Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoeg debateu a segurança dos pacientes

A atualização da nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde com foco em prevenção de lesão por pressão, e as orientações previstas no guia “Segurança do Paciente nos Estabelecimentos de Saúde: Práticas assistenciais e produtos de âmbito sanitário” foram os temas centrais da reunião mensal do Grupo de Estudos da NR-32, do Sindhoesg (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás), realizada em 22 de setembro.

O encontro, que faz parte da rotina de ações educativas do Sindhoesg voltadas para profissionais de instituições filiadas, aconteceu no período da manhã, na sede do Sindicato, em Goiânia (GO). A enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, especialista em Enfermagem do Trabalho e Controle de Infecção Hospitalar e coordenadora do grupo criado em 2010 pelo Sindhoesg, foi quem apresentou os temas e debateu os assuntos com enfermeiros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) dos estabelecimentos filiados.

Outro tema sempre abordado em reuniões do grupo também foi enfocado neste encontro: a higiene hospitalar. As normas básicas para a higienização dos ambientes e cuidados a serem seguidos pelos profissionais antes, durante e após cada atendimento aos pacientes têm sido temas recorrentes nos encontros.

“Sempre é válido reforçarmos essas normas para a atualização, orientação e conscientização dos profissionais de saúde”, afirma a coordenadora Luciene Paiva da Silva Potenciano, que sempre enfatiza a importância dessas medidas para a proteção de pacientes e dos trabalhadores.

“A higienização correta das mãos, por exemplo, reduz significativamente o risco de transmissões cruzadas de microrganismos, o que é fundamental para a segurança da assistência”, alerta. O Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg voltará a se reunir em outubro.

O Sindicato:

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

Redes Sociais:

SINDHOESG - Todos os direitos reservados ©