Manifesto de Transporte de Resíduos foi tema de debate do Grupo de Estudos da NR-32

Participantes conversaram sobre o novo e obrigatório documento para os hospitais geradores de resíduos

O Grupo de Estudos da NR-32 do Sindhoesg voltou a se reunir nesta sexta-feira, 19 de fevereiro. Junto com a enfermeira e coordenadora, Luciene Paiva da Silva Potenciano, os enfermeiros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) das instituições participantes debateram sobre o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) nacional.

O documento tornou-se obrigatório por meio da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, do Ministério do Meio Ambiente. Com isso, desde 1º de janeiro, os hospitais e demais produtores de resíduos sujeitos à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) devem utilizar o Manifesto.

Trata-se de um documento autodeclaratório e válido em todo o País. O objetivo é rastrear os resíduos, desde o controle da geração, passando pelo armazenamento temporário, até o transporte e destinação.

Durante a reunião, o Grupo também conversou sobre o que já vinha sendo aplicado sobre esse assunto, com base na Instrução Normativa nº 13, de 18 de dezembro de 2012, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

O encontro dos profissionais foi realizado de forma presencial, na sede do Sindhoesg. Porém, para manter a segurança de todos, foram disponibilizadas duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino.