Coordenadora do Grupo de Estudos da NR-32 orienta sobre vigilância e notificação de Infecções do Sítio Cirúrgico

A reunião de junho do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg debateu a vigilância e notificação de Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC). Profissionais de enfermagem das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) de estabelecimentos filiados reuniram-se na sede do Sindhoesg, no dia 7 de junho, para a apresentação feita pela coordenadora do grupo, a enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano.

Ela apresentou as normas contidas no manual elaborado pela Coordenação Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, da Superintendência de Vigilância em Saúde, e orientou os participantes sobre a prevenção, monitoramento e notificação de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e, especialmente, ISCs.

“A vigilância e a notificação mensal das IRAS utilizando critérios diagnósticos e ferramentas definidos pela Anvisa são obrigatórias e devem ser feitos por todos os serviços de saúde brasileiros”, enfatizou.

Luciene ressaltou que, no caso de ISC, a vigilância deve ser feita até 30 dias após o procedimento cirúrgico sem implante e até 90 dias quando houver implante. O passo a passo para a notificação de Infecções do Sítio Cirúrgico e orientações para evitar erros de notificação também foram detalhados na reunião.

Acesse e confira o manual.