Horário de verão acaba à zero hora do próximo domingo

O horário brasileiro de verão termina à zero hora do próximo domingo, quando os relógios dos moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e do Estado do Tocantins devem ser atrasados em uma hora. A previsão da Celg Distribuição era que o horário de verão 2012/2013, iniciado em outubro do ano passado, gerasse uma redução da demanda de ponta do sistema em torno de 3%, ou cerca de 60 megawatts, o equivalente à demanda das cidades de Rio Verde e Santa Helena.

Já a redução de energia era estimada em torno de 0,2%, ou 2.300 megawatts, o equivalente ao consumo mensal de uma cidade do porte de Iporá. O horário de verão é considerado pelo governo uma medida necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga no horário de ponta (das 19 horas às 22 horas), quando o consumo aumenta muito.

A expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) era economizar R$ 282 milhões, 56% mais que os R$ 180 milhões economizados no ano passado. Isso porque como os dias ficam mais longos com os relógios adiantados em uma hora, a demanda por energia nas casas só aumenta após as 19 horas, quando a luz natural começa a diminuir e o consumo industrial já está caindo.

De acordo com a Celg, quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema nacional conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor. Porém, como o dia também está demorando mais para amanhecer, muita gente está saindo de casa às escuras neste mês de fevereiro.

VOOS

Os usuários dos aeroportos com voos programados para o próximo fim de semana devem ficar atentos para o término do horário brasileiro de verão. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a mudança poderá impactar a malha aérea de alguns destinos, prioritariamente as cidades que não sofreram mudanças com o horário de verão. A recomendação é que os usuários verifiquem junto ao atendimento de suas companhias aéreas se seus voos serão alterados.

A partir do decreto de número 6558/08 do Ministério das Minas e Energia (MME), o horário de verão teve o seu período de implantação definido, tendo sempre o seu início no terceiro domingo do mês de outubro e o encerramento no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Contudo, se o terceiro domingo de fevereiro cair no carnaval, o horário de verão é prorrogado para o final de semana seguinte. (Fonte: O Popular)