos que reconhecer o que o senhor fez por Uruaçu”, resumiu o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco de Carvalho.

Estrutura do Hospital

O Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) possui 35 mil metros quadrados de área construída e está situado em uma área total de 63 mil metros quadrados. São 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT).

Os atendimentos em ambulatório são nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia neurocirúrgica, obstetrícia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, cuidado paliativo, pediatria, angiologia, proctologia e urologia. Além disso, há um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raio-X e ultrassonografia, entre outros equipamentos para diagnósticos.

“Da qualidade da obra e da construção aos equipamentos: Isso é governar pensando nos cidadãos, na população e, acima de tudo, nos que mais necessitam”, afirmou o deputado federal José Mário Schreiner. “Político pode ter várias desculpas para fazer ou não, e Caiado, quando assumiu o governo, falou que faria [a entrega do hospital]. É determinação, garra e vontade de devolver Goiás aos goianos”, complementou o deputado federal Lucas Vergilio.

“Quis Deus que fosse um médico, o nosso governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que colocasse esse hospital em funcionamento. Te agradecemos por essa estrutura na região Norte”, declarou o deputado estadual Júlio Pina. Seu colega de Parlamento, Charles Bento, mencionou feitos em outras áreas. “Deixo meu testemunho. O governador tem trabalhado incansavelmente, inaugurando e realizando obras na saúde, educação e segurança pública”, exemplificou.

Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rodrigo Rodrigues chamou a atenção para a qualidade do quadro de servidores do novo hospital. “Não adianta inaugurar parcialmente, com tijolos mal construídos. Aqui precisa de profissionais capacitados, e somente quem tem sensibilidade para governar o Estado de Goiás como o Ronaldo Caiado é que faz uma obra dessa envergadura.”

Benefícios para educação

Ainda em Uruaçu, o governador entregou uma série de benefícios para a rede estadual de educação. As escolas instaladas no município receberão mil conjuntos aluno, sendo que 130 foram entregues hoje. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que estudam no município, ganharam 337 Chomebooks. Além disso, foram destinadas 367 mochilas e estojos de lápis para o Colégio Estadual Quilombola Filomeno Luiz de França.

“Tenho 33 anos como servidora pública, e nunca vi um governador igual a ele”, testemunhou a diretora do Colégio Estadual Bernardo Sayão, Gercina Antunes da Silva. Ela citou, como exemplos, investimentos recentes que a unidade de ensino recebeu para melhorias na cozinha e sala de aula. Ainda, modernização, como aquisição de computadores.

ETA Compacta de Uruaçu

Acompanhado do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o governador também vistoriou as obras da Estação de Tratamento Compacta (ETA) de Uruaçu. Com previsão de entrar em plena operação em janeiro de 2022, a unidade produzirá 150 litros de água por segundo, o que deve ampliar a capacidade de tratamento em 50% no município.

“Isso supre, em sobra, a demanda da cidade. Essa é a Saneago que trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Caiado. O investimento é de R$ 3,6 milhões. A obra, destacou Soavinski, “vai não só melhorar a qualidade da água, como aumentar a capacidade, atendendo a expansão da cidade e novos empreendimentos”. A previsão dele é de que a estrutura entre em pré-operação nas próximas semanas.

Participaram da agenda em Uruaçu a subsecretária de Saúde, Luciana Vieira, o assessor especial Marcos Cabral e os prefeitos de Trombas, Delvair Ramos; de Montividiu do Norte, Jacira Paiva (Cirinha); de Minaçu, José Roberto Araújo (Zé do André); de Mara Rosa, Fávio Moura; de Amaralina, Doutor Dázio Marques; de São Luiz do Norte, Elieudes Moraes; de Hidrolina, Eli Siqueira (Elizão); de Mutunópolis, Luiz de Oliveria (Luizinho); de Bonópolis, Diocleciano de Lira; de Campinaçu, Douglas de Faria (Doutor Douglas); de Ceres, Edmário Barbosa, e de Barro Alto, professor Álvaro de Freitas; além do vice-prefeito de Amaralina, Joani de Araújo; de Niquelândia, Carlos Oliveira (Carlos da Líder) e de Alto Horizonte, Rozimeire Pacheco.

Também estiveram presentes o diretor de Produção da Saneago, Mauro Lessa; o coordenador regional de Educação, professor Ricardo Pacanaro; o superintendente regional Getro Pádua e a diretora corporativa Carol Dias, do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed); os ex-prefeitos de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira, e de Campinorte, Francisco Correa Sobrinho (Chicão) e Sebastião Eloi dos Santos; além dos comandantes do 14º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), coronel Godinho; do 14º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel Lopes; da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar, Major Dutra; o delegado Regional da Polícia Civil, Natalício da Silva e o empresário Osiris Ribeiro.

