Grupo de Estudos da NR-32 debate o gerenciamento de resíduos serviços de saúde

O gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e a prevenção e controle de infecção foram os temas centrais da reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg, realizada no dia 4 de abril. O tema despertou o interesse de um grande número de associados e a reunião contou com as presenças de cerca de 70 representantes de hospitais de Goiânia e do interior do Estado, que lotaram o auditório da Casa dos Hospitais.

Para abordar o assunto, o Sindhoesg convidou a doutoranda em Enfermagem, Sergiane Bisinoto Alves, que ressaltou a importância e a exigência do gerenciamento adequado dos resíduos de serviços de saúde. Ela observou que o manejo inadequado destes resíduos representa uma ameaça ao meio ambiente, à saúde pública, aos profissionais e aos usuários dos serviços de saúde, além de ferir a legislação em vigor. Sergiane também apresentou as etapas para a elaboração do PGRSS.

A Assessoria Jurídica do Sindhoesg alerta que os estabelecimentos de serviços de saúde são obrigados a elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A elaboração e aplicação do PGRSS estão sendo fiscalizadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária e pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/GO).

Em Goiânia, a Vigilância Sanitária tem autuado e multado os estabelecimentos que não possuem o PGRSS ou que estão com o documento desatualizado. A SRTE/GO também já informou às unidades de saúde que, caso encontre algum serviço com a segregação e acondicionamento incorretos do lixo, vai proibir a Companhia Municipal de Urbanização (Comurg) de fazer a coleta dos resíduos no local.

Acesse a página do Sindhoesg no facebook e confira as fotos da reunião.

Para conferir a apresentação sobre PGRSS, basta acessar o site do Sindicato: www.sindhoesg.org.br