Estabelecimentos de saúde devem eleger Comissões de Ética Médica

Todos os hospitais e demais estabelecimentos de serviços de saúde com mais de 15 médicos em atuação devem eleger Comissões de Ética Médica. Os membros destas comissões são eleitos pelo corpo clínico das unidades para um mandato de 30 meses.
As Comissões de Ética Médica devem funcionar como representantes do Conselho Regional de Medicina nas unidades de saúde, contribuindo para assegurar o cumprimento do Código de Ética Médica, condições adequadas para o exercício da medicina e a boa assistência aos pacientes.
A eleição das CEMs está prevista na Resolução número 1.657/2002 do Conselho Federal de Medicina.