Nota de Pesar – Morre Francisco Ludovico de Almeida Neto, fundador do Sindhoesg

Faleceu hoje (31/03) em Goiânia, o médico e fundador do Sindhoesg, Francisco Ludovico de Almeida Neto. Pioneiro da medicina goiana, Chico Ludovico, como era mais conhecido pelos colegas de profissão, amigos e pacientes, morreu aos 87 anos de idade. O corpo será velado a partir das 19 horas no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde será sepultado amanhã (1º), às 11 horas.

Francisco Ludovico de Almeida Neto fundou o Sindhoesg em 1981 e foi um dos presidentes da entidade. Mas, antes da fundação do Sindicato, sempre preocupado com a organização e a representatividade dos prestadores de serviços de saúde goianos, foi também um dos fundadores e presidente por três gestões da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (Aheg).

Natural de Itaberaí (GO), ele se formou em medicina em 1950 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e se especializou em ginecologia, medicina legal e cirurgia geral. Já formado e de volta a Goiás, foi um dos idealizadores e fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), da qual foi diretor entre 1958 e 1968 e professor emérito. Foi também vice-reitor da UFG e um dos fundadores da Academia Goiana de Medicina.

O presidente do Sindhoesg, José Silvério Peixoto Guimarães, lamentou a morte de Francisco Ludovico de Almeida Neto, que muito fez pela classe médica, a medicina goiana e pela organização dos hospitais e dos estabelecimentos de serviços de saúde goianos. Francisco Ludovico de Almeida Neto deixa seu nome gravado não só na área da saúde, mas na história goiana.

Entre as muitas homenagens que recebeu está a escolha de seu nome para batizar, em 1998, o então recém-criado Instituto Francisco Ludovico, uma instituição de ensino e pesquisa. O nome de Francisco Ludovico foi aprovado por unanimidade na assembleia de criação do instituto, realizada na sede do Sindhoesg.

Rosane Rodrigues da Cunha/Assessora de Comunicação – Sindhoesg (31/03/14)