Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Especialista alerta sobre a importância do envolvimento de todos no cumprimento da NR 32

“A NR 32 só funciona se um ajudar o outro”. A afirmação é do médico infectologista Edvaldo Romeiro dos Santos. Com esse alerta, ele chamou a atenção dos participantes da palestra promovida pela Casa dos Hospitais, no dia 13 de setembro, sobre a importância e a necessidade do envolvimento de todos que atuam nos estabelecimentos de serviços de saúde no cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 32, que define as diretrizes básicas para a proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.

De acordo com Edvaldo, diretores, empregados de todos os setores do estabelecimento, prestadores de serviços terceirizados e até profissionais que visitam a unidade, como auditores de planos de saúde, devem cumprir as determinações da NR 32, editada em 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Se a infração for causada por um profissional de empresa terceirizada, é o hospital que paga a multa”, explicou, aconselhando os estabelecimentos de serviços de saúde a exigirem dos terceirizados o cumprimento das exigências previstas na NR 32.

Ele observou que a prevenção dos riscos biológicos é muito importante, mas os demais riscos não podem ser negligenciados, daí a importância da elaboração e cumprimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na norma. O médico lembrou que o PPRA deve ser reavaliado anualmente e apresentado aos trabalhadores para que tomem conhecimento dos riscos detectados.

Edvaldo destacou que o não-cumprimento da NR 32 pelo trabalhador está sujeito a aplicação pela empresa de penalidades, que vão da advertência verbal à demissão por justa causa. Durante a palestra, o médico também falou sobre a vacinação dos trabalhadores, prevista na NR 32; a proibição do uso de adornos e de calçados abertos por quem trabalha na área da saúde; os riscos do uso inadequado de jalecos e a necessidade da lavagem correta das mãos.

O presidente da Aheg, Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza, e o presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, assistiram a palestra e ressaltaram que a Casa dos Hospitais tem sempre buscado levar informações sobre a NR 32 aos associados e filiados.       

Enfermeira fala sobre acidentes

com materiais biológicos

 

Dando sequência ao ciclo de palestras sobre a NR 32 aberto a profissionais e gestores da área da saúde, a enfermeira Ana Cristina Braz Oliveira Stabile falou sobre Acidentes com Material Biológico e a Notificação. Ela ressaltou que em caso de acidentes que exijam a realização de exames para diagnosticar uma possível contaminação é preciso colher o termo de consentimento da fonte e do trabalhador.

Segundo ela, o trabalhador que não aceitar se submeter ao teste deve assinar um termo afirmando ter ciência dos riscos. “Se ele não quiser assinar, a empresa deve registrar um protocolo com as assinaturas de duas testemunhas”, explicou. Em Goiânia, há quatro unidades na rede pública municipal que são referência para o atendimento de casos de acidentes biológicos: os Cais Novo Mundo e Cândida de Morais, o Ciams Novo Horizontes e a Maternidade Nascer Cidadão.

Materiais

Ainda no dia 13, o auditório da Casa dos Hospitais sediou o ciclo de palestras sobre limpeza e monitoramento de artigos recebidos para descontaminação, esterilização segura, controle, monitoramento e rastreabilidade de artigos e a CME (Central de Material Esterilizado) como diferencial competitivo no controle de infecções hospitalares adquiridas.

As palestras foram ministradas pelo farmacêutico bioquímico André Luís Rici Cabral.

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©