Grupo de Estudos da NR-32 debate os riscos biológicos e sua prevenção

Os riscos biológicos e as principais medidas preventivas que devem ser seguidas pelos trabalhadores da área da saúde foram os temas centrais da reunião do Grupo de Estudos da NR-32, realizada no dia 8 de setembro, na sede do Sindhoesg. A coordenadora do grupo criado pelo Sindicato em 2010, enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, destacou que os riscos estão na probabilidade de exposição do trabalhador a vírus e a seres vivos microscópios que podem causar doenças.

Ela citou que instituições de saúde, como hospitais e laboratórios, estão entre os ambientes onde esse risco existe. Mas, os trabalhadores têm como se proteger.

Uma das medidas citadas pela coordenadora é a correta e frequente higienização das mãos, um tema recorrente nas reuniões do Grupo de Estudos da NR-32. O uso de equipamentos de proteção individual, treinamentos como os realizados pelo Sindhoesg e a higienização das superfícies mais tocadas com as mãos são outras medidas preventivas citadas por Luciene.

O encontro contou com a participação de enfermeiros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos estabelecimentos de saúde filados ao Sindhoesg. Os profissionais foram orientados a ficarem atentos à prevenção destes riscos e a compartilharem as informações com suas equipes a fim de melhorar a segurança no ambiente de trabalho.