Grupo de Estudos da NR-32 debate o atendimento a vítimas de acidentes biológicos

Os membros do Grupo de Estudos da NR-32, criado em 2010 pelo Sindhoesg, começaram o mês de agosto debatendo um tema de grande importância nas unidades de saúde: o fluxo de atendimento a vítimas de acidente com material biológico. A Organização Mundial de Saúde estima que, a cada ano, ocorram entre trabalhadores da área da saúde de todo o mundo de 2 a 3 milhões de acidentes com agulhas, bisturis e outros instrumentos contaminadas por material biológico. Um problema grave que exige a atenção dos estabelecimentos de serviços de saúde para a prevenção destes acidentes e, quando necessário, o correto tratamento das vítimas.

Na reunião do grupo, realizada no dia 1º de agosto na sede do Sindhoesg, a enfermeira Tatiana Luciano Sardeiro, do Centro de Referencia à Saude do Trabalhador – Regional Goiânia (Cerest), falou sobre o assunto. Ela explicou que, em caso de acidentes com materiais biológicos, o profissional de saúde atingido deve ser imediatamente encaminhado à unidade de atendimento de referência para que receba a assistência prevista em protocolos do Ministério da Saúde.

A reunião contou com a participação de 24 enfermeiros de estabelecimentos de serviços de saúde filiados ao Sindhoesg. Com a promoção de discussões como essa, o Sindhoesg busca orientar seus filiados sobre a correta aplicação da NR-32, a norma regulamentadora que trata da segurança e da saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de serviços de saúde.

(Rosane Rodrigues da Cunha/Asses. Comunicação- Sindhoesg 04/08/14)