Grupo de Estudos NR-32 realiza última reunião de 2020

Participantes analisaram documentos que abordam a prevenção da aspiração broncopulmonar, o alerta sobre o fungo Candida auris e as orientações para vigilância à saúde de trabalhadores no contexto da pandemia

Na sexta-feira, 11 de dezembro, o Sindhoesg realizou a última reunião de 2020 do Grupo de Estudos NR-32. Com isso, foi encerrado o calendário de atividades do ano. Para evitar aglomerações e garantir a segurança de todos, foram promovidas duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino.

A pauta dos encontros foi a Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº 10/2020 (confira), que agrega as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para as práticas de prevenção da aspiração broncopulmonar nas instituições de saúde. O documento mostra que, de agosto de 2019 a julho de 2020, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) registrou 86 óbitos de pacientes por conta dessa intercorrência.

Mediado pela enfermeira e coordenadora do grupo, Luciene Paiva da Silva Pontenciano, o debate envolveu as medidas que podem ser implantadas pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Núcleo de Segurança do Paciente e pelos demais profissionais de saúde para evitar a aspiração broncopulmonar.

Outro assunto abordado foi o alerta emitido também pela Anvisa a respeito do caso confirmado de Candida auris (leia mais), em um paciente internado na Bahia. O fungo é considerado uma ameaça global, uma vez que apresenta resistência às medicações comumente utilizadas para os demais tipos de Candida, além de que gera infecções sistêmicas, que podem levar ao óbito.

Por fim, foi estudada ainda a Nota Técnica Conjunta nº 2/2020 (confira), da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Superintendência de Vigilância em Saúde, que trata sobre o fluxo de atenção e vigilância à saúde dos trabalhadores da saúde pública de Goiânia, no contexto da Covid-19, com os critérios de notificação, encaminhamento e afastamento dos trabalhadores.

Em 2021, o grupo, criado em 2010, continuará tendo reuniões mensais para abordar assuntos relacionados à saúde e à segurança dos trabalhadores e pacientes e à qualidade dos serviços de saúde.