Grupo de Estudos da NR-32 debateu as novas recomendações emitidas para instituições de saúde

Nota da Anvisa sobre controle de microrganismos e portaria do Ministério da Saúde que instituiu a Vigilância Epidemiológica Hospitalar foram os temas debatidos no encontro mensal do grupo

Nesta sexta-feira (13), o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg) realizou mais reuniões do Grupo de Estudos da NR-32, sob o comando da enfermeira e coordenadora da equipe, Luciene da Silva Potenciano.

O primeiro assunto debatido foi a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 05/2021, que reúne orientações para controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia de Covid-19.

O documento aborda medidas cotidianas que devem ser aplicadas nas instituições, como higienização das mãos, intensificação da limpeza e desinfecção ambiental, gerenciamento do uso de antibióticos e prevenção de lesões por pressão.

A Portaria GM/MS nº 1.693, de 23 de julho de 2021, foi outro tema em pauta na reunião mensal do Grupo. Esse material, emitido pelo Ministério da Saúde, institui a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) que, segundo o documento, “tem o objetivo de fortalecer e descentralizar a Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar, proporcionando aos gestores elementos para apoiar a tomada de decisão frente aos eventos de interesse para saúde”.

A VEH será executada pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), que deverão elaborar diagnósticos epidemiológicos; implementar e revisar o plano de trabalho; adotar o fluxo de notificação de doenças e agravos; notificar óbitos ocorridos; e elaborar um sistema de busca ativa de infecções, entre outras medidas.

Esses documentos estão disponíveis no site do Sindhoesg: www.sindhoesg.org.br

A reunião do Grupo de Estudos da NR-32 aconteceu no formato presencial, na sede do Sindhoesg, e respeitando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. Para evitar a concentração dos participantes, a reunião foi dividida em duas turmas: no período matutino e vespertino. O Grupo de Estudos da NR-32 foi criado em 2010 e é aberto a representantes das CCIHs dos estabelecimentos filiados.

Confira:

Principais medidas para prevenir a disseminação de microrganismos multirresistentes na pandemia da Covid-19