Higienização das mãos volta a ser debatida pelo Grupo de Estudos da NR-32

Em sua primeira reunião na nova sede própria do Sindhoesg – agora situada na Rua 24, número 202, no Centro da capital goiana -, o Grupo de Estudos da NR-32, que é formado por profissionais da área de enfermagem e das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de estabelecimentos filiados ao Sindicato, voltou a debater um tema considerado a base do controle de infecções em serviços de saúde, da segurança do paciente e do profissional: a higienização das mãos.

Coordenadora do grupo criado em 2010 pelo Sindhoesg, a enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano chamou a atenção dos profissionais para a importância da higienização das mãos antes e após o contato com os pacientes. Segundo ela, a correta e frequente higienização das mãos é um tema eterno quando se fala em segurança e em controle de infecção em unidades de saúde.

O tema é tão relevante que tem até uma data dedicada a ele: 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos.  Mas, para Luciene Paiva, a data deve ser celebrada todos os dias, pois todo dia é dia de cuidar da saúde e da segurança e os profissionais precisam estar atentos e fazer a correta higienização das mãos.

Os participantes do grupo também receberam cartazes com orientações sobre os cinco passos básicos para a higienização das mãos com foco no cuidado com pacientes com cateter venoso central, com cateter venoso periférico, com ferida pós-operatória, com cânula endotraqueal e com cateter urinário. A pauta incluiu também o debate de outros temas relacionados à segurança em saúde e os participantes foram orientados a disseminar as informações em seus locais de trabalho. A próxima reunião do grupo será em março.