Confira a nova edição do informativo Sindhoesg em Foco

Confira a edição de hoje (02/09) do informativo Sindhoesg em Foco. Para conferir as ediçõe anteriores, basta acessar o site do Sindhoesg: www.sindhoesg.org.br. Boa leitura!

SINDHOESG EM FOCO
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos
de Serviços de Saúde no Estado de Goiás – Sindhoesg
Ano 1 Nº 37  02/09/2013

EM TRAMITAÇÃO

Projeto propõe escolha por atendimento médico em rede privada em caso de acidente

Proposto pelo deputado Talles Barreto (PTB), o projeto de lei dispõe que vítimas de acidentes e/ou ocorrências policiais no Estado de Goiás ficam autorizados a optar por atendimento médico-hospitalar em rede particular mais próxima do fato ocorrido. De acordo com a propositura, o Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e os demais agentes ou autoridades não deverão negar o envio das vítimas ou das partes envolvidas a hospital particular.
O objetivo do projeto é sanar uma preocupação de muitos pacientes que às vezes aguardam horas para serem atendidos ou mesmo removidos para o setor de emergência de hospitais públicos, podendo optar pela rede privada de saúde. “Hoje em dia várias famílias têm planos de saúde e, com o avanço nesse sentido, os setores de emergência de hospitais públicos poderiam, nesses casos específicos de ocorrências, atender melhor aos que não têm condições de desfrutar um plano de saúde privado”, justifica o parlamentar.
A proposição, de acordo com o parlamentar, traz à tona uma discussão que há anos vem se arrastando na sociedade. Com essa possibilidade, haveria uma diminuição na superlotação de hospitais públicos, fazendo que as vítimas pudessem ter melhores condições de atendimento emergencial. A proposta, constante no processo nº 3.091/2013, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, foi inicialmente aprovada à publicação e, posteriormente, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se for aprovada pela CCJ, a proposta do deputado Talles Barreto será votada em Plenário, em dois turnos. (Fonte: Assembleia Legislativa)

Recursos para a Santa Casa – Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei nº 3.037/13, do Poder Executivo, que autoriza o repasse de R$ 19,8 milhões à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. De acordo com a matéria, o repasse dos recursos será feito em 12 parcelas mensais no valor de 1,65 milhões de reais e destinados à reforma do bloco III, bem à aquisição de equipamentos hospitalares, mobiliários e qualificação profissional dos funcionários da entidade.

Anvisa alerta sobre cobranças por telefone

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece a todas as empresas sujeitas à regulação e autorização do órgão que não faz cobranças de taxas da vigilância sanitária por meio de contato telefônico, muito menos por depósito bancário. As taxas e impostos relativos a qualquer atividade no âmbito federal são pagas somente por meio de Guia de Recolhimento da União, conhecida como GRU Cobrança e GRU Simples.

Qualquer tentativa de cobrança por telefone ou via depósito bancário se constitui em atividade irregular, provavelmente criminosa. Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Atendimento 0800 642 9782, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 19h30, sendo a ligação gratuita para todo o Brasil.

Alerta Sanitário – A Anvisa suspendeu, no dia 27 de agosto, o lote 2856028 do produto Bepeben (Benzilpenicilina Benzatina 600.000UI), fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro S/A e com validade até 30/11/2013. O lote apresentou desvio de qualidade na análise de rotulagem, onde se observou que uma unidade do produto não apresentava a informação de concentração do medicamento. A empresa fabricante deve recolher as unidades existentes no mercado brasileiro. A Anvisa também determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso, em todo o país, do produto FT1000 – Isca granulada (saco plástico de 500g), fabricado pela empresa C.C.A Agroindustrial Ltda. O produto não tem registro no órgão.

Mais verbas – No Orçamento da União previsto para 2014, o Ministério da Saúde é o que vai receber mais dinheiro (R$ 80,65 bilhões), a exemplo do orçamento para 2013, quando a previsão orçamentária foi R$ 76,67 bilhões.

Prestadores no Ipasgo – A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) é a mais nova integrante do Conselho Deliberativo do Ipasgo (Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás), empossado no dia 26 de agosto. A Ahpaceg representa dos prestadores de serviços de saúde.

1º Congresso Internacional de Proteção do Trabalho dos Profissionais de Saúde
Data: 18 a 20 de setembro de 2013
Local: Oliveira´s Place – Rua T-36, n. 3588, Setor Bueno, Goiânia
Mais informações: clique aqui http://www.sindhoesg.org.br/sindhoesg/noticias.php?id=600

SINDHOESG SERVIÇOS

Facebook: Visite e curta a página do Sindhoesg no facebook. Basta acessar (https://www.facebook.com/pages/Sindhoesg/415874268463914) e conferir as notícias.

SINDHOESG EM FOCO
Ano 1 –  Nº 37 – 02/09/2013
Informativo do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)
Alameda Botafogo, 101, Centro – Goiânia (GO)