……………………

JORNAL OPÇÃO

Presidente do Conass: Estados terão que rever afrouxamento de ações contra a Covid

Por Katiúscia Pessoni

Acontecerá uma reunião ainda esta semana no conselho para debater ações que devem ser adotadas frente à descoberta da ômicron

O Presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão, afirmou que a descoberta da nova variante da Covid-19 – Ômicron-,  fará com que os estados repensarem sobre a flexibilização de medidas contra o coronavírus.

Para Lula, decisões tomadas por governadores, como desobrigar o uso de máscaras em locais públicos, e a capacidade de público de eventos privados e públicos, como jogos de futebol, precisão ser repensados. “Mesmo em local aberto, faz sentido proteger pelo menos quem é mais suscetível, é idoso, tem comorbidade”, avalia

O governador maranhense, Flávio Dino (PC do B-MA), foi um dos que tornaram facultativo o uso de máscaras em lugares abertos. A adoção de medidas mais restritivas, no entanto, é vista como de difícil implementação pelos secretários de Saúde.

Eles usam casos de países europeus, que registraram protestos violentos, como exemplos da dificuldade e dizem que no Brasil, considerando que 2022 será ano eleitoral, o cenário tende a ser ainda pior.

O Conass fará uma reunião nesta semana para debater ações que devem ser adotadas frente à descoberta da ômicron, como foi batizada a nova cepa da Covid.

De antemão, os secretários também defendem que o Brasil faça doação de vacinas a países africanos para tentar conter o alastramemto da Covid no continente. Segundo Carlos Lula, houve muita sobra de Coronavac nos estados e é possível dá-las a países que necessitem.

…………………

Prefeitura de Goiânia lança edital para credenciamento no IMAS

Por Aline Carlêto

Administração contratará pessoas físicas e jurídicas e home care para prestação de serviço. Contrato será de 12 meses

A prefeitura de Goiânia publicou, nesta segunda-feira (29), o edital para contratação de pessoas físicas e jurídicas e home care para atender usuários do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS). O chamamento visa preencher as vagas que se abrirão com o vencimento dos contratos previstos para acabar em 31 de dezembro.

Os novos contratados atuarão por 12 meses. O prefeito Rogério Cruz apontou que há vagas para médicos, dentistas e clínicos. O edital, publicado com base na nova lei de licitações (Lei 14.133), tem validade de cinco anos e será renovado a cada 12 meses.

…………………

Ministerio da Saúde assina compra de 100 milhões de doses de vacina para 2022

Por Rafaela Ferreira

No território goiano, há 935.057 casos de doença pelo Coronavírus. Destes, há o registro de 904.199 pessoas recuperadas e 24.512 óbitos confirmados, o que significa taxa de letalidade de 2,72%

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta segunda-feira, 29, um contrato para compra de 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 da Pfizer para 2022. A assinatura da compra foi feita nesta manhã em evento no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, na Bahia.

Com a compra programada para o próximo ano, ainda há possibilidade de se adquirir mais 150 milhões de doses, através de expansão de contrato. A proposta é disponibilizar 354 milhões de doses para 2022. Além do imunizante da Pfizer, o governo também fez a aquisição de 120 milhões de doses da Astrazeneca. Não há expectativa para compra da Coronavac. 

De acordo com Ministério da Saúde, o custo da vacinação no próximo ano é de, aproximadamente, R$ 11 bilhões. No dia 18, a pasta também havia pedido ao Ministério da Economia R$ 1,4 bilhão para a suplementação de verba para a aquisição de mais vacinas.

Até o momento, o Brasil alcançou a marca de 62,5% de vacinados com as duas doses da vacina, somando um total de mais de 132 milhões (132. 789. 239) de pessoas com o esquema completo. Além disso, a campanha de 2022 prevê mais duas doses para idosos e mais uma para pessoas com até 59 anos, além da dose de reforço, anunciada em novembro pelo Ministério de Saúde, para toda população adulta.

Goiás

Em Goiás, levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) aponta que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.195.269 doses das vacinas contra a Covid-19. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 4.021.533 pessoas. Os dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

No território goiano, há 935.057 casos de doença pelo Coronavírus. Destes, há o registro de 904.199 pessoas recuperadas e 24.512 óbitos confirmados, o que significa uma taxa de letalidade de 2,72%. Há outros 390 óbitos suspeitos que estão em investigação.

……………………

Assessoria de Comunicação

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©