Hospital Araújo Jorge inaugura banheiro especial para ostomizados

A Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG) recebe aproximadamente 600 pessoas ostomizadas por mês e a maioria delas necessita de um banheiro totalmente acessível. Preocupada com a situação, a ACCG inaugurou, nesta quinta-feira (31), no Hospital Araújo Jorge (HAJ), banheiros exclusivos para pacientes ostomizados.

São os primeiro banheiros inaugurados no Centro-Oeste adaptados exclusivamente para pessoas ostomizadas. Os banheiros foram construídos com doações da empresa Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola. O investimento foi de R$ 30.335,24 e o projeto foi do engenheiro Spencer Ferreira, também ostomizado.

A ACCG já possui um Programa de Atenção ao Ostomizado de referência no Centro-Oeste. Os pacientes são atendidos por uma enfermeira especializada, recebem as informações necessárias e dispositivos fornecidos pelo SUS. Segundo a coordenadora de voluntários do HAJ, Ângela Machado de Sá Ferreira, o espaço para os ostomizados de Goiânia, vai além da acessibilidade e passa por diversas dimensões, que, talvez, só os pacientes compreendam. “Os pacientes podem vir tranquilos ao hospital, pois agora tem um local reservado para  sua higiene, além disso, os banheiros podem ser usados também para uma troca de bolsa,” comemorou. A pessoa ostomizada é a aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo para a eliminação de fezes ou urina, auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. A ostomia é considerada deficiência física por lei, desde 2004.

(Com informações: ACCG)